quinta-feira, 14 de abril de 2011

NOSSA PANELA INDICA - O SABOR DA PAIXÃO

Não é de hoje que a gastronomia vem encantando e cada vez mais se consolidando como uma profissão que requer um estudo minucioso tal qual uma carreira de médico ou advogado. As telas de cinema cada vez mais estão sendo invadidas por este assunto tão instigante.

A história deste filme, classificado como comédia romântica. A trilha sonora é embalada por maravilhosas composições brasileiras de Bossa Nova, com arranjos onde a sofisticação e a complexidade se ausentam, e toda a suavidade musical fica por conta de poucas cordas e alguma percussão.

O elenco dá conta do recado sem nenhuma exaltação quanto ao seu desempenho.
Isabella (Penélope Cruz) e Toninho (Murilo Benício), formam um casal apaixonado que tem um restaurante na Bahia. Enquanto Isabella (que desenvolve seus dotes culinários desde pequena, os quais são responsáveis pelo sucesso do restaurante), se esconde na opacidade de uma cozinha abafada, e inibe o sonho de se tornar famosa como “chef” de cozinha”,Toninho, personificando o galanteador, colhe todos os méritos. Até que um dia, ao descobrir a traição do marido, ela resolve procurar sua amiga de infância, em São Francisco, e dar um novo rumo à sua carreira.


Toda a sedução deste filme fica por conta de cumplicidade (que se torna visível aos olhos e perceptível ao coração) que se forma entre alimentos e sentimentos. Neste aspecto, o papel principal é delegado à pimenta malagueta que, além de ter suas propriedades minuciosamente descritas por Isabella, enquanto seu aroma é inspirado, e inspira, rouba totalmente a cena no momento em que Toninho a corta ao meio e a passa sensualmente nos lábios de Isabella, transmitindo a este instante todo o ardente calor da paixão. Esta mulher, com um toque de ingênua sensualidade, não ensina simplesmente as receitas típicas brasileiras, mas antes de tudo, e acima de qualquer coisa, orienta os caminhos para o despertar da alma gastronômica, decodificando a essência de cada ingrediente, com todo o sentimento que dele transpira.
A escolha do titulo em português foi extremamente feliz, (não se podendo dizer o mesmo do titulo original), pois a espinha dorsal deste filme é o sabor e a paixão, numa integração perfeita, onde não é permitido desvincular um do outro.

Veja o Trailler Aqui.
                        

 
Powered by Blogger