sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PLANEJANDO UMA FESTA

Planejar um evento requer tempo e cuidados, seja ela receber os amigos em casa, um grande evento como um casamento ou até mesmo uma confraternização na sua empresa.

Se vocês vão dar uma festa devem começar a pensar em seu planejamento, os que irão casar terão que ver os serviços de Buffets com a mesma antecedência que a Igreja, pelo menos oito meses antes da data. As opções são bastante variadas. Vocês podem contratar um buffet, um "promoter" que irá assessora-los integralmente, ou, deixar algum parente incumbido de cuidar de tudo, como contratar mão de obra diretamente de agências.



É de "bom tom" todos os convidados para a cerimônia serem chamados, também, para a festa. Cuidado com os penetras.


Para todos os tipos de festas existem os seguintes tipos de serviço de buffet:


À Francesa - Os convidados são servidos nas mesas pelos garçons (o ideal é um profissional para cada oito convidados) que montam os pratos nas próprias mesas, ou em aparadores próximos. Originalmente ocorria da seguinte forma: o serviçal aproximava-se da anfitriã com as bandejas acondicionando as matérias primas, ela, montava os pratos e o serviçal servia aos convidados.

À Brasileira: Pratos e travessas ao centro da mesa. Todos os convidados se reúnem em uma mesa grande e comem juntos.


À Americana: Jantar informal onde a comida é colocada em uma grande mesa. Na ponta são colocados os talheres. Usado normalmente quando não há lugar à mesa para todos os convidados. Cada pessoa se serve, senta onde houver lugar ou come em pé. Nunca deve ser usada a mesa principal, pois estará personalizada pelos noivos.


À Inglesa:


Direto – O garçom traz a travessa e serve a pessoa diretamente.
Indireto – O garçom faz o prato do convidado em mesa auxiliar e serve.


Franco-Americano: A comida é colocada em rechauds em uma mesa e os convidados podem se servir à vontade dos pratos quentes. Os garçons servem somente o coquetel.



Self-Service (buffet): Arrumação em forma de buffet, em que cada convidado se serve sozinho.

Finger Food: Ideal para casamentos mais modernos e dançantes, estimulando o encontro e a interação dos convidados. Pequenas porções de mini wraps, canapés sofisticados, sticks e muitas miniaturas servidas em pequenos bolws, onde os próprios convidados se servem. Aposte em um cardápio variado e na decoração da mesa (o ideal é o auxílio de um garçom quando a festa reunir mais de 20 convidados).


Menu volante (degustação): Incentiva a mobilidade dos convidados, dispensando as mesas, que são substituídas por lounges. Os cardápios são personalizados e o serviço é modernizado, destacando pequenas porções de salgados e petiscos, servidos em esquema de jantar degustação, com itens servidos volantes em mini cumbucas e panelinhas, de diversos materiais e cores, como porcelana branca, vidro e prata. As porções costumam ser servidas de forma que os convidados possam comer em pé, não sendo necessário o uso de facas.


Brunch: Intimista e bem familiar, é servido geralmente entre 11 e 14 horas, oferecendo um clima despojado e casual. Servido durante o dia, normalmente reúne café-da-manhã e almoço com pratos quentes e frios, bebidas frescas e sucos de frutas, além das bebidas alcoólicas. Oferece uma riqueza de itens: tortas doces e salgadas, quiches, bolos, muitas frutas, frios, diversidade de pães e frios. O menu ainda pode acompanhar saladas servidas em taças e também massas.


Coquetel: Servido normalmente à tarde, entre 15 e 18 horas, o serviço disponibiliza salgadinhos frios e quentes em diversas mesas espalhadas pelo salão. Suco de frutas, batidinhas de diversos sabores, com e sem álcool, refrigerantes e água devem ser servidos à vontade. É uma opção mais econômica que pode ser oferecida para recepções mais simples, seguida pelo corte do bolo e brinde com champagne


Outros conselhos:


Alguns Buffets proporcionam aos noivos a indicação de profissionais que conciliam outros serviços e necessidades, tais como, Igreja, música, foto e filamgem, decoração floral, trajes, locação de veículos, "Vallet Service", etc. Em uma minoria, os eventos são coordenados pelo próprio promoter que lhe atendeu. Mas certifique-se disto.


É possível contratar "Promoters" independentes que lhe podem fornecer todos estes itens e coordena-los no decorrer do evento. Mas tome o cuuidado para que nada seja feito sem seu consentimento.


Se esta posssibilidade lhe agrada, opte sempre por contratar um profissional que além de lhe fornecer toda a infra estrutura, coordene tudo durante seu evento, inclusive serviços de Buffet até que o último convidado vá embora. São pouquíssimos profissionais com esta capacidade.


A correria durante todo o período de preparação de sua festa foi grande e neste dia tudo deve estar organizado de forma que você, o noivo, seus pais, venham ao evento como fossem meros convidados, para aproveitarem a festa e não ficarem com a estigma de anfitriões preocupados com o decorrer do evento.


Alguns cuidados devem ser tomados, além da qualidade dos profissionais a serem contratados. Faça sempre uma pesquisa, a priori, do CNPJ, CPF, dos prestadores de serviços, buffets, decorador, fotógrafos e outros; para evitar futuros aborrecimentos.


Foto e Filmagem, certifique-se que o profissional contratado pode atuar na Igreja e ou no Buffet.


Música ! imprecindível para a animação de sua festa. Porém tenha cuidado, muitos estipulam horários de término. Veja se esta dentro de sua expectativa. Veja os trajes com que irão se apresentar. Veja a alimentação dos profissionais, se será fornecida como cortesia pelo Buffet ou se será cobrada a parte.


Decoração Floral, normalmente estes profissionais atendem a vários eventos no mesmo dia. Certifique-se que tenham estrutura para atender a sua festa. Com relação aos arranjos, peça sempre uma amostra antecipadamente e descreva no contrato, se possível, as flores que serão utilizadas.


"Vallet Service" , se houver, questione se possuem "seguro" para que possa cobrir quaisquer eventualidades e danos aos veículos, evitando maiores aborrecimentos ao seus convidados.

Depois de todas estas informações , tenham um boa festa.
e consulte a minha empresa PITADA BRASIL.

pitadabrasil@hotmail.com

 
Powered by Blogger