domingo, 19 de junho de 2011

ESPECIAL -BATATA FRITA MENOS CALÓRICA - MARINA PANZETE


A Nossa Panela Brasil cada dia que passa vem crescendo e adquirindo novos colaboradores.Agora chegou a Vez de uma Santista juntar-se a nós e contribuir com informações sobre a sua profissão e complementando ainda mais com a  Ceci santiago que assina a coluna BEM COMER.






Marina Panzete

Estou falando da Nutricionista Marina Panzete, que promete estar aqui de 15 em 15 dias nos dando dicas de receitas menos calóricas. 

Então a Nossa Panela Brasil faz jus ao seu nome, ela não é só minha,é de todos nós. 

Confira a Receita da Marina.

Meu nome é Marina, sou nutricionista há quase três anos, atualmente faço parte da equipe da Clínica Santé Estetic que funciona na cidade de Santos/SP e meu objetivo nesse blog é falar sobre assuntos ligados à nutrição que sejam importantes e interessantes.

Nutricionista Ceci Santiago - BEM COMER
Fiquei a semana inteira pensando em algum tema de interesse geral, mas o meu maior desafio foi encontrar informações que complementa-se com a nossa querida Ceci Santiago, uma vez que fala de reeducação alimentar, importância das refeições, o porquê comer de três em três horas, etc. Mas eis que de repente, durante o preparo do meu almoço, surgiu a ideia... Porque não falar sobre a adaptação de receitas para torná-las mais “saudáveis”?







Pois é, todo mundo acha que o nutricionista só sabe cortar os alimentos que gostamos, mas não é bem assim. Nós sabemos o quanto é ruim não poder comer as coisas que não nos dão prazer, e se não existe o prazer em comer, não existe uma reeducação alimentar de verdade, ou seja, não alcançamos nosso objetivo principal que é o de ensinar a como se alimentar bem sem ter que se privar de certos alimentos, por isso o profissional de nutrição sempre está em busca de adaptar certos pratos para que eles tenham tanto sabor quanto o original e que sejam menos calóricos e mais saudáveis.

Eu então, como nutricionista curiosa que sou, adoro pesquisar sobre essas adaptações.
Outro dia assistindo ao canal de TV a cabo GNT, por acaso parei pra ver um programa chamado a “Cozinha Caseira de Anabelle” e nesse dia ela ensinou a fazer uma batata assada que segundo a apresentadora ficava com aparência, textura e crocância da batata frita, mas pelo fato de não ser mergulhada no óleo acaba sendo menos calórica e também mais saudável.

Então na ultima sexta- feira resolvi testar a receita e realmente a batata ficou muito parecida com a batata frita que conhecemos, tanto no sabor quanto na aparência. Tentei seguir a receita ao pé da letra, porém tive que fazer algumas adaptações, pois meu lado nutricionista não me permitia usar azeite em uma receita que vai para o fogo  em alta temperatura (mas o porquê disso é assunto pra outro post), mas mesmo assim não posso negar que o sabor do azeite em uma receita é algo incomparável por isso a quantidade que ia de azeite dividi em metade de óleo vegetal e metade de azeite.


BATATA FRITA MENOS CALÓRICA

Confira o resultado desta receita
foto: Marina Panzete
Receita:
8 batatas cortadas em palito;
¼ de xícara de farinha de trigo;
1 colher de sopa de óleo vegetal;
1 colher de sopa de azeite;

Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Primeiro misture as batatas com o óleo e o azeite, em seguida com a farinha de trigo e o sal. Espalhe as batatas em uma forma e leva ao forno pré-aquecido por uma hora em fogo médio/baixo.

Pontos positivos:

·         Como não é mergulhada no óleo ela é menos calórica e mais saudável;

·         Faz menos sujeira;
·         Pode ser consumida com mais frequência que a batata frita
·         Tem o sabor bem parecido com a batata frita.

Pontos Negativos:
·         Pra quem não tem muito tempo e paciência não é um prato rápido;
·         Assim como a batata frita, deve ser consumida assim que tirar do forno, se não murcha;
·         Não fica tão crocante quanto a batata frita;

Experimente e depois dê sua opinião

 
Powered by Blogger