sábado, 22 de janeiro de 2011

MIOJÃO SALVAÇÃO DA LAVOURA



Ontem a noite estava com uma baita fome e com uma certa preguiça de ir para cozinha, cozinhar algo considerável, apesar de que só estava eu e minha senhora e ela está naquela famosa dieta que somente dura uma semana, fazer o quê, me restou olhar pra dispensa e ver aquele macarrão instantâneo me dizendo - ME COME !!!!!!!

Macarrão instantâneo (também conhecido como miojo) é um tipo de macarrão pré-cozido, que possui um pouco de óleo a ser preparado apenas com a adição de água fervente - durante uns poucos minutos - e um pacote de tempero pronto.



Ele virou salvação nas madrugadas depois daquela balada que a gente sempre tem fome, é item de ração dos militares em operações de guerra, nos acampamentos e por aí vai.

Cada um tem sua maneira de fazer o seu miojão, nossa hoje existe receitas e mais receitas contendo o miojão, ele se faz necessário na mesa dos brasileiros e até nos momentos mais difíceis , até por que é barato e garantia de refeição rápida, não estou aqui falando de valores nutricionais e nem mesmo se é bom ou ruim , pois tem aqueles que torcem o nariz, quando se houve falar do miojão, acredito que é puro preconceito, pois eu adoro, e não tenho vergonha de dizer isso.

Minha filha adora comer miojo com ovo cozido e com pouco caldinho, minha dignissima senhora ataca com ketchup, eu adoro colocar 2 colheres de requeijão no fundo do prato e colocar o miojo feito conforme a indicação e salpicar queijo parmesão ralado ( não me critiquem, hein!!!!, sou normal).

Os mais gourmets, adoram afrescalhar e colocar tudo que vê na geladeira, enfim,  falem se o  MIOJO É BOM OU NÃO É???????

Fuçando a Internete , fui pesquisar um pouco mais sobre o miojão  e de acordo com uma pesquisa japonesa, realizada no ano 2000, o macarrão instantâneo foi considerado a invenção japonesa mais importante no século XX. O karaoke veio em segundo lugar, e o CD veio em quinto. Estima-se que em 2002, 65 bilhões de unidades de macarrão instantâneo são servidas mundialmente.


Seu baixo custo (normalmente, no Brasil custa menos de R$1,00) e sua facilidade de preparação tornam o macarrão instantâneo um alimento popular entre aqueles que não sabem cozinhar, estudantes e pessoas que vivem sós, sem falar nos temperos diversos que permitem não enjoar. A rapidez e praticidade na preparação são um dos seus grandes trunfos.


Momofuku Ando
(eita nominho dificil)
Acredita-se que o primeiro macarrão instantâneo foi o E-fu, na China, do século XVI. Entretanto, o inventor do macarrão instantâneo de nossos dias foi [[Momofuku Ando]], nascido em Taiwan em 1910 durante a ocupação japonesa. Apelidado de o "Rei dos Macarrões", Momofuku morreu em 05 de janeiro de 2007, em Osaka no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca. "A paz está garantida quando não se está com fome", dizia Momofuku, que criou O famoso macarrão em 1958, pela empresa Nissin, que no Brasil em seus primeiros anos teve o nome Miojo, o qual se tornou sinônimo do produto. Atualmente, há uma variada gama de produtos baseados em macarrão instantâneo: talharim, yakisoba, "cup noodles", etc.



Em sua biografia, Momofuku diz que sua necessidade de fabricar alimentos de baixo custo e de preparo fácil se deu início após ter presenciado, depois da guerra, uma enorme fila de pessoas famintas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa.

Bendito MoMofuku....

 
Powered by Blogger