segunda-feira, 25 de abril de 2011

BEM COMER - SEGURANÇA ALIMENTAR - POR CECI SANTIAGO


                                                      O SUCESSO A SEU ALCANCE

A Segurança alimentar consiste em um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos, visando à manutenção e padronização de determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, e onde através delas os alimentos estarão adequados ao consumo.

É fundamental entender que agilidade na execução dos serviços, é a combinação entre o preparar de forma rápida e segura os ingredientes que vamos transformar nos alimentos servidos aos nossos clientes.

É assegurar sob todos os aspectos, minuto a minuto, a segurança alimentar de todos os itens do mais simples ao mais complexo serviço que possamos oferecer.

Os problemas de saúde causados pelos alimentos podem não estar associados ao que se come, mas à forma como são preparados.

Depois de preparar os alimentos de forma correta, deve-se também servir de maneira correta. As refeições no período em que estarão sendo servidas, também merecem a mesma atenção que os alimentos com que foram feitas.

Além das normas básicas de boas práticas de higiene, que devem ser minuciosamente observadas durante o preparo e a distribuição, alguns cuidados precisam ser reforçados:

• Utensílios e equipamentos que são utilizados para a distribuição de alimentos crus, devem ser higienizados antes de servir alimentos cozidos, a fim de evitar a contaminação cruzada;

• As mãos dos atendentes e garçons devem ser higienizadas sempre após utilizar o banheiro, em intervalos estabelecidos ao longo do serviço e ao manusear alimentos crus;

• Os cabelos devem estar presos durante toda a duração do evento;

• Observe o prazo de validade dos produtos processados em sua linha de produção, bem como os adquiridos já industrializados;
Mantenha os alimentos preparados longe da chamada "zona de perigo",

que são as temperaturas entre 4ºC e 60ºC graus;

Através dessas ações simples e fáceis de serem adotadas estaremos não só produzindo alimentos seguros, mas principalmente oferecendo aos nossos clientes qualidade de vida.
 
Essa é a chave do nosso sucesso!!!!!

Ceci Santiago assina a Coluna - Bem Comer, toda segunda feira ela nos dará dicas e informações preciosas de como se alimentar melhor
Profissional com formação técnica em Nutrição e algumas especializações.
Docente do curso de Gastronomia da UNIRIO e de Pós Graduação da Gama Filho em Segurança Nutricional.

 
Powered by Blogger