terça-feira, 22 de março de 2011

ESTRELA DO DIA - CAQUI - LEMBRANÇA DE UMA INFÂNCIA

Neste final de semana resolvi ir a feira aqui no Rio de janeiro, dar uma olhada nas quantas andam os preços e a diversidade dos produtos.


Bancas bem cuidadas, qualidade dos produtos maravilhosos, mas chamo atenção para o preço do Morango (que não está na época) e do Tomate, estes dois itens estão absurdamente caros.







Mas a Estrela do Dia hoje é uma fruta que adoro:o Caqui, e apesar de várias receitas com ela, apenas indico comer in-natura ou em sucos e mousses ( para preservar seu sabor), e nada mais.


Conheci esta fruta ainda quando pequeno, na casa da minha Tia Alice tinha um caquizeiro que só depois soube que era o famoso caqui chocolate. Nossa como era doce e quantas boas lembranças esta fruta me traz.


O caqui para quem não sabe é originário da China, sendo muito popular no Japão. Sendo uma fruta de caldo, contém grandes quantidades de água em seu interior.


Existem diversas variedades: a variedade vermelha, quando madura, é muito doce e mole, precisa de muito cuidado no transporte para não amassar. Esta variedade é muito comida em Portugal.




No sentido horário
Rama Forte, Chocolate, Fuyu e Giombo(Japonês)
 Os mais conhecidos tipos são: Caqui Fuyu, Caqui chocolate, Caqui japonês, Caqui rama forte, Caqui Kyoto (pouco conhecido em São Paulo).A variedade conhecida como caqui-chocolate (no Brasil) é de cor alaranjada e no interior tem riscas cor de chocolate, é mais duro e resistente, e não é tão doce quanto o vermelho. Tem poucas calorias (cerca de 80 a cada 100 g), e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas.





É muito cultivada na região sul do Brasil e no estado de São Paulo ( nas regiões de Itatiba, Mogi das Cruzes, Piedade), pois dá-se bem em climas amenos e frios (subtropical e temperado).


No Brasil as primeiras variedades do Caqui doce foram trazidos por imigrantes japoneses em 1916 os brasileiros só conheciam o caqui do tipo adstringente, aquele que "amarra a boca". É também cultivado em Portugal, nomeadamente na região das Beiras.


Fruta de sabor doce e agradável, contém vitamina A, B1 e B2, além de quantidade considerável de fibras que regulam as funções intestinais.


A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, evita infecções, auxilia o crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina B1 tonifica o músculo cardíaco e ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo. A vitamina B2 é essencial ao crescimento, evitando ainda a queda de cabelos.


É muito recomendada contra afecções do fígado, problemas intestinais, catarros da bexiga e as enfermidades das vias respiratórias. As pessoas que sofrem do estômago e que apresentam manifestações de acidez, dores ou cãimbras, melhoram contendo 2 ou 3 caquis por dia. Cada 100 gramas de caqui chocolate fornecem 74,4 calorias. Caqui japonês: 86,7 calorias. Caqui paulista: 62,1 calorias


Na hora da compra, deve-se dar preferência a caquis sem rachaduras, firmes e de cor uniforme. Devem ser guardados em geladeira ou lugar fresco onde se conservam por até 5 dias. Mas o caqui só deve ser lavado na hora de ser consumido. Caso contrário, azeda-se facilmente.



O caqui-chocolate é mais resistente e se apresenta na cor alaranjada. Para que não perca suas qualidades nutritivas, essa fruta deve ser consumida sempre ao natural.


Seu período de safra vai de fevereiro a abril.


Ahhhh!!! preste atenção o caqui só deve ser lavado na hora de consumi-lo, caso contrário, azeda facilmente.

 
Powered by Blogger