quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O PARAISO É TROPICAL E FICA EM SALVADOR

A melhor coisa da minha profissão é conhecer pessoas e poder aprender com elas, e não foi diferente com esta familia, cujo o pai é um dos chefes mais loucos que já conheci, em compensação muito inteligente. Não foi a toa o sucesso dele no Programa Mais Você. Veja o link

http://maisvoce.globo.com/videos/v/ana-maria-braga-conversa-com-o-chef-baiano-beto-pimentel/1252200/#busca=beto%20pimentel

Muitos restaurantes desse Brasil, de tão bons e tradicionais que são, já viraram atrações turísticas. São lugares especiais que o visitante não deixa de ir sempre que vai a determinada cidade, vila, vilarejo, lugar.

Estou falando do Chef de cozinha Beto Pimentel, um baiano tipico do recôncavo, e é o dono do restaurante Paraíso Tropical que fica em Salvador, Bahia. Beto é formado em Agronomia, iniciou o curso de Química Alimentar, e fez vários cursos ligados à área de Apicultura e Piscicultura, além de entender bastante sobre Fruticultura.


Levando em consideração que o alucinado Beto, no bom sentido é claro, procura fazer da tradicional cozinha baiana uma mistura exótica de cores, cheiros e sabores, o que já a colocaria como uma atração turística, o que mais chama a atenção é que o badalado e sempre cheio Paraíso Tropical, localizado num bairro bem distante do centro (na Cabula), fica grudado em uma chácara que é o xodó do proprietário.

São vinte e oito mil metros quadrados onde há mais de cinco mil pés de uma grande variedade de frutas - mais de 50 -, desde as tropicais, até as do cerrado e as amazônicas, além de muitas que vieram do exterior e que se adaptaram ao sol da Bahia. Isso sem contar a pequena plantação de cana e os diversos tipos de hortaliças e verduras.

- Ah, e os vários tipos de pimenta. Se você nunca viu ou ouviu falar de biri-biri (ou bilimbi), cagaita ou bacupari, vá lá que o Beto lhe mostra. Ele sempre arranja um tempo para mostrar a sua chácara para os visitantes, mas quando não consegue, pede a um de seus funcionários para servir de guia.

Beto tem sessenta e poucos anos e diz ter 27 filhos ( isto eu duvido), mas só abriu o seu restaurante há ns oito, depois de passar muito tempo cozinhando para a família e os amigos. Sobre a excelente cozinha de Beto Pimentel, gostaria de registrar apenas umas duas ou três coisas: na sua já famosa moqueca de camarão, em vez do tradicional leite de coco, ele usa a polpa de coco verde batida com a água do coco no liquidificador. Em vez de azeite de dendê, ele cozinha junto com a camarão o fruto do dendê e mais uma massa de dendê feita no seu restaurante. E folha de tangerina, de pitanga, de vinagreira, além de gengibre, tomate cereja, amora silvestre, biri-biri, bacupari, para ficar só nesses, digamos assim, ingredientes.

Tudo da sua chácara. O resultado é um caldo divinamente saboroso. mas o sucesso está na sua cozinha , ao lado dele está Joelma que é o ponto chave do negócio, acredito eu que seja ela que coloca o chef com os pés no chão. e Por que não falar de sua brigada de cozinha, que atende a todos com uma perfeição danada, e sua filha que comanda o salão e depois dizem que baiano não trabalha.....

Hoje, Beto é muito prestigiado, sua filosofia de cozinhar apenas com alimentos naturais o leva a vários países como representante do Brasil a convite do Itamaraty e, a participar de praticamente todos os grandes eventos de Gastronomia realizados no país.

Toda vez que vou a Salvador, dou um jeitinho de dar um pulo no seu restaurante para reconfortar a alma e desta vez não foi diferente, mas levei duas pessoas ao qual gosto muito de trabalhar, para comprovar tudo aquilo uqe digo sobre este restaurante, na foto dá para notar o quanto eles gostaram, então está mai do que comprovado. O PARAÍSO É TROPICAL E FICA EM SALVADOR.

Esta receita é muito boa se tiverem oportunidade façam....
 
 GALINHA TROPICAL
  Ingredientes
- 1 galinha limpa (+/- 2 kg) e cortada em pedaços
- suco de 5 biribiri (ou suco de 3 limões)
- sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 100 g de toucinho fresco cortado em cubos pequenos
- 100 g de bacon cortado em cubos pequenos
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho amassados
- 1/2 colher (chá) de cominho e de pimenta-do-reino moída
- 4 folhas de louro
- sal a gosto
- 1 pimentão verde cortado em cubinhos
- suco de 3 biribiri (ou suco de 1 limão)
- 4 pimentas de bode inteiras
- 3 folhas de alfavaca
- 2 litros de água de coco
- 250 g de creme de oulicuri (ou leite de coco)
- 100 ml de sangue da própria galinha
- 1 colher (sopa) do suco da mexerica
- 2 colheres (sopa) de urucum (sementes de urucum em conserva no azeite)
- 5 quiabos cozidos
- 5 batatas pequenas cozidas
- 50 g de coco verde em lâminas

CREME DE OULICURI
- 100 ml de água de água de coco
- 50 g de oulicuri verde (ou leite de coco)
- 50 g de aipim cozido
- 30 g de queijo de cabra (ou queijo minas curado)

Modo de Preparo
1- Numa tigela coloque 1 galinha limpa (+/- 2 kg) e cortada em pedaços. Regue com o suco de 5 biribiri (ou suco de 3 limões) e sal a gosto. Deixe por 15 minutos para tirar o cheiro forte da galinha, depois disto lave em água corrente, seque com um pano e reserve.

2- Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 100 g de toucinho fresco cortado em cubos pequenos, 100 g de bacon cortado em cubos pequenos e frite até soltar a gordura (+/- 8 minutos). Retire o toucinho e o bacon frito da panela e reserve.

3- Na mesma panela, FORA DO FOGO, com a gordura que sobrou, coloque 2 cebolas picadas e 4 dentes de alho amassados e refogue bem (+/- 5 minutos). Acrescente a galinha (reservada acima), a colher (chá) de cominho e pimenta-do-reino moída, 4 folhas de louro e sal a gosto. Volte ao fogo, mexendo de vez em quando, por +/-15 minutos ou até a galinha ficar dourada.

4 - Acrescente 1 pimentão verde cortado em cubinhos, suco de 3 biribiri (ou suco de 1 limão), 4 pimentas de bode inteiras, 3 folhas de alfavaca, toucinho e bacon fritos (reservados acima) e deixe por + 10 minutos. Adicione 2 litros de água de coco, tampe a panela e deixe a galinha cozinhar por +/- 30 minutos ou até que
fique macia.

5- Adicione 250 g de creme de oulicuri (ou leite de coco) sobre a galinha, 100 ml de sangue da própria galinha, 1 colher (sopa) do suco da mexerica, 2 colheres (sopa) de urucum (sementes de urucum em conserva no azeite) e misture bem. Acrescente 5 quiabos cozidos, 5 batatas pequenas cozidas e 50 g de coco verde em lâminas. Decore com biriribi em rodelas e acerolas

CREME DE OULICURI
1- Num liquidificador coloque 100 ml de água de coco e 50 g de oulicuri verde (ou leite de coco) e bata bem. Com o auxílio de uma peneira coe o líquido para tirar o leite. Coloque este leite de volta no  liquidificador, acrescente 50 g de aipim cozido, 30 g de queijo de cabra (ou queijo minas curado) e bata novamente até formar um purê (+/- 5 minutos).

 
Powered by Blogger