domingo, 3 de julho de 2011

ESPECIAL - MARINA PANZETE - BOLINHO DE CHUVA

O inverno chegou, junto com ele a queda das temperaturas e muitas vezes aquela chuvinha que sempre atiça nossa vontade de comer doces. E lá vem arroz doce, canjica, fondue de chocolate, bolinho de chuva, bolo de fubá, tudo que cai muito bem com um friozinho. E foi pensando nisso que cheguei à idéia da receita de hoje.


Dessa vez, venho com outra versão de fritura que pode ser feita no forno, reduzindo então o valor calórico. O escolhido foi o bolinho de chuva.


Acredito que assim como eu, muitas pessoas tem em suas lembranças da infância tardes de frio com um bolinho de chuva e um chazinho quente. Porém, com a vida de dietas malucas ele acaba sendo banido porque é frito! Certo dia, estava eu andando pelo supermercado próximo a minha casa, vendo as novidades, quando me deparo com uma nova preparação de sobremesa: bolinho de chuva assado. 


Na hora, como nutricionista em tempo integral que sou, não pude me conter e comprei para experimentar. Como ele já estava frio e já devia ter sido feito há algum tempo, vou confessar que não estava super gostoso. Fiquei de procurar a receita e testar, mas acabei esquecendo!


Então essa semana conversando com uma amiga, para que ela me desse uma luz sobre que prato escolher para falar no post (pois eu sabia que queria falar sobre doces, mas não sabia especificamente qual), lembrei do bolinho de chuva e saí à caça de uma receita em que ele fosse feito assado.


A maioria das receitas que encontrei ia leite condensado e creme de leite, então entrei meio em desespero, porque do que adiantaria trocar o óleo da fritura por uma lata de leite condensado e outra de creme de leite? Iria continuar calórico da mesma forma. Fiquei caçando, até que achei em uma receita o comentário de uma leitora que tinha testado a receita do frito fazendo assado e havia dado certo. Então resolvi testar.


A receita está abaixo:



Bolinho de Chuva
Ingredientes
6 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
1 ovo
leite até a massa ficar cremosa, sem ser mole ou dura demais.
1 colher de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata bem o leite e os ovos inteiros. Junte o açúcar e torne a bater bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e mexa até misturar completamente e por  último coloque fermento. Unte uma assadeira e coloque a massa às colheradas. Asse em forno médio, já quente, até ficarem dourados (de 15  20 minutos).



Fonte: http://www.portalgourmet.com.br/receita/239/bolinhos-de-chuva-assados.jsp
              http://anakoelho.blogspot.com/2009/05/bolinho-de-chuva-facil.html


O resultado foi esse:


Pontos positivos:
  • Como não é mergulhado no óleo ele é menos calórico e mais saudável;
  • Faz menos sujeira;
  • Para quem não gosta do “creme” que às vezes fica dentro , essa versão fica sequinha.



Pontos negativos:

  • O uso de forminhas (pois achei que mesmo com pouco leite ela ficou muito molenga pra jogar direto na assadeira);
  • Pra quem gosta do “creme”, talvez tenha que deixar um pouco menos no forno, em conseqüência não ficará dourado.


Experimente e dê sua opinião!

 
Powered by Blogger