segunda-feira, 13 de junho de 2011

BEM COMER - MANTENHA A SAÚDE COM LANCHINHOS - POR CECI SANTIAGO

Quando bate aquela fome no meio da manhã ou da tarde, logo pensamos  em lanchinhos rápidos,  praticos.... mas cheios de calorias e nada saudáveis.

A maioria das pessoas tem uma rotina corrida, e por isso acabam recorrendo quase sempre a opções nada indicadas para uma alimentação saudável.
Adoramos um pãozinho francês com manteiga, mas porque não substituir por uma opção integral com queijo branco? Ou até por um sanduíche natural com frango cozido desfiado, maionese e cenoura.Saiba que os lanches entre as refeições não precisam ser sinônimo de alimentos peso pesado. É possível consumir opções rápidas e nutritivas mesmo no corre-corre diário. 

Devemos ficar de olho na qualidade do que escolhemos para consumir. O ideal é dar preferência a alimentos que vão nutrir trocando o salgadinho gorduroso que só acrescentarão calorias vazias.

Aliás, os lanches entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e o jantar além de manter o ritmo do metabolismo do nosso corpo, evita nas grandes refeições consumos exagerados. É um instrumento que funciona como um freio ao apetite.

É possível ter uma  lista bem  variada e que atenda a todos os gostos!

Você pode, por exemplo, consumir frutas in natura ou desidratadas, que são fáceis de transportar. Também são válidos  iogurtes simples, com pedaços de frutas secas ou com granola.

O ideal é ter uma “cantinho” onde possam ser guardados itens com durabilidade longa que não precisem de refrigeração. Com eles será possível fazer muitas misturas com as outras sugestões.

Em tempos mais frios, bebidas a base de soja com sabores de frutas, barras de cereais e pequenos lanches podem ser aquecidos em microondas, se transformando em novas e  ótimas opções.

Para aqueles celebres surtos de fome nos engarrafamentos ou em outros demorados momentos de espera, quando o impulso nos faz rapidamente localizar o primeiro saquinho de calorias completamente vazias, existem alguns saches com vários sabores doces ou salgados que podem ser levados na bolsa e resolver nosso problema de forma saudável e nutritiva.
Sanduíches naturais também são boas escolhas, sempre dando preferência a pães integrais e recheios como ricota, cream cheese, alface, tomate e legumes como pepino, cenoura ou beterraba.

Porções de frutas secas, como damasco, maçã, manga, ameixa, ou sementes como amêndoas, castanhas, nozes  também são ótimas opções para os intervalos. Precisamos apenas ter moderação  com o consumo, uma vez que essas opções são mais calóricas.
Viu como é fácil se manter saudável e resistir às tentações dos lanchinhos cheios de calorias?

Mas não esqueça que o ideal de uma alimentação saudável é comer porções balanceadas de frutas, legumes, verduras, carboidratos e proteínas nas três principais refeições do dia, café-da-manhã, almoço e jantar.



Use os lanchinhos saudáveis apenas como um recurso para saciar a fome entre as refeições.
                                                                             Bom lanche!!!

 
Powered by Blogger