domingo, 5 de dezembro de 2010

UM ITALIANO CHAMADO CAESAR E UMA SALADA PARA NINGUÉM COLOCAR DEFEITO


Hoje fiz um almoço  de aniversário, onde o cardápio era extenso, e um dos pratos que chamou atenção talvez devido ao calor que estava fazendo, foi uma salada Caesar. Mas o que tem de especial nesta receita que habita os restaurantes pelo Brasil inteiro? e cada um com uma receita diferente?. Eu particulamente aprendi  esta tempo atrás, e é claro que já dei o meu toque pessoal.
Mas nos dias quentes de verão nada como uma saladinha para saciar a fome, não é mesmo? por isso fui a caça deste que se diz o criador desta salada, mas há controversias. Pelo sim pelo não quem ganhou fomos nós.




Caesar Cardini (nascido Cesare) (24 de Fevereiro de 1896 - 3 de Novembro de 1956) foi um chefe de cozinha italo-mexicano, proprietário de um hotel-restaurante no seu país e que imigrou para Tijuana, no norte do México. Supõe-se que tenha sido ele que no dia 4 de Julho de 1924 inventou a popular e hoje mundialmente famosa salada César que se tornou um prato na moda em Hollywood entre as celebridades, em especial de ter mudado as instalações do seu hotel uns quarteirões para um novo edifício construído em 1929 (hoje chamado Hotel Caesar's).








Outra versão se diz que foi criada em uma das cidades de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini de origem italiano no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de Caesar Cardini.


Esta versão narra como uns pilotos norte-americanos chegaram ao hotel e pediram uma simples salada, e a falta de tomates ou outros ingredientes típicos, o chef Santini seguiu uma velha receita familiar com a que sua mãe os alimentava no sul da Itália em tempos difíceis; uma salada romana, ovos, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglesa e suco de limão. A salada foi todo um sucesso e foi denominada inicialmente como "salada dos aviadores", e com o tempo César Cardini registrou-a como própria e a internacionalizou.


Com o tempo a receita tem sido modificada para degustá-la com frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes que a enriqueceram.


A Caesar salad, conhecida em Portugal como salada César, é uma variante de salada realizada com alface romana e croûtons temperados com azeite de oliva, ovo, suco de limão, molho inglês e pimenta preta.


SALADA CAESAR MINHA VERSÃO
Ingredientes
Para os croutons:
- 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 colher (chá) de sal
- 1/4 de colher (chá) de paprica picante
- 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
- Pão italiano cortado em quadradinhos



Para o molho da salada:
- 2 dentes de alho
- 4 filés de anchovas
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
- 1 colher (sopa) de suco de limão espremido na hora (nos EUA, usa-se limão siciliano)
- 1 colher (sobremesa) de molho inglês (worcestershire)
- 1 colher (chá) de mostarda dijon
- 1 gema de ovo (pode substituir por 1 colher de sopa de maionese)
- 1/3 de xícara de azeite extra virgem
- 1 xícara de queijo parmesão ralado grosso 
- 1 maço de alface romana ou alface americana( mais fácil de encontrar)



Modo de Preparo
Numa tigela misture a manteiga, o azeite, o sal, a paprica picante e a pimenta do reino moida na hora. Coloque por cima dos cubos de pão na assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25 minutos e mexendo vez em quando para tostar por todos os lados. Reserve.

Corte grosseiramente as folhas de alface romana com as mãos e coloque numa travessa.


Para o molho:
Amasse os filés de anchovas com o garfo e misture com alho até ficar uma pasta. Vá misturando a pimenta, o suco de limão, o molho inglês, a mostarda e a gema de ovo. Por último, misture o azeite. Se ficar grosso, vá adicionando azeite até ficar um líquido cremoso. Despeje o molho sobre as folhas só na hora de servir. Misture bem e espalhe o queijo ralado e os croutons.

 
Powered by Blogger