segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O ARROZ NOSSO DE CADA DIA

Hoje segunda-feira!!! Dia de começar aquela dieta, não é isso???



Agora quem foi o infeliz que disse isso? Veja bem, já estou casado mesmo....


Vamos ao que interessa, quero começar a minha segunda-feira falando sobre o arroz, até por que eu odeio chegar em casa com uma baita fome, até porque eu não como nada no trabalho (não por que não tenha e sim por não me dar ao luxo de poder parar)


E aí chego em casa e a nossa querida ajudante já está com arroz pronto desde às 14h, tadinha dela, mal sabe ela, que tenho vontade de esganar a cara dela, mas ela é muito atenciosa e não faz por mal, segue ordens da minha digníssima esposa, aí a minha revolta é dirigida à minha esposa, êpa, êpa, êpa, com essa aí eu não posso brigar, senão vocês já sabem né!!!!!


Mas consegui convencer a minha digníssima, idolatrada e amada esposa de deixar para fazer o arroz na hora em que chegarmos, afinal são apenas no máximo 25 minutos para o arroz ficar pronto além de  lindo, maravilhoso e gostoso. E não aquele arroz que vai precisar requentar para ser consumido.


CONSELHO: Quem estiver de dieta, coma arroz requentado, pois tenho certeza de que você irá comer menos, eu nunca vi ninguém resistir a um arroz quentinho, fresquinho, cheirozinho, enfim, cheio desses "inhos" que adoramos ficar repetindo.


Mas voltando ao que interessa, o arroz ainda é um item que não pode faltar na mesa do brasileiro, seja ele parbolizado, ou agulhinha, tudo depende da região, caro ou barato ele está sempre lá. Os mais chiques fazem risoto com arroz arbório e alguns restaurantes fazem risoto com o arroz parbolizado dizendo que é risoto, ê pessoal sem noção!!!!!


Mas alguém sabe fazer um bom arroz??? Qual o segredo para fazer e se obter um bom resultado do arroz branco cozido?


Cada um tem sua receita e cada um tem sua maneira de fazer, e eu respeito isto. A receita que falarei aqui é simples e que qualquer um pode fazer sem erro, o importante é estar com o mise-em-place* e respeitar as medidas certas.


Mise en place (dito "miz õ plas") é um termo francês que significa, literalmente, "posta no lugar". Consiste de uma etapa inicial para o preparo de um prato, na qual você separa todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo. Os ingredientes devem ser medidos e se necessário, descascados, cortados, etc. É fundamental fazer a mise en place para a boa execução de qualquer receita, assim você não sai correndo atrás dos ingredientes quando as coisas já estão na panela. Um cozinheiro profissional não sobrevive sem a mise en place. Este termo também pode ser utilizado para o montagem da mesa ou seja colocar os talheres, taças e pratos, etc... Usando o exemplo de um restaurante, o "maitre" sempre pede aos garçons para alinharem o mise en place, desta forma será verificado se os talheres estão devidamente alinhados com os demais utensílios da mesa.


Então vamos a minha receita


Arroz Branco

Ingredientes:

-3 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
-1 dente de alho amassado
-½ cebola pequena picadinha
-2 xícaras (chá) de arroz tipo agulinha tipo 1
-1 folha de louro
-4 xícaras (chá) de água fervente

-Sal a gosto


Modo de preparo:

Aqueça numa caçarola o azeite e refogue primeiro a cebola até amolecer, acrescente o alho e deixe ficar levemente dourado, junte o arroz e a folha de louro e literalmente frite o arroz por uns 3 minutos e só aí acrescente a água fervente. Quando começar a borbulhar, abaixe o fogo e tampe a panela, deixe cozinhar até secar a água, desligue o fogo e continue com a panela tampada por pelos menos 5 minutos. Está pronto.


Atenção: cuidado com arroz de má procedência, aqueles tipo 2, 3, 4... aconselho colocar uma proporção menor de água e se necessário acrescentar aos poucos, por que senão é bem capaz dele sair empapado


Já vi muitas receitas que usam suco de limão, manteiga depois da preparação. Pode colocar tudo isso, eu vou falar que pode, mas o mais importante mesmo nesta simples receita é respeitar a proporção de 2 por 1, isto quer dizer, que para uma medida de arroz , acrescente duas de água. Ah! pode colocar água fria? pode!!! Por que não?! Isto só vai demorar mais o processo do cozimento, agora nunca deixe de fritar o arroz, pois esta é uma dica que nossas avós, no meu caso minha bisavó me deixo como herança. Afinal, sou jovenzinho ainda... rsrsrs


Agora por favor, não me digam mais que com esta informação você não sabe fazer arroz.


Para saber informações sobre tipo de arroz, visite o site www.ufrgs.br/alimentus/terradearroz/index.htm
lá você irá encontrar muitas informações sobre este maravilhoso e versátil ingrediente.





INFORMAÇÕES DE MINHAS PESQUISAS

COMO GUARDAR O ARROZ


  • O arroz branco pode ser guardado por muito tempo em ambiente fresco e seco. De qualquer forma, depois de aberto o pacote, o produto deve ser acondicionado em recipiente bem fechado, para evitar que absorva umidade do ambiente e adquira odor ou sabor estranhos. O arroz integral tem um poder de conservação menor que o arroz branco e, em condições normais de armazenagem caseira, não deve ser conservado por mais de 6 meses. O arroz cozido, seja branco, parboilizado ou integral, pode ser conservado na geladeira, por uma semana, ou no freezer, por até seis meses.

Você sabia...


... Que existem diversas lendas que contam sobre a origem do arroz? Os árabes acreditam que o arroz se originou de uma gota de suor de Maomé. Já os chineses contam que durante uma grande fome, os habitantes da região de Sichuam enviaram pássaros aos deuses pedindo um alimento para aliviar a sua fome, e como resposta os pássaros trouxeram grãos de arroz.





... Que o maior consumidor de arroz no mundo é a China, Índia e Indonésia? Na China são colhidas 197 milhões de toneladas por ano.



... Que em muitas línguas asiáticas algumas palavras e expressões estão relacionadas ao arroz? No Vietnã, quando alguém encontra um amigo passeando com seu filho pequeno e deseja saber como anda a criança ele pergunta: "Quantas tigelas de arroz ele comeu hoje?". Na Tailândia a palavra refeição significa "comer arroz".


... Que o arroz é o personagem principal de uma das mais importantes festas da Malásia? Ela homenageia o deus criador (Konoingan), que sacrificou sua única filha para que ela se convertesse num alimento, obviamente, o arroz.




... Os cientistas acreditam que existam 140.000 variedades de arroz cultivado? Mas o número exato não é conhecido.




... Os arrozais das Filipinas são tão impressionantes, que a Unesco os tombou como Patrimônio da Humanidade?


... Como surgiu o hábito de jogar arroz nos recém-casados? Certa vez, na antiga China, um mandarim poderoso quis dar prova de vida farta. Então fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz, iniciando a tradição.

... Que os chineses ofereciam arroz ao mortos? Um antigo rito chinês consistia em colocar uma tigela de arroz cozido, com um par de pauzinhos (fachis) espetados na posição vertical aos pés do morto, para que ele possa se alimentar em sua viagem para o além.




... Que o arroz também pode ser usado na fabricação de bebida alcoólica? O saquê é uma bebida milenar, de origem oriental, muito apreciada no Japão, obtida através da fermentação do arroz, com uma alta porcentagem de alcoólica, 20% (muito superior ao vinho, que tem em média 12%). Descoberto ao acaso, conta a lenda que certa vez um homem esqueceu o recipiente onde havia cozido o arroz destampado, depois de alguns dias o arroz havia mofado e o homem percebeu que isso promovera uma alteração (fermentação) que resultou num produto muito saboroso.




...Até o século 5 a.C., o produto era feito da seguinte maneira: mascava-se o arroz para fermentá-lo com a saliva e depois cuspia-se em tachos para só então iniciar o preparo da bebida. Esse método era chamado de “Kuchikami no sake”, ou saquê mastigado na boca. Depois, segundo os mitos daquele povo, o arroz só podia ser mastigo pelas virgens, únicas capazes de "purificar" o mingau, pois eram representantes dos deuses na terra.



...Depois de algum o tempo o processo se modernizou o arroz era lavado e colocado em recipientes enormes para cozinhar. Depois, a pasta obtida era processada até chegar ao produto final. Hoje o saquê é produzido em escala industrial, sendo a produção artesanal proibida naquele país.



...Apesar da evolução no processo de fabricação, o saquê continua sendo uma bebida tradicional. No Japão, beber saquê é um ritual, segundo a tradição, bebe-se o produto para eliminar as preocupações e prolongar a vida. Tradicionalmente o saquê é servido frio em "xícaras" quadradas feitas de madeira, chamadas "massu". Alternativamente, o saquê também é consumido quente, entre 40 - 55°C.

 
Powered by Blogger