quinta-feira, 21 de abril de 2011

NOSSA PANELA INDICA- A OPORTUNIDADE DA NECESSIDADE- YRAPOAN MACHADO


No Nossa Panela Indica  você tem a participação maior. E hoje a Participação é do Seguidor Yrapoan Machado, aliás o Yrapoan é ferveroso assiduo deste blog, sempre dando idéias, sugestões e contribuindo para que este blog possa atender as suas necessidades.Na semana que vem você pode ser o meu convidado, então mande a sugestão e Indique algo de bom para ser postado aqui, participe desta corrente. 


Yrapoan Machado
Leia o texto do seguidor Yrapoan

Hoje no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro onde acontecerão nos próximos cinco anos, os dois maiores eventos esportivos do mundo: A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016, isto sem mencionar outros eventos internacionais em nosso País.
 
Aonde chegamos com os profissionais na área de gastronomia  no Brasil ? Em lugar nenhum, indo para lugar algum !

Isto porque os poucos profissionais que estão no mercado, não darão conta da demanda de turistas que virão para o Brasil.

Os governos tanto federais, quanto os estaduais, acenam com cursos profissionalizantes para auxiliares de cozinha, cozinheiros técnicos, garçons, camareiras, etc., porém, pouquíssimos postos estão sendo abertos, esperando, quem sabe uma  abertura de cursos com meses antes dos eventos.

Não da para entender um País com tamanho continental como o nosso, ter somente em algumas cidades, os chamados SENACS para estes referidos cursos, não dando oportunidades nas cidades praianas, que chegam em aproximados 1240 cidades só no litoral brasileiro e que em realidade, serão as grandes vedetes do turismo daqui por diante.

Enquanto em alguns países europeus estão criando Fóruns justo para desenvolvimento de empresas estrangeiras virem para o Brasil, citado como a sétima economia atual no mundo, com possibilidades  de fincarem suas bandeiras,nós, aqui dentro, ficamos no atendimento marginal dos cozinheiros e garçons de praias, sem um trabalho de base em hotéis e nas pousadas, que diga-se de passagem, em locais que são verdadeiras telas de Da Vinci de tamanha beleza. Pior que poderíamos ter com os nossos chefes de cozinhas uma demonstração técnica de utilização dos produtos para estes futuros profissionais, dando para eles a escolha de como tocar com técnica apurada este setor, inclusive na economia quando da aquisição de produtos.

Para se ter uma idéia o setor hoteleiro irá precisar de no mínimo de 35.000 profissionais diretos e estamos falando de garçons, camareiras, cozinheiros, auxiliares, copeiros, enfim, um batalhão que bate na porta dos “SENACS” e de algumas "FACULDADES" não encontram oportunidades, ao mesmo tempo escutam dos senhores atendentes “no momento as vagas ainda não foram liberadas, mas voltem dentro de 3 meses.



Não sendo pessimista, mas sendo brasileiro, esta frase ainda irá se repetir por umas 3 ou 4 vezes, até algum político, secretário de qualquer coisa ou suposto aspone destes, desenvolver algum mecanismo para a chamada “caixinha de campanha” e ai sim, quem sabe, poderemos ter alguma oportunidade dentro desta necessidade.

Por enquanto é isto, a Nossa Panela Brasil sai em campo, com o Chef Marcio Moreira e seus profissionais, dando um banho com suas aulas, porém, nós somos aquela andorinha que está convidando você a participar deste movimento, abrindo vagas, correndo atrás de patrocinadores, tentando fazer algo por acreditar nesta idéia, que é a de acreditar em nosso País.


 
Powered by Blogger