domingo, 10 de outubro de 2010

15 DICAS ÚTEIS INÚTEIS

Achei na internet algumas dicas que podem ajudar no SEU DIA A DIA, por que no meu .....vai quem sabe... testei e direi a minha opinião.


ESTA É A MARIA QUE EU PEDI A DEUS
1. Banho-maria


Para que a temperatura fique mais elevada, coloque na água um pouco de bicarbonato de sódio.




TESTADO - Realmente a temperatura aumenta, mas acho desnecessário.






Fique olhando esta foto por 5 minutos..... pra ver se  este suflê não cai...
olhou?????.... nossa como vc é inteligente né???...
2. Suflê que não “murcha”


Para que o suflê não murche, certifique-se que o forno está bem quente antes de colocar o preparado e não abra o forno antes de o suflê estar pronto.

TESTADO - Realmente não murcha até você tirar do forno, é a lei da gravidade filho, estão aí as mulheres que não me deixam mentir....






ERREI NO PÃO!

3. Conservar pão


Guarde-o num local seco dentro de um saco de tecido leve e arejado. Você poderá conservar por mais tempo ainda se colocar também dentro do saco um talo de aipo ou uma batata crua com casca (depois de muito bem lavada e seca).

TESTADO - Não achei diferente do salsão (aipo) e nem da batata. O melhor mesmo e congelar dentro de sacos plásticos e retirar 25 minutos antes de preparar, depois e só levar ao forno quente por apenas 4 minutos. hummmmm delícia!






ESTE É O PÃO CERTO


4. Aproveitando sobras de pão


Guarde as sobras de pão para acompanhar sopas e saladas. Corte-as em cubinhos e frite em alho e óleo, salpicando sal. Ponha-os para secar num papel absorvente e guarde em um recipiente bem fechado.

TESTADO - Quando morava com meus pais, lembro-me que em dias magros minha mãe fazia torrada, agora chamamos de crouton, eu adoro chapear pão dormido com manteiga, deixando-o bem douradinho. e aindo continuo fazendo torrada em dias magros, se é que vocês me entendem!?

 

EU QUERO UM FORNO DESTE!
5. Quando o forno está aquecido demais


Ponha uma panela de ferro com água fria dentro do forno.

TESTADO -  Em São paulo e no sul do País é só deixar a porta aberta por uns minutinhos que esfria rápido, agora no Rio de Janeiro e Nordeste é melhor ligar o ar-condicionado dentro do forno, porque nesses lugares é quente à bessa!





6. Leia toda a receita


Nunca comece a fazer um prato sem antes ler a receita até o fim. Siga as instruções à risca, sem esquecer o tempo estipulado para o preparo.


TESTADO - Eu é que o diga, falo isto todo dia pra equipe, mas cozinheiro tem mania de saber de tudo e preguiça de ler, não leia não pra você ver a surpresa que te espera!



 

7. Escolha o recipiente certo


Panela ou forma muito pequenas dão prejuízo pois derramam a comida. Grandes, prejudicam a consistência ou aparência. Use o tamanho indicado ou veja a que melhor se adapta às quantidades indicadas.

TESTADO - Tem um quê de razão, às vezes as pessoas querem colocar São Paulo dentro do Rio de janeiro, isto não dá certo!



8. Meça com cuidado


Siga as medidas meticulosamente.

TESTADO- Na cozinha quente é um pouco de alquimia, temos mania de fazer no olhômetro, na confeitaria é regra, porém se você é cozinheiro de primeira viagem, faça o certo siga as medidas para não se ferrar!






9. Não substitua ingredientes


Temperos e especiarias podem mudar, a gosto de cada um, mas não mude os ingredientes importantes, nem as quantidades de farinha, açúcar, líquidos ou gordura.

TESTADO - Esta dica é muito importante, para ousar precisa ter coragem, portanto siga a risca para não perder suas receitas.






10. Ingredientes  sempre à mão


Tenha todos os ingredientes à mão. Suspender a preparação para procurar determinado componente pode prejudicar o prato.

TESTADO - A melhor coisa é ter o mise-en-place pronto, a pior coisa é ligar o fogão e ficar caçando os ingredientes para trabalhar e manipular, assim a cozinha fica cansativa, tudo ao seu tempo.






11. Não experimente  receitas novas com visitas


Receita nova se experimenta em família.

NÃO TESTEI - Hummm, mais ou menos, ainda não testei o que faço é testar com minha sogra, amarro (com nó bem apertada para ela não fugir) a querida sogrinha na cadeira da cozinha e enfio o frango quente goela abaixo, ela adoraaaaa. Vocês devem estar se perguntado como sei disso, simples! ela chora de tanta emoção.



12. Não esqueça de experimentar a comida


Não deixe de experimentar o prato durante ou após o seu preparo. Nada mais desagradável que perceber, depois de tê-lo servido, que o prato ficou sem sal.


TESTADO -  Eu não tenho hábito de experimentar o que faço. Sempre escolho um bode expiatório, no meu caso é a Valzinha que trabalha comigo.


 


13. Duplicar a receita


Evite duplicar ou dividir uma receita. As quantidades foram previstas e, se alteradas, podem modificar o resultado final. Se precisar, faça duas vezes a mesma receita.


TESTADO -  Há controvérsias, quando quero duplicar uma receita, duplico, é claro que tenho bom senso, mas na dúvida
faça duas vezes a receita.






14. Cozinhar sem perder nutrientes


Os legumes devem ser cozidos, de preferência com casca para conservarem suas vitaminas.

TESTADO -  Realmente, o importante é respeitar as regras e não cozinhar de qualquer maneira. Aprenda facilmente com a tabela do link abaixo, qual o tempo de cozimento correto para cada. (tempo em minutos)

 http://www.sertaozinho.com/tabela_cozimento.shtml





15. Azeitonas nos recheios


As azeitonas só devem ser colocadas nos recheios por último, pois, se ferverem muito, deixarão o molho com um sabor amargo.




TESTADO -  E por favor retirem o caroço da azeitona, tem coisa pior do que comer um recheio com azeitona e ainda morder o caroço????



Tirem suas conclusões. Estão pensando que as dicas acabaram??? Acabaram não!!!!! logo, logo, darei mais dicas úteis e inúteis, bom início de semana!












 
Powered by Blogger