terça-feira, 21 de junho de 2011

ESTRELA DO DIA -MOZZARELLA DE BÚFALA

Já reparou que a muzzarela de búfala sempre vem acompanhada de tomate nas receitas?? Por que será? Ela é igual a goiabada com queijo, onde está uma, está a outra. Mas vamos conhecer hoje a nossa estrela do dia: A Muzzarela de Búfala.

Originada na Idade Média, a mozzarella de búfala atravessou séculos e hoje marca presença na gastronomia internacional. A mozzarela de Búfala é uma iguaria que vem sendo muito utilizada pelos bons gourmets.

Além de ser usada em deliciosas saladas, como a caprese, virou recheio de pizza ou mesmo de massas. Mas poucos sabem que esse produto pode trazer benefícios à saúde. Os puristas preferem apreciar a mozzarella fresca somente com azeite e orégano ou manjericão.
Mas ela é muito utilizada em várias receitas. Por suas características e seu sabor leve, combina perfeitamente com pratos típicos da região mediterrânea e dá um toque sofisticado às saladas. Na Itália, ela é bastante utilizada em pizzas e vários tipos de massa.


Dizem que durante a invasão do sul da Itália pelos Lombardos, no século V d.C., o búfalo foi introduzido na pecuária local, inicialmente entre o Lazio e a Campânia, região de terreno pantanoso. Enquanto trabalhavam no campo, os lavradores deixavam o leite de búfala em tachos.

A produção cresceu a partir do século XII, quando o produto foi incorporado à culinária do país. Mas a guinada aconteceu após a Segunda Guerra Mundial. Os fazendeiros italianos confinaram o gado e começaram a produção intensiva da mozzarella, mais voltada para o mercado externo. O produto desembarcou no Brasil em 1922 com o conde Matarazzo, que trouxe, da Itália, 22 búfalas e dois machos para a produção de mozzarella para consumo próprio.

Recentemente, as regiões centro e sul da terra natal do conde são as maiores produtoras, principalmente nas províncias de Caserta e Salermo, e em parte das províncias de Benevento, Nápoles, Frosinone e Roma.

O leite de búfala e seus derivados têm qualidades nutricionais superior aos leites produzido por outros animais A mozzarella de búfala é um produto natural, sem aditivos e com alto teor de umidade, muito diferente daquela produzida com leite de vaca, denominada Fiore de Late, na Itália. Para se ter uma idéia das diferenças entre os dois tipos de queijo, são necessários 12 litros de leite bovino para a fabricação do Fiore de Late, enquanto a mozzarella utiliza seis litros para apenas um quilo do queijo, sendo por isso usado para ajudar pessoas com deficiências em proteínas e vitaminas.

Muitos hospitais italianos, principalmente na ala da ortopedia, recomendam aos pacientes o consumo de duas mozzarelas de 180gr por dia, pelo seu alto teor de cálcio. Outro exemplo curioso é o do acidente da Usina Nuclear de Chernobil (Ucrânia), em 1986. Crianças expostas à radiação foram adotadas temporariamente por famílias italianas, da região de criação de Búfala, para serem alimentadas com esse leite, fortalecendo-se e neutralizando os efeitos da radiação. 

Feita exclusivamente com leite integral de búfala, a mozzarela tem cor branca brilhante, em tom de porcelana, e é extremamente macia, com a pele muito fina e lisa. O miolo é úmido e, ao ser partido, deixa escorrer um soro generoso, com leve e agradável aroma.

O produto também pode ser encontrado no formato de pequenas bolas, barras, folha  ou tranças. O processo de produção é elaborado e a mozzarella demora de quatro a seis horas ficar pronta.

As bolas são feitas a partir de uma massa quente de leite puro de búfala, coalho e sal. Após o cozimento, o produto cai em água gelada e, com o choque térmico, a massa endurece antes de ser cortada. O produto ainda passa três horas no soro para absorver o sal. Além de deliciosa, a mozzarella é benéfica para a saúde.

Taí, eu gosto de Mozzarella de Búfala e você?

 
Powered by Blogger