terça-feira, 10 de maio de 2011

ESTRELA DO DIA - GUARANÁ - FRUTO

De todas as frutas da Amazônia, o guaraná talvez seja a mais conhecida, graças a refrigerantes e bebidas "energizantes" que são preparadas com ela.






O fruto lembra um olho aberto,colorido e vermelho, branco e preto e é um legado do povo indigena, cuja a origem está perdida no tempo. Os colonizadores portugueses descobriram a fruta por meio da tribo Sateré - Maué, ainda no século XVII.

Desde então, até os dias de hoje, a bebida vem sendo produzid da mesma forma. colhida da PauliniaCupana, um arbusto rasteiro, a fruta é secada, torrada e esmagada  até se transformar numa pasta uniforme.Assista o video que o Globo Rural fez:
Essa pasta, em seguida, é moldada em bastões que podm ser ralados até virar pó e diluidos em água, criando-se assim uma bebida com alto teor de cafeína.O guaraná começou a aparecer nas prateleiras de lojas de produtos naturais e farmacias há alguns anos. Vem sendo vendido sob diversas formas: xaropes, extratos concentrados,cápsulas e até os tradicionais bastões para ralar. Seus adeptos consideram-no a cura perfeita para o estresse do cotidiano. alguns fãs chegam a garantir que ele tem propriedades afrodisíacas.Na culinaria é muito utilizado em sucos energizantes, mousses e algumas massas com fermentação.

Umas das Lendas contadas do Fruto do Guaraná
Segundo os índios, o guaraná é um fruto que nasceu dos olhos do filho de Onhiámuáçabe. Esta criança conhecia todas as plantas e tinha um apreço especial pelos frutos de uma castanheira encantada que sua mãe havia plantado no Noçoquém, um lugar sagrado onde as pedras falavam. Porém, este local era dominado pelos tios do menino que não o queriam por perto. Um dia, enquanto o menino comia as castanhas proibidas seus tios o surpreenderam e o mataram. A mãe enterrou os olhos do filho com muito cuidado e as suas lágrimas germinaram a terra, onde nasceu os frutos do guaraná. Do olho esquerdo nasceu o guaranarana ou guaraná falso, que não é bom. Do olho direito nasceu o verdadeiro guaraná. Após um tempo, da cova onde o garoto foi enterrado saíram outros animais e por fim, um outro menino, o primeiro índio da tribo dos Manes, que se consideram “os filhos do guaraná”. Em língua indígena “uaranã” quer dizer “olho de gente” ou “parecida com o olho”.

 
Powered by Blogger