segunda-feira, 31 de outubro de 2011

NA ESTRADA COM A NOSSA PANELA BRASIL - PARTE 4

Chegamos a cidade de Penedo cortando caminho pela cidade de Neopólis ainda em Sergipe, pois fomos informados pelo Professor Rafael que seria mais perto e realmente era, pois só tínhamos que pegar uma balsa e atravessar.

O Rio São Francisco que divide os dois estados (Sergipe – Maceió), agora o problema foi colocar o caminhão dentro da balsa, pois tínhamos que entrar de ré, tudo bem pra quem está acostumado a dirigir caminhão e pegar a estrada constantemente, agora tinha que ser logo eu para estar ao volante??? Mas missão dada é missão cumprida..

Bom, eu não preciso falar o quanto o Rio São Francisco é bonito basta olhar as fotos aí ao lado e dizer o quanto fiquei emocionado em cruzar este Rio que a gente tanto ouve falar. Na chegada a cidade encontramos o Professor Rafael que nos levou diretamente ao Restaurante Maurício de Nassau para almoçar, afinal estávamos com fome, né!!!!!(nossa parece que a gente só vive pra comer) .

A caminho do restaurante fiquei observando a construção da cidade, toda do século XIX , a cidade tem mais de 450 anos, e ainda mantém a sua arquitetura, porém a maioria precisando de restauração. Chegamos ao restaurante e fomos muito bem  recebidos pela Dona Vera e Seu Gustavo proprietários há mais de 20 anos do restaurante.

Nossa nham nham nham!!!!! Que fominha ...... hum!!!!!!! que temos no cardápio?????, bobó , carne de sol , picanha, moqueca de peixe, de camarão, de jacaré?????????, isso mesmo moqueca de jacaré....

Na cidade o hábito é comer jacaré, porém aqueles pegos a beira do rio, mas hoje através de um trabalho maravilho da UFAL (Uiversidade Federal de Maceió), a população está comendo carne de jacaré de criatório e os restaurantes já podem vender sem ter problemas com o Ibama. Será que este costume vai pegar no Brasil inteiro????

Bom mais ainda não estávamos preparados para comer jacaré ainda, o Professor Jorge tem medo, rsrsrsrsrsrrs. Arriscamos na tradicional moqueca de camarão, acompanhado de um peixinho frito, dilicia..... e tava diliciaa mesmo nossa como tava bom, acompanhado de uma cervejinha então !!!!! batemos um longo papo com a Dona Vera e o Seu Gustavo, procure gente boníssimas!!!  Pois eles são mais do que boníssimas são maravilhosos.

Uma de nossas conversas foi sobre como temperar os alimentos do restaurante, eles são habituados a colocar cominho e vinagre, seja na carne, no carneiro, no peixe, em tudo vai cominho e vinagre, assim eles me disseram e Seu Gustavo e Dona Vera  preocupados com isso querem mudar e renovar o cardápio. Nossa que legal, mesmo depois de 20 anos eles ainda não se acomodaram e querem fazer diferente, tenho certeza de que este é o segredo do sucesso do Restaurante Maurício de Nassau, porque o restaurante deles é um dos melhores da região. Segundo os habitantes de Pendo.
Bom, depois de um almoço maravilhoso, está na hora de trabalhar. Fomos pra UFAL onde encontrei finalmente a Professora Talita Espósito uma maranhense arretada, grávida do seu primeiro filho e e é professora da turma de engenharia de pesca, tá!!! E o que ela tem haver comigo???? Noooossssa ela é quem vai coordenar a turma que irá me ajudar com o jacaré, ai meu Deus socorro cadê o Matheus, a Márcia, o Ygor, Felipe, Lincon Pedro..... Venham me ajudarrrrrrrr.  Então tá vamos a briga.

São 200 kg de Jacaré, só eu contei 19 unidades, tudo para desossar e cortar em tiras, fora os 30 kg de tomates, 20 de cebola, 25 de pimentões e muito mais muito mesmo cheiro verde pra picar...

A galera começou empolgada, entusiasmada, eufórica..... Passaram-se 2 horas de serviço e o pessoal já começava a apresentar cansaço, também eles nunca tinham visto tanto material assim né, e eles nem são do ramo, porém não correram da briga não, encararam e ajudaram muito.

No dia seguinte, mais jacaré e neste dia fui almoçar num restaurante de comida caseira e ao nosso lado estavam duas professoras da UFAL comendo frango ensopado. E adivinhe o que pedimos????? Franguinho caipira ensopadinho, gostosinho com pirãozinho...  nham , nham ,nham!!!!!! Quero voltar lá. Eita comida boa sô!!!!!!!
continua.........

 
Powered by Blogger