sábado, 23 de outubro de 2010

COMEÇOU A FENAOSTRA

Ostra e cultura açoriana no cardápio da Capital
De hoje até o dia 31, o Centro Sul terá atrações gastronômicas e folclóricas, além de shows nacionais. Em seu 12º ano, a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, a Fenaostra, abre os portões do CentroSul para mais um festival que reúne, além de gastronomia, atrações folclóricas e culturais. O evento começa hoje às 18h e segue até 31 de outubro em Florianópolis.


Responsável por 95% da produção brasileira de ostras, Santa Catarina é destaque no cenário nacional da maricultura. Com papel econômico e histórico que reproduz a cultura Açoriana, a Fenaostra tem o objetivo, além da divulgação da ostra catarinense, de abrir novos mercados aos produtores do Estado.


O público poderá conferir as receitas exóticas desenvolvidas por chefs de pelo menos 20 restaurantes, além da culinária oferecida por outros estandes da feira. No pavilhão de artesanato, cerca de 80 quiosques poderão ser conferidos. A programação cultural abrange ainda shows nacionais, que terão palco na Passarela Nego Quirido.


Em seu terceiro ano de feira, o comerciante José Reinaldo Flemming, dono do restaurante Ostras e Ostras Coisas, que fica no Bairro Ribeirão da Ilha, pretende vender 3 mil dúzias nos 10 dias de festa. Sua produção, em cada ano da Fenaostra, aumentou 30% no faturamento.


Flemming diz que, por dia de festa, são vendidas em média 300 dúzias do molusco. As preferidas pela clientela são as mais tradicionais: ostra gratinada, ao bafo e in natura.


– É uma grande festa.
– É importante para divulgarmos nosso trabalho.
– É uma feira divertida, que reúne toda a cidade – conta o comerciante.

Nesta edição, a festa vem com novidade. Os catarinenses poderão acompanhar toda a movimentação da Fenaostra via twitter (www.twitter.com/fenaostrafpolis) ou pelo orkut (Fenaostra de 22 a 31 de outubro). Além disso, seguidores da feira podem obter mais informações, conferir vídeos e fotos no site http://www.fenaostra-floripa.com.br./


vanessa.campos@diario.com.br





RECEITA DE COZIDO PORTUGUÊS


O cozido é prato muito apreciado no Rio de Janeiro e acredito que no Brasil inteiro, eu particulamente adoro e sempre que posso preparo em casa para recebar familiares ou  amigos.

Parece ser uma receita complicada, mas não é não, o importante é respeitar o tempo de cozimento de cada carne e legume. A mistura de carnes com legumes variados é simplesmente maravilhosa, alémde ser uma receita super completa que dispensa o arroz para acompanhamento.

Cada pessoa tem sua receita e seu modo de preparar. Na Europa é muito conhecido, apesar de mudar o nome de alguns ingredientes conforme os hábitos e costumes de cada país, mas a essência é a mesma. Na Espanha, é chamado puchero ou cocido, sendo mais conhecido o cocido madrileño. O Puchero é a versão espanhola para o cozido português.

O puchero é uma preparação à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e, às vezes, banana, que são cozidos juntos, e com temperos, na mesma panela. É uma preparação característica de vários países. Aqui no Rio de janeiro é costume ver este prato nas mesas dos restaurantes, cuja a influência é totalmente portuguesa.


Algumas receitas se mantêm através do tempo com a mesma configuração de ingredientes e preparo. É o caso, por exemplo, da massa à carbonara, do camarão à grega - não tem o que inventar. São receitas de cozinheiros e de restaurantes famosos, que devem permanecer idênticas para manter as expectativas dos apreciadores. Já outras receitas sofrem variações regionais, sazonais e de cunho incerto e não sabido. É o caso dos cozidos, pucheros e caldos mais audaciosos e consistentes, ideias para dia de frio, como os que temos tido nestas bandas do sul maravilha.


Fui procurar na web as diferenças entre cozido e puchero. O primeiro é nativo de Portugal, o outro, até pelo sotaque, é espanhol.

Os dois pertencem à categoria "noites geladas", compostos por carnes diversas, cruas e salgadas, de rês, frango ou porco; os embutidos e defumados são uma constante. Vegetais variados, em que a batata a cenoura e a abóbora formam a base; o tempero leva cebola, alho e cheiro verde, e verduras como couve, repolho, espinafre.

Em todos, prepara-se primeiro a carne, refogando no tempero, depois no caldo; os legumes entram por ordem de consistência e, depois, as verduras. Cozinhar bem até que todos se acostumem uns com os outros.

A diferença maior que percebo nos dois preparos (do cozido e do puchero) é a presença do grão de bico nas receitas do segundo, devidamente deixado de molho na véspera. Já o cozido é servido sem o caldo, os ingredientes são colocados de preferência inteiros em uma travessa, e o caldo é servido à parte - um pirão é também boa ideia.

E o sopão, pergunta o gaiato de plantão? O sopão é democrático e aceita influências várias e díspares, mas eu gosto mesmo é do sopão da feira, em que os componentes são garimpados com a sacola na mão e as ideias borbulhando na central de processamento mental.




Se você achar a receita do vídeo um pouco forte para o seu estômago, postarei aqui uma receita de cozido adaptado para o gosto do brasileiro. Mas siga seu coração na hora de preparar esta receita. Transforme esta receita na sua receita, mude, crie, invente, faça diferente.

Receita de Cozido Brasileiro
Ingredientes
• 1kg coxão duro em pedaços
• 2 unidade(s) dentes de alho espremidos
• Sal e pimenta do reino
• 1/2kg lombo de porco defumado
• 4 unidade(s) paios em rodelas
• 1/2kg linguiça curada (ou defumada) em pedaços
• 1 unidade(s) folha de louro • 1 unidade(s) pimenta vermelha picada • 1 unidade(s) maço de cheiro-verde amarrado • Cominho moido a gosto• 250g bacon em cubos


• 3 unidade(s) mandiocas em pedaços
• 5 unidade(s) batatas-doces em pedaços
• 5 unidade(s) bananas-da-terra
• 1 unidade(s) pedaço de abóbora madura em quadrados grandes
• 1 unidade(s) repolho pequeno cortado em quatro
• 5 unidade(s) cenouras em rodelas
• 2 unidade(s) nabos brancos em pedaços
• 1 unidade(s) couve-flor pequena separada em buquês
• Algumas folhas de couve-tronchuda
• 6 unidade(s) cebolas inteiras
• 5 unidade(s) ovos cozidos
• Azeite para regar


• Para o pirão:
• Caldo de cozimento
• Farinha de mandioca crua
• Sal e pimenta do reino


 
Modo de Preparo
Tempere o coxão duro, de véspera, com alho, sal e pimenta-do-reino. Em uma panela grande doure as carnes,  depois cubra com bastante água, leve para cozinhar o coxão duro, o lombo de porco, o paio e a linguiça. Tempere com sal. Acrescente o louro, a pimenta e o maço de cheiro-verde.

Junte o cominho e o bacon. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 1h, até as carnes ficarem macias. Cozinhe separadamente a mandioca, a batata-doce e a banana-da-terra com a casca.
Junte à panela das carnes a mandioca, a batata-doce, a abóbora, o repolho, a cenoura, o nabo, a couve-flor e as folhas de couve-tronchuda. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo. Passados 10 minutos, junte a cebola. Em outra panela, posta em lugar aquecido, coloque os legumes que forem cozidos.
Para o pirão:
Coe um pouco do caldo cozido. Deixe esfriar um pouco. Leve ao fogo, juntando a farinha de mandioca aos poucos. Tempere com sal e pimenta do reino. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar.
Sirva o cozido separando as carnes com um pouco de caldo, os legumes, os ovos cozidos cortados ao meio e as bananas descascadas. Regue as carnes e os legumes com o azeite. Sirva com o pirão.





 
Powered by Blogger