quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O DOMINGO DA MINHA MÃE

 Engraçado como as coisas são, crescemos e tomamos um rumo em nossas vidas e por causa das atribulações diárias esquecemos das coisas simples da vida.

Meus dois amores
Hoje sentado à mesa lembrei da minha querida mãe e de como ela cozinha bem ( agora nem tanto, pois ela tá uma veinha saidinha, passa o dia todo, bem dizer com o professor de ginástica, pai se cuide hein!).

Os domingos sempre eram motivo de festa, alías o portão da minha casa sempre estava aberto, eu não lembro de trancar nunca. Acordavamos e o café já era uma festa a conversa se estendia até quase a hora do almoço, os vizinhos sempre apareciam, minha Tia Isis, Dona Marilsa sempre eram figurinhas carimbadas na nossa mesa. Só depois fui entender  o significado de um "Brunch" (café da manhã seguido do almoço).


Família reunida

Daí me lembrei desta receita, clássica, acredito que ela aprendeu com alguém e muitos fazem de forma diferente, mas esta é a maneira especial da minha mãe fazer. Vejam, apresentei esta receita para a Ana e ela se rendeu, e olha que ela é exigente. Mostramos esta receita no programa, "Mais você" não precisará entrar no site para conferir esta receita, eu a postarei aqui.

Só peço a vocês para não esquecerem dos momentos bons que passaram com seus familiares, porque as lembranças servem para fortificar nossa alma e dizer quem somos e para o que viemos.
Curtam esta receita, aproveitem e façam para este domingo e transformem-na numa receita inesquecível, mas por favor, comentem o resultado comigo, pois é sempre muito gratificante receber sua opinião e crítica.

RECEITA DA MARINETE
(Galinha com Macarrão)
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de cominho em grão
- 1 colher (sopa) de pimenta do reino em grão
- 5 dentes de alho
- 1 cebola grande picada grosseiramente
- tomilho e manjericão a gosto
- 2 colheres (sopa) de sal
- 1 galinha caipira cortada em pedaços
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola grande picada
- 4 tomates sem sementes picados
- 500 ml de molho de tomate
- 2 litros e meio de caldo de frango (4 tabletes de caldo de
frango dissolvidos em 2 litros e meio de água)
- 500 g de espaguete
- sal a gosto


- queijo parmesão para polvilhar


Modo de Preparo
1 - Num pilão coloque cominho em grão, pimenta-do-reino em grão,
alho, 1 cebola grande picada grosseiramente, tomilho e manjericão
a gosto e sal e macere até obter uma pasta. Envolva os pedaços de
1 galinha caipira nesta pasta e deixe guardado por no mínimo 24
horas (de um dia para o outro)
Obs.: se você não tiver pilão coloque os temperos num
liquidificador e acrescente um pouquinho de água


2 - Numa panela grande e funda (pode ser de ferro) em fogo médio
doure os pedaços da galinha caipira em óleo. Acrescente 1 cebola
grande picada e os tomates sem sementes picados e refogue até
murchar (3 a 5 minutos).
3 - Junte molho de tomate e caldo de frango, cozinhe por 1 hora
com a panela tampada ou até que a galinha esteja macia.

Obs: se for usar um frango de granja, tenha cuidado com o tempo
de cozimento que será menor (+/- 30 minutos).


4 - Nesta hora coloque espaguete e cozinhe por mais 8 a 10
minutos mexendo vez em quando para soltar o espaguete. Corrija o
sal e sirva com bastante queijo parmesão.



A HISTORIA DA GASTRONOMIA NO BRASIL

Estou estudando mais um pouco sobre a nossa gastronomia e achei este texto da sociedade digital, espero que ajude muito como informação.

A História da Gastronomia no Brasil
Escrito por: Izildinha Botelho


Gastronomia: É a arte de cozinhar de modo que se dê o maior prazer a quem come


Gastrônomo: É o amante das boas iguarias (comida fina ou apetitosa)

Escrever sobre a gastronomia de um país grande como o Brasil é meio difícil pelas diferenças regionais.
Desde o descobrimento do Brasil em 1500 até os dias de hoje, muitos povos que vieram para o Brasil trouxeram suas culturas, crenças e hábitos, que de certa forma misturaram-se a nossa cultura e a nossa gastronomia. Desse modo cada imigrante que veio para o nosso país trouxe sua preferência alimentar.


A Europa registrou sua participação na nossa cultura alimentar em várias cidades brasileiras. Portanto a gastronomia brasileira se deve a influência de vários povos.


O legado português aqui chegou quando Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil numa de suas navegações, eles trouxeram de regiões do Oriente, Índia, os condimentos (substância aromática, que realça o sabor dos alimentos, tempero), e que começaram a ser usados pelos índios, localizados na cidade de Porto Seguro na Bahia. Trouxeram também presunto, vinho, pão, açúcar etc.. Como eles também encontraram aqui animais, plantas e peixes que não conheciam. Os portugueses trouxeram seus hábitos alimentares com suas influências assim também o fizeram os orientais dentre tantos outros, a cultura negra que através das escravas africanas que trabalhavam na cozinha das fazendas é até hoje o maior e mais rico tempero na gastronomia brasileira, na qual também foi adicionado um pouco da cultura indígena, mas o maravilhoso e ter todos esses registros culiários presentes até os dias de em nossa cozinha.


A participação espanhola e portuguesa se confunde na sua semelhança, pois os dois países tiveram influência dos árabes.
Mas foram os alemães os primeiros a vir fundar colônias no sul do país, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, e também no Espírito Santo. O alemão não trouxe só a influência, mas um reforço de certas espécies que foram utilizados pelos portugueses, como a cerveja e as carnes salgadas e defumadas.


Os gregos e romanos já tinham todo cuidado de como preparar a alimentação. Os romanos eram mais criativos, pois eram mais valorizados.


Entre 1860 e 1890 desembarcaram 974 mil italianos no Brasil e também trouxeram um gosto especial pelas massas com farinha de trigo, com os molhos densos e condimentos. Ninguém conseguiu mudar a alimentação italiana que acabou participando e muito na gastronomia brasileira.

Toda culinária nacional é formada por cozinhas regionais. No Brasil as influências foram muitas. A partir delas apareceram adaptações e variações. Como a cozinha sertaneja, nordestina, caipira, tropeara, mineira, gaúcha, da fazenda e outras. Hoje se tem uma nova era de pesquisa devido à atenção sobre a origem dos pratos, aos ingredientes e a evolução das receitas.


Foi desde 1955 que iniciou o conceito de comer rápido e com as mãos.


A comida japonesa é admirada no mundo por que prioriza a apresentação dos pratos e a simplicidade no preparo dos alimentos, ela consegui combinar sabores e textura. Usa pouco tempero, e tudo deve ser feito na hora, e se usa só alimento resfriados e não congelados. A refeição japonesa é feita com tempo para se liberar emoção.

Não podemos esquecer que a revolução industrial nos trouxe avanços tecnológicos como: fogão a gás, a pasteurização, a refrigeração e a luz elétrica. Com a luz elétrica os jantares começaram a ser servidos mais tarde, assim o chá das cinco,criado na Inglaterra, transformou-se em mais uma refeição.


Alimentar nos dias de hoje não é só mais uma necessidade física, mas é também uma forma prazerosa de se alimentar.

Nos dias de hoje a gastronomia está estimulando o turismo, pois com o turismo a rede de hotéis aumentou, a assim aumentou também a mão de obra especializada.


A gastronomia é uma arte das mais antigas e sua principal matéria prima são os alimentos, pois é nela que utilizamos todos os nossos sentidos. Ela esta cada vez mais apurada, pois o consumidor esta também cada vez mais exigente, tem o paladar mais apurado e ávido por conhecer o sabor dos alimentos além de adorar seu visual mais aprimorado e sedutor, com isto aumenta seu prazer durante a refeição e consequentemente ele voltará para novas experiências degustativas.

 
Powered by Blogger