quarta-feira, 17 de novembro de 2010

LEITE CONDENSADO

Sabe aqueles dias incontroláveis de querer comer um doce???

Quem nunca chegou em casa e não abriu uma lata de leite condensado e simplismente caiu matando???
Pois é, hoje foi o meu dia... cheguei em casa com uma vontade louca de comer um doce e nada melhor que uma boa lata de leite condensado para saciar a vontade, aí não deu outra, vou deixar todo mundo com água na boca ..


O Leite Condensado surgiu com as experiências do francês Nicolas Appert (1820), na esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas, e mais tarde com o empreendedor norte-americano Gail Borden, que tentando desidratar o leite de vaca comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto se tranformava em leite condensado.


A invenção de Borden, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil Americana, quatro anos depois. Transportando leite em pó e leite condensado para as tropas - e depois colocando esses produtos no mercado - Gail Borden conseguiu notável sucesso para o produto.


No Brasil antes de ser fabricado no próprio país, o leite condensado era importado.Já em 1871, o Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e da Província do Rio de Janeiro - Almanak Laemmert, em seu capítulo sobre Armazéns de Conservas Alimentares, anunciava a venda do produto na loja da Viúva Henry, na rua dos Ourives, 58 (atual rua Miguel Couto). E, em 1876, o estado da Bahia já conhecia o leite condensado em latas, como se pode verificar pela sua ocorrência na lista de tarifas de fretes da Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco.

O nome de Nestlé, se apresenta, no Brasil, nesse anúncio da Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro, em 8 de maio de 1885, ao ser anunciado o “Leite Condensado Marca Barbacena. Preparado pelo Sr. Henrique Nestlé, o afamado auctor da Farinha Láctea”. Era vendido no Depósito da Fabrica, em caixas, com 45 latas, por 27 mil-réis (valores da época).

Em 1888, o Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, anuncia o "leite condensado suisso", à venda por 600 réis a lata, na Travessa de São Francisco de Paula, 22a.

Em São Paulo, o produto faz, um pouco depois, sua aparição na capítal em reclames publicitários, como este de 22 de janeiro de 1890, no periódico O Estado de São Paulo, ao nos informar que era fornecido "a varejo e em grosso" pela Drogaria São Paulo, na rua São Bento.

A empresa suiça Nestlé, a maior produtora de leite condensado no Brasil, iniciou suas atividades na fabricação do produto em 1921, na cidade de Araras em São Paulo. No entanto, sua fabricação em data anterior, por empresas brasileiras, já é registrada, por exemplo, no Boletim de Ministério da Agricultura, do Serviço de Informação Agrícola de 1925, e se refere a existência da Fábrica Ararense, em São Paulo, que em 1914, já fabricava o leite condensado.


O leite condensado comercial possui uma alta adição de açúcar, e além do leite integral, pode ser preparado com a adição de leite em pó integral e lactose. Mas existem variedades in natura como o leite evaporado que não contém açúcar.

No Brasil, o leite condensado é o ingrediente principal do popular Brigadeiro e do Pudim de Leite Condensado.


LEITE CONDENSADO CASEIRO
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de água quente
- 2 xícaras (chá) de leite em pó
- 1 xícara (chá) de açúcar cristal

Modo de preparo
Num liquidificador coloque água quente, leite em pó e açúcar cristal. Bata por 3 minutos até ficar com a consistência de leite condensado. Transfira para um recipiente e espere esfriar.

Obs: a mistura vai ficar mais encorpada conforme for esfriando.

Para sua Informação
 
O Leite Moça é uma das marcas mais queridas e apreciadas pelos consumidores de todo Brasil. Presente na maioria dos lares, o produto virou sinônimo de categoria e sua marca tornou-se uma das mais fortes entre os produtos alimentícios no Brasil. É a marca que mais investe em marketing e comunicação na categoria de leite condensado, sendo também o que mais inova e difunde os diversos e deliciosos usos do produto.




 
Powered by Blogger