sábado, 11 de dezembro de 2010

CÉU DE BRIGADEIROS

Toda receita tem uma origem, um fato marcante que a originou. Algumas histórias se perderam no tempo, hoje dificil de achar suas origens.

Mas se tem uma receita que é unanimidade nacional é o BRIGADEIRO  ou melhor NEGRINHO como era chamado antigamente.

Aqui em casa a minha filhota adora e já até deu aula de como fazer Brigadeiro para umas senhoras e mandou super bem, será que ela vai querer seguir minha profissão???

Na nossa profissão, muitas das vezes sabemos fazer uma receita, e algumas das vezes não sabemos o porquê de estar fazendo a receita e nem sequer sabemos a sua verdadeira origem.
A receita de brigadeiro é tão comum entre nós brasileiros que talvez poucos saibam sua verdadeira origem. Fui buscar a história desta receita com a maior especialista de Brigadeiros no Brasil que é a Maria brigadeiro .

Aprendi que este docinho foi criado em meados de 1940 no Rio Grande do Sul e recebeu o nome de Negrinho.
Mais tarde, no ano de 1950 o militar brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se a presidente da República e, nesta época, organizava festas para promover sua candidatura. Nas tais festas ele servia negrinhos, que acabaram sendo chamados de “docinhos do Brigadeiro”. Por causa disso, o negrinho mudou de nome… e apesar de ter feito muito sucesso não foi suficiente para o candidato vencer as eleições… quem saiu vitorioso foi o general Eurico Gaspar Dutra.

isso quer dizer que este doce é 100% nacional.
Este doce é muito versátil e nos permite várias apresentações diferentes. Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, achocolatado em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas. e acrescentados especiarias dando um toque sofisticado.







Agora mais do que palavras se deliciem com estas imagens que dão água na boca e vejam a versatilidade deste docinho.


BRIGADEIRO DE COLHER

BRIGADEIRO TRADICIONAL

BRIGADEIRO DE COPINHO

BRIGADEIRO NO PALITO

BOLO DE BRIGADEIRO







 
Powered by Blogger