domingo, 26 de setembro de 2010

PROMOÇÃO - QUEM QUER IR A UM RESTAURANTE NO RIO DE JANEIRO?

Meu sonho de consumo

Hoje  é domingo..... e assim como eu, muitos não querem saber de fogão nos fins de semana, concordam? Pois é, vocês acham isso, mas a dignissima, amada, idolatrada, salve e salve esposa exige que eu cozinhe, por isso que gosto de viajar nos finais de semana, me ajudem por favor!!!!!!!!!!





Fiquei pensando no que fazer para ajudá-los a sair do marasmo deste domingão, confesso que estava no banheiro (que horror!!!, ué!!! ninguém faz isto não!? ô horinha boa pra raciocinar!) e resolvi fazer uma promoção e como seria esta promoção? ahaaaaaaaa, então pensei :





- Por que este blog não sorteia alguns almoços ou jantares nos restaurantes que frequenta?
- Por que vocês simples mortais não podem acompanhar este blog em algumas destas maratonas?






Como sou um chefe bonzinho (A Valéria que o diga! )  este blog vai sortear por quinzena um almoço ou jantar. A PRINCÍPIO  para o pessoal aqui do Rio de Janeiro, depois quem sabe, dependendo de quem me seguir neste blog eu consiga estender para os outros estados.



-  E a pergunta que não quer calar é: Como funcionará esta promoção?

É simples. A  cada 15 dias  este blog indicará um restaurante da Cidade do Rio de Janeiro. Depois fará os comentarios sobre o restaurante indicado e VOCÊS LEITORES terão que enviar comentários criativos sobre o "post".

O ganhador será sorteado pelo próprio restaurante   que escolherá o comentário mais criativos entre os seguidores deste bloge, o prêmio será  UM  e APENAS UM  almoço ou Jantar, que incluirá um acompanhante (mas sem bebidas, olhem a lei seca hein!!!).
Em seguida vocês verão o nome do ganhador aqui, e este blog entrará em contato para entregar o voucher. Agora se vocês quiserem me convidar!? Eu aceito o convite, é claro!


Criatividade

Então a criatividade tem que estar em alta, mas não pensem que é tão mole assim, lembrem-se, só valerão os comentários dos seguidores deste blog (pensaram que era mamar na teta da vaca?). Então minha gente levantem da cadeira e comecem a mover os traseiros, melhor, sentem na cadeira e comecem a mexer os dedos para divulgar este blog convidando as pessoas a me seguirem  e a postarem seus comentário, que vença o melhor!



 

Ah! Pessoal dos outros estados, não fiquem tristes! Tragam blogueiros para este blog, assim talvez eu consiga estender esta mesma promoção ao estado de vocês.
Agora se vocês quiserem vir ao Rio de Janeiro por conta própria, a promoção também valerá. Então mãos à obra,  juntem-se e espalhem a notícia.


Participem, vamos juntos aprimorar nossos conhecimentos sobre o que a Gastronomia do Rio tem a nos oferecer.

COMEÇA AMANHÃ, DIA 27 DE SETEMBRO DIA DE COSME E DAMIÃO.
AMANHÃ POSTAREI  O RESTAURANTE DESTA QUINZENA.

MARATONA EM COPACABANA - CAPITULO II - O ÍNDIO

Continuando a maratona pelo polo Lido em Copacabana, saí do restaurante Amir muito satisfeito com o que vi  e principalmente com Chefe. Caminhos pelas calçadas de Copacabana em direção ao nosso próximo restaurante a Churrascaria Palace.


http://www.churracariapalace.com.br/
 "Churrascaria Palace é o endereço mais tradicional da categoria, inaugurado há 58 anos ao lado do Hotel Copacabana Palace, o que explica o grande número de turistas que procuram a casa. Segue a fórmula-padrão dos rodízios: carnes assadas em espeto, bufê com saladas, pratos de peixes e frutos do mar, acompanhamentos quentes pedidos na mesa. São 25 opções de cortes como a exemplar picanha borboleta e a costeleta de cordeiro acompanhada de geleia de hortelã."

Este não é o nosso Índio!
Chegando lá, de cara, fomos recebidos pelo Índio ( Índio?????, num tá estranho???), pois é,  foi ele mesmo que nos recebeu. Engraçado esta história de assimilar o nome com a pessoa, pois quando a Carla me falou que eu conheceria o Índio, na minha cabeça veio a figura de um Índio de verdade (meio bobice, né?), mas para grande surpresa o "Índio" simplesmente era o máximo.






Este é o nosso Índio
Sabe aquele cara que ama o que faz!? e é não por que estava na minha presença (pois é, até parece que sou gente) mas prestei atenção nele, ia a todas as mesas e tratava todos os clientes com a mesma atenção e alegria. E como sou fuçador perguntei a alguns clientes assíduos que confirmaram as minhas impressões quanto ao tratamento carinhoso e dedicado que  sempre lhes é dispensado pelo Índio (ei-lho aqui na foto ao lado!). Bom, depois de conhecer essa figuraça, vamos ao que interessa; comeeerrrr!!!!


"Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas foram aperfeiçoadas, principalmente entre os caçadores e criadores de gado, dependendo sempre do tipo de carne e lenha disponíveis."



Em todas as churrascarias o curioso é: Se vou lá pra comer Carne, por que tem de ter sushi, peixe e outros tipos de preparações que tiram a atenção do item principal, a carne!?. Mas senhoras e senhores, e senhoritas também que estão lendo este blog, existe uma explicação para tal fenômeno e a culpa é das mulheres, simmm das MULHERES! Já dizia a lenda que as mulheres não queriam acompanhar os seus homens a este tipo de estabelecimento, pois como era e ainda é estilo rodízio, elas não conseguiam comer muito, dando um certo prejuízo ao bolso dos homens (ah tá! grande coisa! minha mulher me dá prejuízo em muitas outras coisas, até hoje!) e é por causa das famosas e costumeiras dietas delas, que vemos o desfile de outros pratos sui generis numa churrascaria.

Simulação (imaginem esta cena tá!)

Domingão, o marido chegou do futebol e sua senhora fazendo as unhas na sala.



- Mulher, vamos à churrascaria Palace comer carneeee?
- Na churrascariaaaaa?????? (bem afetada!) e a minha dieta?????
 O marido faz aquela cara e faz outra pergunta:
- E então o que vamos almoçar???
A mulher responde:
- Vamos na casa da mamãe comer uma saladinha e um peito de frango grelhado!!!!

Pena que eu não posso fazer isto com minha sogra!



Aí eu te pergunto: Quem é que quer almoçar na casa da sogra no final de semana???? Tudo bem sei que o nosso silêncio é a nossa resposta! Mas não é pra xingar esta filha da @&%*#¨¨§, hein?!











Foi daí que as churrascarias para atrairem a atenção das mulheres começaram a diversificar seus produtos, incluindo no seu cardápio comida japonesa, muito mato, diversos tipos de mato (Nossa!!!!! a Nina, coelha da minha filha ia fazer a festa!). Aí eu te pergunto:  Está errado?? Claro que não, o mercado precisa sobreviver e foi uma boa solução para que esta cultura não acabasse.



"Na América do Sul a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico."

Ih Caramba! deixa eu voltar para o Índio.

O Índio é o que chamamos de multiuso pois ele é churrasqueiro, atendente e costeleiro.

Costeleiro?  Existe esta profissão?  Pois é, achei um costeleiro.

Costela do Índio! Não dá água na boca?
Costeleiro é o individuo que apenas prepara a costela, e minha gente não é uma simples costela é a COSTELA. Pra começar o tempero dele é muito bom, eu não vou dar a receita aqui, porque eu gostaria que ele fizesse isso no programa (acompanhem o programa) e como respeito muito meu trabalho, primeiro lá, depois aqui.  Depois  ele tira até 6 cortes diferentes na peça de costela,  fazendo-nos descobrir sabores diferentes numa única peça (e olha que nem sou chegado a costela hein!). Olha que a maneira dessa figura "vender o seu peixe" é que faz a diferença.





- Ah! ainda vinham os passadores de churrasco, vocês acham que eu dei conta? Claro que dei, afinal sou profissional. (rsrsrs)






"A carne assada era a refeição mais fácil de se preparar quando se passava dias fora de casa, bastando uma estaca de madeira, uma faca afiada, um bom fogo e sal grosso, ingrediente abundante que é utilizado como complemento alimentar do gado."


"A partir dali o costume cruzou as regiões e se tornou um prato nacional, multiplicando-se as formas de preparo, o que gera entre os adeptos muita discussão sobre o verdadeiro churrasco, como por exemplo a utilização de lenha ou carvão, de espeto ou grelha, temperado ou não, com sal grosso ou refinado, de gado, suíno, aves ou frutos do mar."


"O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos gaúchos, expressão que virou nome do cidadão nascido no estado do Rio Grande do Sul."

 
Powered by Blogger