terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SUSTENTABILIDADE NA COZINHA E NA VIDA

Em muitas das reuniões em que tenho com o meu Sócio Yrapoan Machado, trocamos figurinhas a respeito sobre a gastronomia e tocamos no assunto sobre sustentabilidade na cozinha, fico me perguntando sobre o rumo em que a nossa profissão está sendo levada.



E fico me perguntando também se os novos conceitos de cozinha vieram pra ficar ou se é o famoso modismo, e até onde chegaremos???



Com a profissão de CHEFE DE COZINHA super em alta, as faculdades bombando, várias escolas de gastronomia , (inclusive a da "Alvo" empresa do qual sou sócio)  nascendo em cada canto do país, surge mais um onceito na culinária do País, mas este conceito também não é tão novo, pois desde pequeno escuto minha mãe falar de algumas atitudes a serem tomadas no nosso dia-a-dia.


Aprendi desde pequeno que não é só através da leitura de revistas ou de programas de TV mas também através dos ensinamentos de pais e avós, uma vez que estas são atitudes e detalhes tão óbvios, mas que às vezes não notamos a sua repercussão na natureza.


Acho que muito se perdeu ao longo dos anos por causa desta vida desenfreada em que vivemos e que nem os governantes sabiam o que estavam fazendo. E agora temos que retroceder e voltar a ter velhos costumes, isto para que possamos ter um mudo melhor.


Fui de um tempo em que jantar tinha que ser na mesa e com televisão desligada, alguém hoje faz isso, todos os dias? Fui de um tempo em que tnha de levantar do sofá para trocar o canal da TV( rsrsrs).


Agora se acha que sustentabilidade é moda ou se você tem a consciência de que seus atos, por mais simplórios que possam parecer (como o ato de preparar sua refeição e a de sua família), afetam o meio em que você vive.

Dá uma olhada nestas dicas e tente se adequar novamente, pois acho que o nome sustentabilidade não é modismo e sim conceito de vida.

- Procure tampar a panela enquanto esquenta água para cozinhar os alimentos. A água evaporada numa panela sem tampa acarreta um tempo maior de consumo do gás GLP.


- Acostume-se a reutilizar o óleo de soja depois que este não é mais útil para as frituras. Utilize o óleo na confecção de sabões artesanais ou entregue-o para projetos de recolhimento. Gramado e Canela possuem o Projeto Remov. Busque informações se sua cidade possui projetos deste tipo, e caso contrário, estimule a iniciativa junto à comunidade local.


- As recomendações da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica para desligar aparelhos em stand by (modo de espera) valem também para a cozinha. Desligue seu forno de microondas após o uso.


- Prefira alimentos cultivados e manufaturados em sua região. Além de valorizar a produção local, esta escolha reduz o longínquo transporte de produtos, evitando assim a alta emissão de gás carbônico e o consumo de combustível. Evita também o desperdício de frutas e outros alimentos que, durante o transporte, são submetidos a temperaturas de 42°C embaixo das lonas e acabam se deteriorando.


- Reaproveite restos de alimentos que você geralmente costuma descartar, mas que podem ser úteis em outras receitas ou outras utilidades do lar. A casca de ovo, rica em cálcio, pode ser moída e acrescentada no preparo de alimentos. A borra de café pode ser utilizada como adubo nas plantinhas ou na prevenção da dengue . A casca de banana, mamão, abóbora também rendem receitas deliciosas.


- Valorize a iluminação natural também na sua cozinha, a fim de economizar energia elétrica. Vale instalar clarabóias no recinto, pintar as paredes de branco (a cor branca faz com que até 90% da luz incidente seja refletida) e de noite, porquê não improvisar periodicamente um jantar à luz de velas?


- Quando lavar a louça feche a torneira enquanto ensaboa os pratos e utensílios e não exagere no uso do detergente. Mesmo os detergentes biodegradáveis, quando lançados nos mananciais hídricos em excesso, podem vir a causar eutrofização, serem tóxicos para os peixes e destruir as bactérias responsáveis pela decomposição de material orgânico.


- Os restos de alimentos que não puderem mais ser aproveitados/reaproveitados podem ser separados dos resíduos secos ali na cozinha mesmo. Acondicione os resíduos secos e os orgânicos em locais diferentes e destine o lixo orgânico para uma composteira domiciliar.


É claro que há milhares de outras dicas para tentarmos ser cidadãos mais conscientes em nossas cozinhas e lares, mas hoje finalizo por aqui para que você possa continuar pensando em outras atitudes ecologicamente sustentáveis.


Reflita sobre o assunto( nós da ALVO DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS estamos refletindo), discuta com seus amigos e familiares e perceba que cada um de nós também é responsável pela atual situação do planeta Terra e me ajude a lembrar outras dicas para serem postada neste blog.

 
Powered by Blogger