segunda-feira, 15 de agosto de 2011

INTENSIVÃO - IPIABAS E O SEU 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO

Ipiabas Distrito de Barra do Piraí está vivendo duas semanas de atividades intensas e a Nossa Panela Brasil está organizando o seu Festival Gastronômico. Qual o tema do Festival? O frango. Junto com este 1º Festival Gastronômico, a cidade está recebendo nomes da música nacional, como Ana Carolina, Dani Carlos, Zé Ramalho, Biquini Cavadão entre outros...










Peço licença a todos para nestas duas semanas poder mostrar aqui tudo o que está acontecendo nesta cidade que vem acolhendo carinhosamente a equipe Nossa Panela Brasil.


As atividades gastronômicas começaram na sexta feira dia 12 de agosto com informações preciosas da nossa querida Ceci Santiago, nos brindando com sua sabedoria ministrando duas aulas direcionadas aos restaurantes da região, e os temas abordados foram : Higiene e manipulação de alimentos e Marketing na gastronomia . Dê uma olhada no que ela falou

Ceci deu um show em suas aulas consolidando ainda mais o Festival  que tem todo o potencial para ficar na história da gastronomia do Brasil. Na mesma sexta-feira ainda o Zappa restaurante nos brindou com o seu Fricassé de frango cuja receita foi apresentada por este que vos escreve, uma vez que o Zappa não pode comparecer por estar com o seu restaurante lotado. Segue a receita do Zappa. 

Fricasse do zapa  
Ingredientes
- 3 kg de filé de peito de frango
- 6 tomates sem pele e sem sementes
- 4 tabletes de caldo de galinha
- 6 dentes de alho
- 1 l de água
- 4 colheres (sopa) de amido de milho dissolvido em um pouco de água
- 2 copos de requeijão cremoso
- 2 pacotes de  batata palha 400g cada um

Modo de preparo:
1 - Numa panela grande coloque para ferver a água e acrescente o file de peito de frango os tomates o caldo de galinha o dente de alho, por uns 20 minutos.

2 - Transfira o frango para uma assadeira e desfie com auxilio de um garfo.

3 - O caldo que sobrou da panela bata no liquidificador e volte na panela em fogo médio e quando abrir fervura junte o amido de milho dissolvido em água e cozinhe ate engrossar.

4 - Numa travessa monte na seguinte ordem:
ü  O requeijão
ü  O frango desfiado
ü  O creme engrossado
ü  E batata palha

Sirva em seguida acompanhado de arroz branco e salada.

Seguido do meu querido Chiquinho que realmente me surpreendeu com seu Frango no Maracujá e sua apresentação grandiosa, este eu confesso que me preocupava, mas como bom guerreiro mostrou ao que veio e não só me surpreendeu como a todos que estavam presentes no casarão. Segue a receita do Chiquinho 







Frango no Maracujá 
Ingredientes
-1 kg de coxa e sobrecoxa de frango
-2 cebolas raladas
-5 dentes de alho picado
-Pimenta calabresa a gosto
-Gengibre ralado a gosto
-Suco de 1 limao
- sal a gosto
-3 folhas de louro                                                                                         

-1 copo suco (tipo requeijão) do marucuja (polpa da fruta)

Modo de Preparo
1 - Numa assadeira coloque o frango, a cebola ralada, o alho picado, pimenta calabresa, gengibre , sal e o louro. Misture muito bem e regue com o suco de maracujá. Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos;

2 - Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos, retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 20 minutos ou ate dourar. Sirva com batatas coradas.


Quando chegou a Regina representando a Dona Emilse da "Pensão da Emilse"  a alma carinhosa que vem nos alimentando por todos os esses dias com sua comida caseira deliciosa, como é mesmo o seu slogan?? Ah!!!!! lembrei: - aqui tem o melhor feijão e arroz e a conversa da boa. E você acha que eu iria perder???? A Regina chegou toda desconfiada, mas nos mostrou um belíssimo Frango com Quiabo e perdeu a vergonha na hora, quando todos que ali estavam presentes começaram a degustar a iguaria, pena que a Emilse não pode comparecer. Segue a Receita 

FRANGO COM QUIABO
Pensão da Emilse
Ingredientes
- 1 frango inteiro cortado em pedaços
- Vinagre ou limão para limpar o frango

- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola  picada
- 3 dentes  de alho
- Água o suficiente para cobrir o frango

- 20 quiabos cortados em três partes
- Sal a gosto

Modo de preparo 
1 - Lave bem o frango com o vinagre ou o suco de limão

2 - Tempere com sal e o alho e deixe por aproximadamente 20 a 40 minutos.

3 - Numa panela em fogo médio refogue a cebola e o frango aos poucos até que fique dourados. Acrescentar a água até cobrir o frango e cozinhar em fogo médio por aproximadamente 35 minutos.

4 - Depois de cozido retirar o frango da panela e acrescentar o quiabo cortado em três partes,tampe a panela e deixe o quiabo cozinhar por 3 minutos..

5 - Sirva  o frango com quiabo com polenta mole e arroz branco.


Para terminar esta orgia gastronômica do dia, eis que surge um casal maravilhoso do Hotel Fazenda São sebastião, Dona Céia e o seu Jaime,  e não satisfeitos com tudo que todos já tinham comido, nos ofereceram um verdadeiro banquete com entrada, prato principal e sobremesa, e é claro um espumante, o quê que é isso minha gente!!!!! , Aí depois reclamam por que estou um pouquinho, eu disse um pouquinho hein!!!!, fora do peso. Bolinho de Bacalhau , Tilápia na Crosta de Gergilim e a sobremesa o quê era aquilo!!!!!  um doce feito com a casca de maracujá e servido com o queijo que eles mesmo produzem, na minha opinião: Fantástico, segue a receita da Tilápia na Crosta de gergilim.


Tilápia Sobre Crosta de Gergilim 

Ingredientes  
- 2 filés de tilápia com 600 gramas, aproximadamente
- suco de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de suco de maracujá
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de gergelim branco 
- 2 colheres (sopa) de gergelim preto

Modo de Preparo 
1 - Tempere o peixe, deixe no limão um minuto,em seguida, lave novamente o peixe e tempere com o suco de maracujá, deixando “curtir” no maracujá por dez minutos, aproximadamente

2 - Seque o peixe com toalha de papel e coloque em bandeja assadeira colocando o azeite; coloque o gergelim (já misturado preto e branco) e leve ao forno para assar até tostar o gergelim.

3 - Em seguida, sirva o peixe com purê de mandioquinha.



Bom este foi apenas o primeiro dia, amanhã tem muito mais, veja o que o pessoal está achando.

 
Powered by Blogger