quinta-feira, 9 de junho de 2011

NOSSA PANELA INDICA - LIBERDADE...LIBERDADE "ABRE AS ASAS SOBRE NÓS"

我々のパン示します -フリーダム...自由を'"ウィングス私たちで開きますQuem é de São Paulo sabe do que vou falar e tem muitos chefes amigos meus de outros estados que quando visitam São Paulo não deixa de fazer uma pequena incursão a este bairro que é famoso por suas iguarias. Eu emsmo morando hoje no Ri de Janeiro, toda vez que venho aqui não deixo de frequentar esta feira nos dias de domingos onde posso me deliciar e me fartar com tantas coisas inusitadas.




O que faz da Liberdade ser um centro Gastronômico da comida oriental, ainda conservando o seu tradicionalismo no preparo dos pratos, é o saudosismo dos imigrantes e seus descendentes, todos conservam as receitas da maneira que aprenderam para poder lembrar da sua  terra natal ou mesmo pelo gosto do sabor oriental.

Feira da Liberdade, na praça e bairro de mesmo nome, que é reduto da colônia japonesa na cidade, acontece há cerca de 30 anos, aos sábados e domingos, com mais de 200 barracas que oferecem bijuterias, almofadas, luminárias japonesas, bonsais, além de muitos outros artigos orientais. Há também várias barracas de comida, com verdadeiras delícias típicas, como yakisoba. Fiquei impressionado com a quantidade de barracas de comidas, a qualidade é o diferencial das outras feiras, o yakisoba custa aproximadamente R$12 e dizm que é uma delicia eu não experimentei até por que era cedo demais e estava sem fome, resolvi encarar o bolinho de feijão azuki.

Há uma verdadeira aglomeração entre a barracas de comidas, são pratos tradicionais rápidos no preparo. Para quem passa rapidamente talvez deixe despercebido, mas para um olhar mais atento notá-se que há uma espécie de linha de produção aos moldes orientais eficaz. A divisão das tarefas para a realização dos pratos, remetem ao preparo tradicional, um escolhe os alimentos, o outro molda ou monta, outro cozinha,o outro embala, cada um atento a sua função, a chamada disciplina oriental perpetuam até mesmo nesses ambientes em  que parece que há uma confusão de pessoas e pedidos. 


A Liberdade é um bairro turístico da cidade de São Paulo, localizado parte no distrito da Liberdade e parte no distrito da Sé. É conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade, a qual, por sua vez, congrega a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão.



A presença japonesa no bairro começa quando em 1912 os imigrantes japoneses começaram a residir na rua Conde de Sarzedas, ladeira íngreme, onde na parte baixa havia um riacho e uma área de mangue.



Um dos motivos de procurarem essa rua é que quase todas tinha porões, e os aluguéis dos quartos no subsolo eram incrivelmente baratos. Nesses quartos moravam apenas grupos de pessoas. Para aqueles imigrantes, aquele cantinho da cidade de São Paulo significava esperança por dias melhores. Por ser um bairro central, de lá poderiam se locomover facilmente para os locais de trabalho.



A Liberdade deixou de ser um reduto exclusivo dos japoneses. Muitos deixaram de residir na região, mantendo apenas seus estabelecimentos comerciais. Com isso, o bairro passou a ser procurado também por chineses e coreanos o que fez com que o bairro não fosse apenas conhecido como o "bairro japonês", mas também como o "bairro oriental" de São Paulo.


Além de lojas, restaurantes e bares orientais, o bairro passou a oferecer outros atrativos. A Praça da Liberdade é utilizada como palco para manifestações culturais, como o bon odori, dança folclórica japonesa. Os palcos dos cinemas japoneses passaram a receber também artistas e cantores japoneses.


Graças à iniciativa da Associação da Liberdade, o bairro recebeu decoração no estilo oriental, com a instalação de lanternas suzurantõ. Em 1973, a Liberdade foi vencedora do concurso de decoração de ruas das festas natalinas.


Em 28 de janeiro de 1974, a Associação de Confraternização dos Lojistas passou a ser chamada oficialmente de Associação dos Lojistas da Liberdade. Seu primeiro presidente, Tsuyoshi Mizumoto, buscou a caracterização do bairro oriental. A Feira Oriental passou a ser organizada nas tardes de domingo, com barracas de comida típica e de artesanato, na Praça da Liberdade. No dia 18 de junho de 1978, por ocasião da comemoração dos 70 anos da imigração japonesa no Brasil, iniciou-se a prática do Rádio Taissô, na praça da Liberdade. São dezenas de pessoas que fazem uma sessão diária de ginástica.



Nas décadas de 1980 e 1990, pequenas mudanças ocorreram no bairro. As casas noturnas foram gradativamente substituídas por karaokês, uma nova mania que começava a tomar conta do bairro. Atualmente, o bairro é conhecido como um bairro turístico. A Rua Galvão Bueno, Rua São Joaquim e a Praça da Liberdade são pontos do bairro que transmitem melhor a presença japonesa. O bairro atrai muitos japoneses e nipo-brasileiros pelo comércio de roupas, alimentos, utensílios, festas típicas, entre outros, atraindo também não nipodescendentes.


Então coloque no seu roteiro de viagem bairro da Liberdade em São Paulo
                                                             
                                                                                                                 ありがとうございました

 
Powered by Blogger