terça-feira, 31 de maio de 2011

ESTRELA DO DIA - OSTRAS QUE TE QUERO OSTRA

Ostras não tem meio termo: ou ama ou adeia.

As ostras podem ser encontradas em todos os mares do mundo, menos em águas muito frias e/ou poluídas. No início, estes moluscos vivem soltos nas águas e na areia e com o passar do tempo fixam-se nas rochas. Seus principais predadores são, além do homem, diversas espécies de peixes, a estrela do mar, caranguejos e outros tipos de moluscos. Hoje, os maiores produtores de ostras são: Portugal, Itália, França, Inglaterra, Holanda e Bélgica.


Quando precisa se alimentar, a ostra abre as conchas e suga a água para dela retirar seus nutrientes (plâncton, algas e alimentos diversos em suspensão) que ficam presos no seu muco e de lá são transportados até a boca. Quando a temperatura passa dos 10°C, as ostras costumam ingerir mais alimentos, chegando a filtrar, cada uma delas, até 5 litros de água por hora.

Aqui no Brasil as melhores ostras são as do Sul.




A ostra não é o único molusco capaz de fazer pérolas (o mexilhão também pode, por exemplo, embora isto ocorra muito mais raramente). A “fabricação” da pérola se dá quando alguma substância estranha entra em contato com o corpo da ostra. Como conseqüência, a ostra produz uma espécie de resina chamada de madrepérola que envolve o agente invasor, seja ele sólido ou líquido. Com o passar do tempo, a crescente solidificação da madrepérola transforma-se em pérola, cujas cores podem ser bem variadas: preta, branca, cinza, vermelha, azul e verde. As pérolas utilizadas para fazer jóias são aquelas com formato bem esférico e feitas por um tipo especial de ostras chamadas de ostras aladas.


Apesar da aparência não muito agradável, a ostra é um molusco muito apreciado na culinária por diversos povos (há evidências de caçadores de ostras em várias civilizações costeiras da pré-história). É um animal rico em zinco, um dos nutrientes requeridos para a produção de testosterona (hormônio masculino). 

Ostras são bivalves, o que significa que suas conchas são formadas de duas partes, as valvas. As valvas das conchas são mantidas juntas por um ligamento elástico. Este ligamento é posicionado onde as valvas se juntam, e usualmente as mantém abertas para que as ostras possam se alimentar. Como a ostra cresce de tamanho, sua concha também deve crescer. O manto é um órgão que origina a concha da ostra, usando os minerais dos alimentos. 
 
Essas são as partes de uma ostra dentro da concha:
  • boca (palpus)
  • estômago
  • coração
  • intestinos
  • guelras
  • ânus
  • músculo abdutor
  • manto

Portanto, uma pérola é uma substância estranha coberta com camadas de madrepérola. A maioria das pérolas que vemos nas joalherias são objetos bem redondos, e são as mais valiosas. Nem todas as pérolas se saem tão bem assim. Algumas pérolas possuem um formato irregular - estas são chamadas pérolas barrocas. As perolas, como você provavelmente já notou, possuem grande variedade de cores, incluindo branca, preta, cinza, vermelha, azul e verde. A maioria das pérolas podem ser encontradas por todo o mundo, mas as pérolas pretas são nativas do sul do Pacífico. 

As pérolas cultivadas são criadas pelo mesmo processo que as pérolas naturais, mas claro, com uma mãozinha dos criadores. Para criar uma pérola cultivada, o criador abre a concha da ostra e faz uma pequena fenda no tecido do manto. Pequenas irritações são então inseridas por baixo do manto. Em pérolas cultivadas em água doce, cortar o manto da ostra é o suficiente para induzir a secreção de madrepérola que produz uma pérola sem que para isso um corpo estranho tenha que ser inserido. 

Apesar das pérolas cultivadas e naturais serem consideradas de igual qualidade, pérolas cultivadas tem geralmente um valor menor, já que não são tão raras.







A ostra é muito apreciada como comida, tanto crua quanto cozidas, e tem reputação de ser um afrodisíaco dada a alta concentração de zinco nela. Já comi de várias formas (no bafo, gratinadas, em sopas…) mas gosto mesmo é dela com sal, limão e só! Não tem segredo: lave as ostras em água corrente, abra com abridor próprio (não é difícil e nem requer força, mas se não souber, lá no supermercado eles abrem). Cuidado para não lavá-las depois de aberta, senão ela perde o sabor. Misture os ingredientes do molhinho e jogue por cima na hora de servir.

Enquanto as ostras estiverem com as conchas bem fechadas é sinal que estão vivas. Mas, atenção! É possível que as mesmas se abram para relaxar o músculo, neste caso, para saber se isso está acontecendo, pressione suavemente uma valva contra outra, se fechar é porque ainda estão vivas (como a temperatura está baixa, a ostra responde lentamente).

A estação mais favorável para as ostras inicia-se em final de abril e vai até dezembro (no caso da região de cultivo da Fazernda Marinha Atlântico Sul), quando a temperatura do mar encontra-se mais baixa. Durante esse período, as ostras possuem sabor mais adocicado e um corte em sua carne é como em uma peça de picanha macia e firme. Que delícia!

Ostras, mexilhões e vôngoles podem e devem ser consumidos por pessoas que estão tentando limitar o consumo de colesterol e também podem contribuir significativamente em dietas de baixa gordura.




Ostras, mexilhões e vôngoles possuem pouca gordura, incluindo gorduras saturadas! Desfrute dessas delícias mantendo uma dieta saudável!

 
Powered by Blogger