terça-feira, 19 de outubro de 2010

QUAL É O PREÇO DE UMA AMIZADE

Cada viagem que faço procuro sugar o máximo da cidade visitada e não poderia ser diferente quando visito São paulo, só com uma diferença: São paulo é a minha cidade de coração e lá tenho vários amigos. O dificil é se dividir entre tantos amigos, pois com a agenda curta não dá pra agradar a Gregos e Troianos, mas faço questão de agradar uma familia de Armênios que me recebe com muito carinho.


"Dada a geografia e a historia do país, a culinária arménia é uma representatividade da culinária mediterrânea e caucasiana, com fortes influências da Europa Oriental e do Oriente Médio com pequeno alcance dos Bálcãs. Os arménios têm influenciado as tradições culinárias de seus países vizinhos ou cidades, como Alepo. A culinária arménia caracteriza-se pelos recheios, purês e coberturas na preparação de um grande número de carnes, peixes e legumes."

Você já comeu ARAIS ???  ou Basturmálan??, curioso não ???


Eu também fiquei quando os conheci mais ou menos há quatro anos. Hoje eu conheço as iguarias e ainda criei um vínculo de amizade com esta família maravilhosa.
-Estão curiosos para saber quem são????

Pois é,  estou falando do Restaurante Carlinhos  que fica na Av Rio Bonito no Pari.

O que é aquilo!? Não há uma vez que os visite e a casa não está lotada. Também não é por menos , posso dizer que sou o controle de qualidade deles, pois pelo menos uma vez por ano ou sempre que vou a São Paulo não deixo de visitá-los para experimentar aquela picanha fatiada, nossa! só de falar me dá água na boca.... hummmm!!!! Só quem já experimentou, sabe do que estou falando.

E já fazem 36 anos que o Sr. Carlinhos  é consagrado como o Rei da Picanha fatiada, só pra vocês terem idéia esta carne recebe um corte totalmente artesanal, feito pelo próprio dono que não abre mão de estar à frente da cozinha desde a sua abertura, eu é  que o diga, pois foi dificil tirar aquele homem da cozinha para receber um prêmio no programa de final de ano do Mais Você.





Seria injusto dizer que só ele faz a diferença no Restaurante não é mesmo Sr.Carlinhos? o que posso dizer do Fábio, seu filho, que cuida dos Arais, ele é o cara. E do Fernando que cuida do atendimento. Tudo impecável. 
 
Agora o sucesso está sem dúvida atrás do balcão, é a esposa dele que a cada ano  parece remoçar, está linda (com todo respeito).


Estima-se que há na cidade  de São Paulo mais de 20 mil representantes desta cultura e eu pergunto: Quem não estudou ou não conhece ou não tem amizade com alguém cujo sobrenome termina em "ian" como Avedissian, Karabachian, Ghazarian ? Pois é, são todos Armênios, inclusive o Sr. Carlinhos cujo nome verdadeiro é Missak Yaroussalian, e nem precisa dizer o por que do apelido que ele adotou.



Estas pessoas, na sua grande maioria, são extremamente simpáticas, cativantes e fazem questão de perpetuar sua cultura. 

O basturma, o sujuk versão vermelha ou preta e a linguiça síria, todos eles preparados com carne de vaca, pois daquele lado do mundo predomina-se a religião muçulmana, onde é proibido o consumo de carne de porco. (apesar da religião predominante na Armênia ser o cristianismo).


O basturma (pronuncia-se bastermá) é o símbolo da gastronomia Armênia. Ele foi criado quando nos primórdios da civilização os guerreiros e viajantes penduravam um pedaço de carne salgada no lombo dos cavalos para secar e conservar por longos períodos. Na cidade de Kayseri, importante entreposto de distribuição das especiarias, foi onde o tempero, uma mistura de ervas secas chamada Tchemen, foi adicionado à carne conservando a aparência e o sabor com que são feitos até hoje. Existem aproximadamente 23 tipos de Basturma feito com cavalo, carneiro, cabrito e aves em geral entre outros.


BASTURMÁLAN
 O que é encontrado por aqui é feito com coxão duro desidratado, prensado e curado por uns quinze dias, com a tradicional camada de especiarias, o Tchemen, onde predomina o sabor do tempero feno grego. A peça que lembra um presunto cru deve ser fatiada em lâminas muito finas, quase transparentes e na tradição armênia é consumido com ovos, ou seja, em uma frigideira refogar as lâminas de Basturma com um pouco de manteiga por um minutinho, para soltar os sabores das especiarias, em seguida adiciona-se os ovos crus que podem ser finalizados no modo estalados ou mexidos.





O mais gostoso deste encontro é que pude ter a orpotunidade de juntar velhos amigos e fazer uma bela confraternização, estou falando dos meus grandes amigos aos quais admiro muito. Amizade não se explica, simplesmente acontece. O mais duro é deixar se perder por tão pouco.







Agora vocês podem até fazer a receita do arais abaixo, mas o que vale a pena mesmo é ir lá e dar um abraço no Sr. Carlinhos e em toda sua família.

ARAIS
RECEITA DO ARAIS DO Sr. CARLINHOS
Ingredientes
- 1/2 kg de patinho moído 2 vezes
- 200 g de cebola picada
- salsinha picada e sal a gosto
- água suficiente para dar liga

- pão sírio
Outras opções:
Acrescentar 2 colheres (sopa) de alho picado e frito ou queijo parmesão ralado

Modo de Preparo
Numa tigela misture patinho moído 2 vezes, cebola picada, salsinha picada, sal a gosto e água suficiente para dar liga. Misture tudo muito bem. Reserve.
Abra o pão sírio e coloque uma porção da mistura de carne (reservada acima). Feche o pão e leve para uma chapa bem quente. Deixe 1 minuto de cada lado até a carne começar a suar.

Tenho a certeza de que você não mais vai querer parar de comer....




 
Powered by Blogger