sexta-feira, 29 de abril de 2011

RECEITAS - GELATO DE CHOCOLATE E MOUSSE DE CHOCOLATE E TANGERINA - CONVIDADA SORAYA NERES

Hoje em RECEITAS  da Nossa Panela tem uma convidada especial que nos presenteia com duas receitas sensacionais para preparar neste final de semana. Sabemos que chocolate é mania nacional , mas ela tinha que abusar com duas receitas maravilhosas???

Dividir este espaço é sempre um prazer, e dividir este espaço com uma pessoa especial como a Soraya é um prazer maior ainda. Soraya é uma menina se assim posso dizer, com um talento maravilhoso e uma perseverança maior ainda, sabe o que quer e tenho certeza de que vai chegar lá.



Confeiteira  Deborah Soraya Neres
A Soraya  é de São Paulo e mora na Zona Sul, seu pai tem uma rede de Botecos mas ela preferiu se dedicar a carreira de Patisserrie (confeitaria).É confeiteira de formação e ama o que faz.

 - Amo estar na cozinha onde toda produção tem a paixão como se fosse a primeira vez, e sempre que estou feliz ou triste estou nela elaborando ou transformando receitas.
  



Desde pequena está na cozinha, e sua primeira experiência foi aos nove anos quando preparou um bolo para sua mãe e com pasta americana, vê se pode??. Claro que Débora tem sonhos e o maior deles é abrir a sua própria confeitaria. Enquanto o sonho não se realiza, faz todas as suas produções na cozinha de sua casa.


 - Nesse caso divido um pouco dessas produções e minhas experiências de vida ja trabalho com cozinha a alguns anos amo nossos temperos brasileiros em especial onde dou prioridade, mas além dessa paixão meu amor incondicional é mesmo  pela confeitaria .
 
Então segue as duas receita da nossa convidada.

Gelato de Chocolate
GELATO DE CHOCOLATE TRÊS CORES 
Ingredientes:
-3  ovos ( gemas e claras separadas)
-50g de açucar
-1 colher (s) de trigo
-300ml de leite 
-2 colheres de (s) gelatina em pó sem sabor (24g) ou 10 folhas
-300ml de creme de leite
-100g de chocolate branco
-100g de chocolate meio amargo
-100g de chocolate ao leite
-6 colheres de (s) de açucar

Modo de Preparo
1 -Em uma panela, misture sem bater as gemas com os 50g de açucar e o trigo.Em outra aqueça leite até ferver.

2 - Retire do fogo e acrescente nas gemas. Leve para o fogo para que cozinhe em fogo me´dio, sempre mexendo, até que engrosse . Retire.
3 - Hidrate ou dissolva a gelatina sem sabor em 4 colheres de agua.  Aqueça  por 20 segundos no microondas e acrescente a preparação anterior . Mexa e integre bem. Deixar esfriar  coberta com papel filme na suferficie, a seguir bata ocreme de leite em ponto médio para duro e acrescente á preparação anterior. Divida em três partes iguais.
CHOCOLATES:
4 - Derreta os três tipos de chocolates separadamente, adicione cada chocolate sendo cada um em um recipiente com o creme que foi dividido em 3  partes iguais e misture levemente.
MERENGUE:
5 - Aqueça as  claras  com  o açucar  leve ao fogo para aquecer retire e bata na batedeira até forma uma merengue firme e brilhante. Disponha este merengue em 3 partes iguais também da preparação anteior. misture delicadamente .

6 - Feito isso forre uma forma retangular tipo  forma de brioche, bolo   ingles, com um papel filme bem forrada e disponha primeiro a mistura mais escura, espalhe bem depois coloque na geladeira ou freeer para ficar firme por mais ou menso uns 10 minutos disponha a segunda mistura leve novamente no freezer e por ultimo e mistura branca deixar  gelar bem por mais ou menos 1hora e  desenfomar  puxando-a pelo plastico filme , para servir esquente sempre a faca para um corte perfeito.

DICA: se preferir também porcione em aro redondo quadrado oval etc... para desenformar utilize um maçarico decore com raspas de chocolate branco.

Rendimento 16 pedaços bem servidos.
       
Mousse de Chocolate e Tangerina
  MOUSSE DE CHOCOLATE COM TANGERINA            
 Ingredientes:
-120g gemas
-140g açucar
-50ml de suco de laranja
-1 ovo inteiro
-350g de chocolate  70 porcento
-500ml de creme de leite
-raspas de tangerina a gosto
-chocolate para dereter e fazer as plaquinhas redondas

Modo de Preparo
1 - Fazer uma calda com o açúcar e o suco, até atingir 121 graus, enquanto isso na batedeira bater as gemas por  aproximadamente 10 minutos até ficar esbranquiçadas.

2 - Junte a calda aos poucos na velocidade  alta bata até incorporar bem a calda retire da batedeira para um bowl.

3- Derreta o chocolate , bata o chantilly e junte  primeiro  na mistura das gemas com a calda o chocolate  levemente até incorporar bem por ultimo junte metade do chantilly e incorpore depois a outra metade também bem levemente com um auxilio do fouet raspe um pouco de casca de tangerna e leve tudo para gelar.

4 - Enquanto a mousse gela derreta mais ou menos uns 300 g de chocolate e coloque espalhada por cima de um papel manteiga e coloque para esfruiar 30 segundos na geladeira

5 - Corte com um aro redondo  e faça plaquinhas redondas para utilizar como a base da mousse cada mousse vai duas ou tres plaquinhas intercalando com a mousse. Pra decorar em cima utilizer um pouco de chantilly e morando e decorações a base de chocolate.

Obrigado Soraya pelas receitas e seja bem vinda ao time da Nossa Panela Brasil.
Não se esqueça você que acompanha este blog e que está fora do País também pode participar, mande sua receita para ser divulgada aqui.


Chefe Marcio Moreira

 
Powered by Blogger