quarta-feira, 3 de agosto de 2011

É DO BRASIL - CHICA - MESTRE QUEIJEIRA DOS QUEIJOS CRUZILIA

Já postei aqui a minha paixão por queijos e é por gostar tanto assim, que resolvi descobrir um pouco mais desta arte que encanta muitas pessoas. Nessa busca desenfreada pelo saber fui parar numa cidade do interior de Minas Gerais chamada Cruzilia, sim aquela mesma dos queijos Cruzilia, ou melhor, a premiadíssima Cruzilha! vencedora dos prnicipais prêmios deste ano e dona da marca Azul de Minas (um queijo tipo gorgonzola) uma delíciaaaaaaaaaaa!!!!!! 



Claro fui conhecer um pouco mais da historia da empresa e de sua Mestra queijeira, o convite partiu da querida Flávia (tá certo que ela me fez cozinhar em condições subumanas, fazer o quê) que cuida de todo marketing da empresa.
Mas o quê faz uma Mestra queijeira????
Como é esta profissão??
Diferente né?  
                                                           
Maria, mais conhecida como Chica, essa mineira de jeito simples e sorriso doce é a prova viva de que o conhecimento hereditário é o principal ingrediente na mistura da nossa cultura.

De origem simples, Maria recebeu de seu pai em 1984 as primeiras lições no trato com esta iguaria, no começo era a única profissão que a conjuntura lhe oferecia, mas com o passar do tempo a relação de Chica com os queijos, tranformou-se numa paixão tão forte que até hoje seus olhos brilham quando fala desta que para ela é uma "verdadeira obra de arte viva" que merece sua atenção especial durante aproximadamente 20 dias, cuidando da temperatura, matéria-prima e tantos detalhes importantes para manter a excelência que os laticínios Cruzilha alcançaram no mercado nacional.

Chica me contou numa conversa informal que adora fazer queijos artesanais com olhadura! Mas o quê é uma olhadura? Bom, segundo ela mesma diz: Olhadura é aquele buraco no queijo, claro que são muitos, porém eles são os principais indicadores da saúde do queijo.

Esses buracos são obtidos basicamente quando são misturados o leite, o fermento para queijo e o coalho. O resultado é a formação de CO2, que durante o processo de cura sai do centro da massa para o exterior, e é nesta saída que provoca o rompimento da massa, resultando nas OLHADURAS  que tanto vemos em alguns queijos, Você deve estar pensando: "Ah! Então quanto mais olhaduras melhor!". Segundo a Mestra Chica essas olhaduras devem ser regulares e brilhosas, diferentes das que vemos em muitos queijos. A Chica fala com a propriedade de quem trabalha há 27 anos em laticínios: "a presença de olhaduras disformes e em quantidade acima do normal pode denunciar a presença de coliformes fecais ou injeção de ar na massa, de qualquer maneira o processo de cura foi comprometido e consequentemente a saúde e o sabor do queijo também.

Obrigado Chica e parabéns pelas inúmeras obras de arte que já produziu, produz e produzirá!
Ah! Já ia me esquecendo a Chica tem uma moto "INCRÍVEL" e está procurando um namorado, vamos lá candidatos!

 
Powered by Blogger