sábado, 18 de setembro de 2010

MATÉRIA DA UOL

10/07/2008 - 19h07min -  Por Carla Neves - UOL Televisão



Ana Maria Braga conta como escolhe as receitas do "Mais Você"


Do Canal ZapDivulgação




Ana Maria Braga experimenta todas as receitas que são ensinadas no programa






É fácil assistir ao "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga nas manhãs da Globo, e se perguntar como são escolhidas as receitas ensinadas por ela no programa. E mais: como, a cada dia, Ana tem um quitute diferente e apetitoso para apresentar ao telespectador?






Por trás de cada prato doce ou salgado exibido no programa, existe uma grande e criativa equipe, comandada pelo chef de cozinha Márcio Moreira e pela nutricionista Daniela Meira. São eles que, juntamente com Ana Maria, fazem a triagem de cada receita que vai ao ar. "Não tenho medo de dizer que são as melhores receitas do Brasil", gaba-se Ana Maria.






Para manter esse alto padrão de qualidade das receitas, a apresentadora não abre mão de experimentar, antes de ir ao ar, todas as iguarias. E só autoriza que um prato dê o ar da graça na produção depois de testá-lo e aprová-lo. "Não tem como uma receita não dar certo. Tudo o que ensino está absolutamente comprovado e aprovado", garante ela, que começa a provar os pratos na degustação que o chef e a nutricionista oferecem a ela uma vez por semana. "Faço questão de experimentar todas as receitas", conta ela que, nesses dias, come tanto que só volta a se alimentar na hora do jantar.






Na degustação, Ana prova de seis a dez pratos que são selecionados por Márcio e Daniela a partir de receitas que chegam das mais variadas formas, de cartas e emails a sites na Internet. "Mas a maioria é desenvolvida por nós", explica Márcio. O chef acrescenta que as receitas são sempre de fácil preparo e contêm ingredientes da estação. Se morango é da época, por exemplo, Márcio e Daniela procuram oferecer à Ana o maior número possível de pratos feitos com a fruta. O preço é outro fator levado em consideração na hora de bolar as receitas. "Se vamos fazer uma receita com camarão, até usamos o camarão vegê, mas vamos dar a referência do camarão sete-barbas, que é mais barato", completa.






Fartura de sabores






A cada encontro com o chef e a nutricionista, Ana se depara com os mais inusitados pratos. Na última reunião, por exemplo, ela experimentou uma maminha no saco de pão, um doce à base de sagu, um frango ao molho, uma brevidade e um doce da vovó, feito com ovos, leite integral, leite condensado e açúcar refinado. "Fazemos a degustação não só para saber se a Ana acha que vale a pena a receita ir para o ar como também para aperfeiçoar os ingredientes", justifica o chef, que há seis anos comanda a cozinha do programa.






Como todos os pratos são preparados antes de ir ao ar, Márcio e sua equipe chegam à Globo por volta das cinco da manhã. Lá, ligam os fogões e começam a aprontar a receita do dia, que segue um criterioso cardápio. Na segunda é o "Jogo Rápido", um prato simples de preparar. Na terça é o "Quero Saber", que tira dúvidas sobre um prato específico. Na quarta, a culinária atende pelo nome de "Xepa Chic" e mostra como aproveitar alimentos simples na hora de cozinhar. Na quinta, o "Culinária da Ana" mostra uma sugestão mais requintada, receita da própria apresentadora. E na sexta, a dica é o "Almoço do Domingão", uma sugestão de prato para o fim de semana. "A culinária do programa é a cara da Ana, que gosta de fartura e boca cheia", justifica Márcio.






Tanta abundância acaba na boca do povo da produção. Daniela Meira, por exemplo, engordou sete quilos desde que começou a trabalhar com a apresentadora, também há seis anos. "Pesava 43 quilos. Hoje estou com 50", conta a nutricionista. Satisfazer quem faz o programa é meio caminho andado para agradar o público do "Mais Você". Pelo menos é o que defende Ana Maria Braga. "Apesar de ocupar apenas 15 a 25% do programa, a culinária se destaca pela qualidade e credibilidade que tem", acredita a apresentadora

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger