segunda-feira, 27 de junho de 2011

BEM COMER - AS COMIDAS DO BOM HUMOR - POR CECI SANTIAGO


Poucas pessoas sabem, mas existem alguns alimentos que têm o poder mágico de melhorar o humor e nos deixar mais alegres.


Se você está achando tudo isso muito esquisito, fique sabendo que esse assunto é tão sério que existem centros, como o britânico Food and Mood Institute, que fazem pesquisas a respeito da influência da dieta no nosso humor.


Portanto, mesmo que para você o simples fato de se preparar para uma boa refeição já seja suficiente para abrir um sorriso, imagine se puder escolher aqueles alimentos que mudam a química do cérebro e melhoram nosso humor.


Alguém já lhe falou, por exemplo, que os alimentos verdes fazem bem para o humor? E que você pode estar deprimido porque não está consumindo uma quantidade suficiente de espinafre? Provavelmente não.


A deficiência no consumo de ácido fólico, que é uma vitamina presente principalmente nas folhas verdes e em leguminosas, leva a interferências no humor podendo chegar até a depressão.


Esse humor alterado também pode ser causado pela falta de ômega 3, que auxilia as células cerebrais e os neurotransmissores reguladores do humor a funcionarem melhor; ou do selênio a falta deste, está associada a ansiedade e desânimo.


Tanto um quanto outro podem ser encontrados em nozes e castanhas, principalmente castanha-do-pará, e nos peixes, como o linguado.


O zinco, que também contribui para o bom humor, pois estimula as células nervosas está presente na laranja, banana, no arroz e nos frutos do mar.


Alguns alimentos dão uma ajuda especial, como o chocolate. Nele, encontramos doses generosas de triptofano, que é o aminoácido relacionado ao controle do sono, do ânimo e do bem-estar.


Mas além do chocolate que vai ser muito calórico, existem alguns alimentos menos calóricos, e que também são ricos em triptofano; são eles o queijo cottage, tofu e leguminosas tipo feijão e grão-de-bico, por exemplo.


Quando falamos de dieta e humor é sempre importante reforçar a importância do café-da-manhã. Para pular da cama bem humorado apenar do horário cedo, nosso cérebro precisa repor o estoque de açúcar, uma vez que o sistema nervoso central consome quantidades relativamente grandes de glicose. Essa falta aponta para uma ameaça ao funcionamento normal do cérebro, o que gera reações como mau humor e a ansiedade.


Está explicado o enorme mau humor matinal?


Dietas recheadas de alimentos como carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados, nos garantem uma boa dose de serotonina, substância que atua diretamente no humor de modo geral.


Por isso, temos a tendência em nos sentir feliz depois de um bom churrasco ou feijoada.


Os ranzinzas crônicos precisam colocar em dia as doses de vitaminas B.


A vitamina B6 surpreende por sua atuação no cérebro sendo essencial para aproveitar carboidratos na condução dos impulsos nervosos. Ótimas fontes são o milho e banana.


A falta da vitamina B12 tem também sua deficiência ligada à depressão. Para evitar esse desconforto, basta incluir no cardápio ostras, mariscos e carne vermelha magra.


Para fechar todo esse controle do mau humor, que tal investir em alguns minerais?


As sementes de abóbora torradas são uma forma de combater a vontade de sair por aí quebrando tudo, uma vez que são ricas em magnésio – elemento básico para o aproveitamento da energia, além de fornecer potássio, outro nutriente que contribui para afastar a fadiga.


Mas se comer semente de abóbora é demais para você, podemos trocá-las por outras sementes e castanhas oleaginosas, ou seja, amêndoas, nozes, amendoins e castanhas, que de quebra oferecem o cobre conhecido como “combustível celular”.

O melhor a fazer, então, é aproveitar aquela fominha para saciar-se e ainda recuperar o humor


Terminou de ler o texto e bateu aquela fominha? Ótimo, agora você já sabe o que comer para saciá-la e ainda ganhar disposição.


Bom Apetite com excelente humor!!!!!


 
Powered by Blogger