sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MERCADÃO DE SÃO PAULO - AROMAS E SABORES

Quem por sã conciência vai a São Paulo e não visita o Mercadão Municipal de São Paulo?

Mais que um ponto turístico, o mercadão nos leva a viajar pelos quatros cantos do mundo, pois no mercadão encontramos uma diversidade de pessoas, ingredietes, aromas e sabores.
Passear por suas ruas e parar apenas para observar os transeuntes, faz valer qualquer viagem gastronômica.
A minha relação com o mercadão já tem alguns anos. Antes mesmo de trabalhar num programa de televisão, sempre estava no mercadão a procura de ingredientes que me ajudavam a montar os cardápios para os restaurantes nos quais trabalhava.

Eu era assíduo em seus corredores, e quantas vezes me vi provando ou cheirando os ingredientes para escolher o melhor a fim de levar para o meu comensal.
Fiz alguns amigos que hoje não se encontram mais lá, e faço questão de ir sempre na banca do Levi para constatar que ele realmente não falta ao serviço.



- O que é aquilo!? O Levi não sai de jeito nenhum  de sua banca, faça chuva ou faça sol. Não tem uma vez que vou ao mercadão e o Levi não esteja sentado naquela cadeira, claro! contando o dinheiro.

O mercadão melhorou muito, está imponente, limpo e bonito. Vou lá desde antes da sua reforma, era bem diferente e realmente não era apetitoso como agora, claro todos tomaram conciência e hoje ajudam a preservar a memória  gastronômica da cidade de São Paulo, que é o Mercadão da Cantareira.

Agora ir ao mercadão e não comer o famoso sanduiche de mortadela é a mesma coisa que ir a Paris e não vistar a Torre Eiffel. São tantas bancas com profusão de insumos, que é dificil falar de alguma, nem sempre com preços convidativos é verdade, temos que pechinchar muito, por que a concorrência é grande.


Não deixe de experimentar os queijos e pedir algumas castanhas ou amendoins para provar.










HISTÓRIA DO MERCADÃO
Por iniciativa do então Prefeito José Pires do Rio, começou a ser construído em 1928 um importante edifício no estilo neoclássico de mais de 22.000m², requintado acabamento e coleção de belos vitrais, que demorou quatro anos para ser concluído e custou dez mil contos de réis. Assim nasceu o Mercado Municipal de São Paulo, berço da memória gastronômica paulistana.

Nessa época, o local não tinha perspectivas de sucesso devido à falta de meios de transporte na região. Nessa época surgiram os bondes "cara-de-pau", exclusivos dos comerciantes e suas mercadorias, e o "Trenzinho da Cantareira", uma composição que fazia o abastecimento de produtos diretamente no interior do mercado.

Atualmente o estabelecimento é uma referência nacional por sua diversidade de aromas, cores e sabores como os de frutas, verduras, legumes, vinhos, queijos, chocolates, carnes, peixes, frutos do mar, aves, embutidos, temperos, condimentos e outras opções encontradas nos empórios, proporcionando ao cliente, além de toda essa variedade, a oportunidade de provar os produtos e desfrutar do ambiente carregado de história que o prédio oferece, já que antes de ser um mercado, o complexo serviu, entre 1927 e 1933, como quartel para a Revolução de 32. Além disso, a arquitetura do prédio, concebida pelo conceituado escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, é estudada por universitários e pesquisadores.

O mercado é famoso pelo pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela, que já viraram referência.

Abaixo estou colocando três receitas das quais gosto muito, desenvolvidas pelos donos das bancas.
FRANGO CAIPIRA COM QUIABO
Ingredientes
- 1 Frango Caipira picado em pedaços
- 500g de Quiabo
- 1 colher (sopa) de Molho de Tomate
- Sal
- Alho
- Salsinha
- Cebolinha
Modo de Preparo
Tempere o Frango Caipira de véspera com bastante alho e sal, vinagre, salsinha e cebolinha. Lave bem os quiabos, enxugue-os um a um com um papel toalha para evitar a baba que solta. Corte-os ao meio e em rodelinhas deixando-os reservados. Em uma panela com óleo, frite os pedaços de frango caipira, escorra-os e reserve.
Na mesma panela com o mesmo óleo, frite os quiabos. Mexa de vez em quando até terminar a baba. Quando o quiabo já estiver mole, junte então o frango e despeje 1 copo de água quente com 1 colher (sopa) de molho de tomate. Ferva por 5 minutos.

Avícola Suzi
Rua B - Box: 45/46/40
Tel.: (11)3228-0777/ 3228-2635

BOLINHO DE MANDIOCA
Ingredientes
- 1Kg de Mandioca
- 2 Litros de Água
- 300g de Manteiga
- 1Kg de Farinha de Trigo
- 1Kg de Carne Seca desfiada refogada c/ 100g de Salsinha
- 100g de Azeitona picada
- 200g de Cebola Roxa picada
- 100g de Alho picado
Modo de Preparo
Descansar, tirar o fio do meio da mandioca e cozinhar em 2 litros de água, junto com a manteiga. Tirar a mandioca da água, amassá-la e colocá-la novamente na água. Ir despejando a farinha de trigo na água até a massa ficar concentrada. Deixar descansar por 15 minutos.

Recheio
Refogar a carne seca com a salsinha picada. Colocar as azeitonas verdes a cebola, alho e o azeite. Refogar tudo muito bem. Misturar com a massa da mandioca até ficar consistente, sem grudar na mão. Faça os bolinhos e frite sempre em óleo a 150°C.

Tigrão Lanchonete
Rua K/L - Box: 26/19
Tel.: (11)3326-6775 (Loja 1)


CABRITO À CAÇADORA
Ingredientes
- 1 Cabrito (cortado à caçadora)
- 1 Litro de Vinho Banco
- 1/2 copo de Vinho Tinto Seco
- Pimenta do Reino e Folhas de Louro à gosto
- Sal à gosto
- Alecrim
- 1 Cebola Picada
- Salsinha Picada
- 6 Tomates Picados
- 1 Lata de Massa de Tomate pequena
- 1 cx. de Molho de Tomate
- 1 colher (sopa) de Mostarda
- 1 colher (sopa) de Molho Shoyo

Modo de Preparo
Temperar o Cabrito com Sal, pimenta do reino, louro e vinho branco e deixe descansar por 2 horas. Depois frite o cabrito e coloque-o em uma outra panela para cozinhar junto com os outros temperos que serão preparados separadamente.
Para 1Kg de cabrito usar 1 cebola picada, 6 tomates picados, 1 lata de massa de tomate pequena, 1 folha de louro, sal, alecrim, 1/2 copo de vinho tinto seco, 1 colher de mostarda, 1 colher de molho shoyo, salsinha picada e 1 caixa de molho de tomate.
Deixar tudo cozinhando e mexa sempre para não pegar no fundo da panela.

Carnes Especiais Santa Adélia
Rua E - Box: 32
Tel.: (11)3228-9494/ 3227-6906

 
Powered by Blogger