domingo, 17 de julho de 2011

ESPECIAL - QUENTÃO SEM ÁLCOOL - MARINA PANZETE- CLINICA SANTÉ


Bom, chegamos ao meio do ano e por isso ao tão amado festejo junino/julino e inspirado nisso desde de antes de experimentar a receita de bolinho de chuva assado eu queria fazer algumas coisa que fosse típica dessas festas. 

Pesquisei diversos pratos, pedi opiniões de algumas pessoas conhecidas para saber o prato que mais gostam dessa época para então procurar alguma adaptação menos calórica. Mas por diversas razões não houve nenhum que me interesasse, talvez porque eu já sabia o que queria só não queria dar o braço a torcer.

Há muito tempo, quando eu ainda passava minhas férias na cidade de São Sebastião-SP meus pais acharam no mercado um chá de quentão. É muito saboroso, tanto quanto o quentão que vai bebida alcoólica, e semana retrasada eles compraram e aí a idéia de testar um quentão sem álcool ficou batendo na minha cabeça até que dei o braço a torcer!!

Sabemos que o inverno é a melhor época para perdermos peso, porém sempre acabamos abusando e colocando a dieta a perder, por causa do frio que nos dá mais apetite, por causa das festas e das férias. Porém, muitas vezes  nos controlamos com a comida mas acabamos abusando nas bebidas típicas que por muitas vezes são bem calóricas devido a presença da bebida alcoólica e do açúcar utilizado e esse foi mais um dos motivos que me fez experimentar a receita de Quentão sem álcool Light.

Eu adorei o sabor, mas pra mim o que me atrai mais no quentão é o perfume que ficou muito parecido!

A receita segue abaixo:

Quentão sem Álcool  


Ingredientes:
500 ml de suco (pode ser de uva, morango ou abacaxi)
500 ml de água
30 g de gengibre ralado
3 g de canela em pau
3 cravos
100 g de adoçante

Rodelas de limão
Modo de preparo
Leve ao fogo uma panela com o gengibre, o cravo, a canela e o adoçante. Mexa sem parar e vá acrescentando o suco e a água, e deixe ferver por alguns minutos. Sirva quente.


Pontos positivos:




  • Em relação a calorias a diferença é muito grande. Um copinho de café de quentão tradicional tem aproximadamente 140 kcal, enquanto que o quentão sem álcool light tem aproximadamente 2,7 calorias.
  • Dá pra sentir melhor o gosto de cada especiaria utilizada.

Pontos negativos:

  • Tem que tomar cuidado para não colocar muito suco de uva, pois se não fica enjoativo;
  • Se usar adoçante sem ser culinário pode ficar um gosto amargo.

 
Powered by Blogger