segunda-feira, 29 de novembro de 2010

GOSTO SIM, E COM MUITO GOSTO



Já se perguntaram quantos chefes de cozinha existem no mercado???
Ainda não fiz esta pesquisa, mas com certeza farei.








Mas existem chefes e CHEFES, se é que vocês me entendem. E falar de CHEFES que fazem a diferença no mercado é muito bom e principalmente quando os conhecemos pessoalmente e quando comprovamos o quão talentosos são, e sem deixar a humildade.E isso é o que vale da nossa profissão e o que vale da vida. 











Por isso é que não posso deixar de falar deste talento e por que não desta mulher guerreira, que faz a diferença nesta profissão que é tão concorrida.








Seu restaurante é parada obrigatória para quem visita Visconde de Mauá aqui no estado do Rio de Janeiro, estou falando de Mônica Rangel que comanda, há nove anos, o simpático Restaurante Gosto com Gosto. Identificada com as idéias do grande chef Joël Robuchon, elabora uma cozinha mineira contemporânea. E organiza um dos maiores concursos gastronômicos do Brasil  que tem como tema o pinhão.



Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro,de forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. A região compreende parte dos municípios de Resende e Itatiaia, no estado do Rio, e Bocaina de Minas no estado mineiro. As vilas ficam, em média, a 40 quilômetros das sedes desses municípios.


´


Visconde de Mauá tem cerca de seis mil habitantes. A principal atividade econômica da região é o turismo, com mais de 100 estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes, alguns especializados em trutas e receitas à base de pinhão.


Essa região se localiza em área de preservação ambiental, na serra da Mantiqueira, a 1200 metros de altitude. Os visitantes são atraídos pelas belezas naturais das cachoeiras e vales.


Em 28 de Dezembro 2009 o Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou o contrato de R$ 49 milhões para converter a RJ-163, a estrada de acesso a Visconde de Mauá, e a RJ-151 (que beira o Rio preto na região de Mauá) na primeira Estrada Parque do Estado do Rio de Janeiro.

Esta obra é motivo de polêmica entre os moradores locais, pois uns acham que o progresso irá tirar a calma da cidade e para outros o progresso irá trazer mais renda e mais turismo, uma vez que realmente a estrada é muito ruim.

Esta estrada é prevista a acabar ainda em 2010. A estrada parque observa rigorosamente conceitos ecológicos, tais como “zoopassagens” subterrâneos (um funil formado por suportes metálicos e telas plásticas, com 60 cm de altura, para orientar os animais para a travessia segura), "zoopassagens” aéreas (projetadas para permitir o fluxo de animais que se movimentam pelas árvores), velocidade máxima de 40 km/h, asfalto de baixo ruido, conforme descrito no video sobre estrada parque. A ideia é transformar a região em um dos principais polos de turismo sustentável do país. O projeto do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) deve ser concluído até o fim de 2010.




Mônica já levou a gastronomia brasileira para Alemanha, Portugal e Espanha, sempre com o maior capricho e profissionalismo e ultimamnete vem coordenando o Cruzeiro Gourmet que leva chefes de renome para o sucesso do evento.

O mercado perdeu uma grande secretária executiva bilingue e nós ganhamos uma excelente cozinheira com talento para dar e vender, seu restarante mantém 2 estrelas do Guia Michelan do Guia 4 rodas e é considerado uns dos melhores restaurante de cozinha mineira do Brasil.






Mônica é casada com Cláudio, que é um mestre Cachacieur e juntos abrilhantam o "Gosto com Gosto" que é a junção do ótimo paladar dos pratos com decoração de muito bom gosto.A orgia  gastronomica pode começar com as maravilhosas linguiças de porco, cordeiro, frango e javali, claro que todas feitas no seu próprio restaurante.






E o que falar das polentas, do tutu mineiro, da galinha caipira, dos escondidinhos, do feijão tropeiro, do mexidão e por que não do nosso simples feijão com arroz. Tudo isto acompanhado de uma boa cachaça.

- Eiiiiiiiitaaaaa!!!!! Cláudio!!!!, assim eu me acabo....Ah!!! mas não podemos esquecer dos doces hein!!!, que são todos feitos em tacho de cobre. "Afe"!!!! , acho que me deu uma fominha.....
E aí não deu vontade de fazer uma visitinha a esta região?????, quem quiser minha companhia é só me chamar.


 
Powered by Blogger