segunda-feira, 4 de julho de 2011

BEM COMER - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PREVENÇÃO DA GRIPE - CECI SANTIAGO


Será que até uma gripe insuportável pode ser evitada através de bons hábitos alimentares?

Claro que sim! Através de uma alimentação equilibrada podemos ajudar a reduzir o aparecimento de espirros e narizes entupidos.

Cuidados como esse vão cuidar de reforçar o sistema imunológico, impedindo aquele mal estar que nos leva direto para cama.


O grande segredo é não esperar a gripe se instalar para tomar as providências, é preciso revisar a lista de alimentos e providenciar rapidamente a mudança de alguns hábitos antes que a gripe se instale.

De olho na dieta saudável
Não podemos esquecer de complementar a dieta com alimentos saudáveis que ajudarão no reforço. Proteínas em geral, legumes, lacticínios, cereais e frutos secos vão fornecer o necessário para uma dieta saudável e imunidade alta.

Viva os alimentos ricos em vitaminas!
Alimentos ricos em vitaminas e sais minerais serão sempre melhores do que suplementos sintéticos. Através deles é possível consumir um “pacote” necessário a prevenção da gripe ao invés de uma única vitamina.
Como exemplo podemos citar a ingestão da laranja e de folhosos verdes. Neles será possível consumir de uma só vez além da vitamina C magnésio, potássio, vitamina B6 e elementos ricos em antioxidantes.
Comer frutas e vegetais ricos em vitamina C A, E e flavonóides ajuda a nossa imunidade protegendo das infecções virais.

Higiene sempre!!
Uma constante higiene, principalmente das mãos, é muito importante para prevenir e evitar o vírus. Precisamos lembrar que ele está presente em todos os lugares: na maçaneta da porta, no corrimão das escadas e no suporte dos ônibus.
Lavar as mãos constante e corretamente antes de preparar as refeições, depois de mexer em alimentos consumidos crus e antes de servir os alimentos. Além disso, é preciso ter certeza de que todos do seu convívio, seja em casa ou no trabalho, têm as mesmas práticas de higiene.

Outro segredo..... uma boa noite de sono
 Hoje em dia, com o ritmo acelerado que impomos a nós mesmos na maioria das vezes não dormimos o suficiente para o descanso do nosso corpo e normalmente quando isso acontece, a nossa imunidade fica baixa e as probabilidades de adoecer são sempre maiores.
Adote uma rotina de pelo menos 6 horas de sono para um bom relaxamento e reposição das “energias” perdidas.

Fundamental, exercícios!
Indicadores dizem que a pratica de exercícios levam a um percentual menor de gripes inclusive durante o inverno.
Procure estabelecer uma periodicidade de atividades mesmo que seja dentro de casa em função do frio.
Se você tem uma rotina de viagens constante, não se esqueça de levar pequenos aparelhos e séries adequadas para continuar seu programa de atividades físicas. A maioria dos hotéis possui mini academias onde é possível praticar algum tipo de atividade física.

E se mesmo assim a gripe chegar?
Mesmo com aquela moleza e apetite “zero” a boa alimentação é fundamental para buscarmos a energia que precisamos para uma recuperação rápida.
É importantíssimo prevenir a desidratação, beba muitos líquidos ao longo do dia, preferencialmente água e sucos naturais.






Com todos esses cuidados, só nos resta dar tchuzinho para a gripe!!!!!

 
Powered by Blogger