sábado, 4 de dezembro de 2010

A FAMOSA RECEITA ESPANHOLA MINEIRA

Uma boa paeja pode ser feita de inúmeros ingredientes e esta receita de Paeja Caipira faz sucesso por onde passa, é um prato completo para festas, pequenas reuniões e até para almoço de família. 







Hoje fiz esta Paeja num aniversário para 200 pessoas, e eu já falei da minha panela gigante ??? Não ???, pois bem, eu tenho uma panela que ganhei de amigos lá de Porto Seguro – BA, que é enooooorme, já até pensei em cozinhar a minha sogra para dar de comida aos cachorrinhos abandonados na rua , mais pensei, eles não merecem, pode dar dor de barriga.


Na verdade ela é uma farinheira ( onde se torra farinha), é de ferro , e para carregar a dita cuja precisa de pelo menos 3 homens. Tá!, vai!, dois fortinhos a carregam, o importante é que ela permite fazer comida pra uma porção de gente de uma vez só e suja uma panela só, agora quem vai lavar eu não sei.


Ela é ideal para este tipo de preparação, pois se assemelha á uma Paejeira que irei explicar logo abaixo o origem deste nome, já fiz outros tipos de preparações nela, tais como uma moqueca e uma vaca atolada e todas com o maior sucesso.


Mas vocês sabem a origem deste prato?? É Paeja ou Paella ??? Qual a pronuncia certa. Então vamos lá.

A paella (em castelhano e catalão) é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valência - daí que em Portugal seja comummente conhecido como Arroz à Valenciana.


Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam.


O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.


O prato é chamado paella devido à paellera ou paella valenciana, uma espécie de frigideira, de ferro ou aço, onde são preparados vários pratos da culinária valenciana, como o arroz negro e o fideuá.


A paella ou paellera, é uma frigideira rasa e grande (diâmetro mínimo de 30 cm), com duas alças. O formato da paella favorece o cozimento do arroz por igual.


O nome Paella vem do latim "Patella", espécie de bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocadas as oferendas aos Deuses, em rituais de fecundação da terra.


Há diversas receitas, mas a autêntica paella valenciana é a união de vários alimentos característicos da região: arroz, frango, coelho, pato, garrofó, tabella e ferraura - variedades autóctones de feijão -, tomate, azeite e açafrão (que dá a cor amarela característica do prato).


Ocasionalmente pode se adicionar alcachofras e caracois, alguns também adicionam ervilhas. Com a difusão da paella pela costa, foram acrescentados frutos do mar: choco, camarões, lulas, lagostins, vôngoles, mexilhões, e polvo, tornando-o um prato misto (terra e mar).


Em suas diferentes variações, encontram-se ainda as "paellas marineras" (peixe e frutos do mar)e a "paella negra", com tinta de lula.


No Brasil, normalmente é feita com frutos do mar.


A comunidade valenciana sempre associou a paella a um evento festivo. Devido a sua preparação laboriosa e a seus ingredientes serem um luxo para a maioria da população, durante muito tempo, quando havia uma festa, a paella era o prato escolhido.


É tradicionalmente cozida em um fogo à lenha, preferencialmente ao ar livre e normalmente preparada pelo homem.


Em Sevilha, este prato suntuoso é servido cada vez menos como um prato gastronômico nos restaurantes da cidade, mas apenas industrializado, congelado e comercializado sob o rótulo Paellador, que privilegia as porções individuais e que não tem nada de comum com o "knowhow" da cozinha espanhola.


Quanto a pronuncia os espanhóis não gostam desta pronúncia de j para para a letra ll e criticam.Faço uma analogia com o nosso português do brasil, quantas diferenças existem de pronúncias? Dentro de alguns estados mesmo já tem diferenças! Acontece a mesma coisa com a lígua espanhola, de um país para o outro a pronúncia muda, na Argentina o som do j é usado para ll e algumas regiões da Argentina.Para calle lê-se "caje", para desarollo lê-se "desarojo" e assim vai.


Já vi alguns espanhóis pronunciarem diferente para a letra ll, ao invés do lh usado no casteliano (espanhol) correto, vi usando o som ia na pronúncia e assim paella se pronunciava "paeia"!.


Quando me perguntam se paella é pronunciado "paelha" ou "paeja", digo sempre que é "paelha" pelo fato de que a origem correta da língua é da espanha mas não é errado falar paeja!


Nós brasileiros não temos culpa se os espanhóis não gostam do jeito dos argentinos falarem, penso eu que está correto nos dois casos!


O mais correto é ter a oportunidade de degustar esse maravilhoso prato que dizem as más línguas que não podemos morrer sem experimentá-lo.



Paeja Caipira

Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite
- 250 g de bacon cortado em cubos
- 1/2 kg de lombo cortado em cubos
- 600 g de coxa e sobrecoxa (3 coxas e 3 sobrecoxas)
- 250 g de lingüiça calabresa fresca cortada em rodelas
- 250 g de lingüiça calabresa defumada sem pele e cortada em rodelas
- 2 cebolas picadas
- 1 pimenta vermelha picada
- 8 dentes de alho esmagados com as mãos
- 4 folhas de louro
- 250 g de costela defumada cozida ao ponto de desfiar (guarde o caldo do cozimento)
- 1 litro do caldo do cozimento da costelinha defumada
- 1 envelope de tempero próprio para Paella (2 g)
- 3 litros de caldo de frango (3 tabletes de caldo de frango
 dissolvidos em 3 litros de água)
- 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos médios
- 1/2 pimentão verde cortado em cubos médios
- 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos médios
- 400 g de arroz parboilizado
- 150 g de ervilhas frescas
Para decorar:
- tiras de pimentão verde e vermelho
- cheiro verde picado a gosto
- ovos cozidos fatiados
- torresmo a gosto


Modo de Preparo
Numa paelleira (panela específica para o preparo de paellas) ou frigideira grande de 32cm de diâmetro coloque 3 colheres (sopa) de azeite. Doure na seqüência, 250 g de bacon cortado em cubos, 1/2 kg de
lombo cortado em cubos, 600 g de coxa e sobrecoxa (3 coxas e 3 sobrecoxas), 250 g de lingüiça calabresa fresca cortada em rodelas, 250 g de lingüiça calabresa defumada sem pele e cortada em rodelas, 2 cebolas picadas, 1 pimenta vermelha picada, 8 dentes de alho esmagados com as mãos, 4 folhas de louro.


Junte 250 g de costela defumada cozida ao ponto de desfiar, 1 litro do caldo do cozimento da costelinha defumada e 1 envelope de tempero próprio para Paella (2 g). Cozinhe em fogo médio e vá acrescentando aos poucos o caldo de frango (reserve 1 litro para cozer o arroz ) até que as carnes estejam macias.


Junte 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos médios, 1/2 pimentão verde cortado em cubos médios, 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos médios.Abra um espaço em forma de cruz e acrescente 400 g de arroz parboilizado e 150 g de ervilhas frescas, sem mexer. Acrescente o restante do caldo de frango, acerte o sal e cozinhe por +/- 10 minutos (se necessário acrescente mais caldo). Coloque as tiras de pimentão, abafe com papel alumínio por mais 5 minutos.
Acrescente cheiro verde picado a gosto, fatias de ovos e torresmo a gosto. Sirva imediatamente.





Depois de um dia de trabalho , vejam como minhas auxiliares voltarão.

 
Powered by Blogger