sexta-feira, 8 de julho de 2011

RECEITAS - SUSHI DE FRANGO E PUDIM DE TANGERINA



Como prometido no Post de Terça feira , vou reapresentar duas receitas ao qual criei para o programa Mais Você.

Confesso que com tantos anos de profissão de vez em quando a gente se surpreende até mesmo  com algumas criações, e com estas receitas foram assim. Tenho certeza de que estas agradam a gregos, troianos, a baianos pernambucanos, cariocas, paulistas, mineiros....... 

Bom proveito 


Sushi e Frango ao Teriaki de Tangerina

Ingredientes
*      1 kg de peito de frango (sem osso e moído)
*      sal e pimenta do reino a gosto
*      2 folhas de couve manteiga cozidas e cortadas em tiras sem o talo (20 cm X 10 cm)
*      2 xícaras (chá) de arroz cozido misturado com 3 colheres (sopa cheia) de cream cheese
*      1 cenoura pequena cortada em tiras finas
*      2 ovos misturados com 1/2 xícara (chá) de leite
*      gergelim branco para empanar

Molho teriaki de tangerina
*      suco de 2 tangerinas ou 2 laranjas
*      raspas da casca das tangerinas
*      6 colheres (sopa) de açúcar
*      1/2 xícara (chá) de saquê
*      1 colher (sobremesa) de gengibre ralado

Modo de Preparo
1 - Numa tigela tempere 1 kg de peito de frango (sem osso e moído) com sal e pimenta do reino a gosto. Divida o frango moído em 10 partes (100 g cada).
2 - Coloque uma parte sobre um saco plástico aberto e forme (com o frango moído) um retângulo (16 cm X 8 cm). Sobre este retângulo coloque 1 tira de couve manteiga cozida sem o talo (12 cm X 6 cm), espalhe uma porção de arroz cozido misturado com cream cheese e por último coloque tiras de cenoura cozida.
3 - Com a ajuda do saco plástico enrole o retângulo, unindo as pontas, apertando bem para que o recheio não vaze, formando um cilindro. Transfira para a geladeira para firmar por apenas 2 horas. Repita o mesmo procedimento com o restante do frango. Passe o cilindro de frango em 2 ovos misturados com 1/2 xícara (chá) de leite e empane no gergelim branco. Frite em óleo quente (180 graus) até dourar (+/- 4 minutos), corte em rodelas e sirva com molho teriaki.

Molho teriaki de tangerina

Numa panela fora do fogo coloque suco de 2 tangerinas ou 2 laranjas, raspas da casca das tangerinas ou laranjas, 6 colheres (sopa) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de saquê e 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado. Leve ao fogo médio até que engrosse levemente.


Pudim de Tangerina
Ingredientes
*      casca de 1 tangerina
*      2500 ml de água
*      6 colheres (sopa) de açúcar (1/2 xícara de chá)
*      2 claras
*      100 g de açúcar de confeiteiro peneirado (3/4 xícara de chá)
*      1 tangerina sem casca e sem semente (poncan)
*      1 lata de leite condensado
*      1 lata de creme de leite sem soro
*      1 colher (sopa rasa) de amido de milho
*      2 gemas peneiradas

Modo de Preparo
1 - Numa panela coloque a casca de 1 tangerina e 500 ml de água e leve ao fogo médio até ferver. Escorra a casca e coloque-a novamente na panela com mais 500 ml de água leve ao fogo médio até ferver. Repita o procedimento mais 3 vezes para tirar o amargo da casca. Reserve.
2 - Coloque 6 colheres (sopa) de açúcar dentro de uma fôrma de pudim (20 cm de diâmetro) e leve ao fogo médio, mexendo sempre (para não queimar) até dissolver por completo e ficar com cor de caramelo claro. Retire do fogo e vá virando a fôrma de modo que a calda preencha todo o fundo e lateral da fôrma. Reserve.
3 - Na batedeira coloque 2 claras e bata em velocidade baixa. Acrescente em colheradas 100 g de açúcar de confeiteiro peneirado, aumente a velocidade e bata até formar um merengue. (+/- 8 minutos). Desligue a batedeira e transfira o merengue para a fôrma de pudim (já caramelada) e alise bem esta camada de merengue na fôrma. Reserve.
4 - Coloque no liquidificador 1 tangerina sem casca e sem semente (poncan), 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 1 colher (sopa rasa) de amido de milho, 2 gemas peneiradas e a casca da tangerina fervida (reservada acima) e bata bem por 3 minutos. Desligue o liquidificador e despeje esta mistura sobre o centro da fôrma (reservada acima). Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus em banho-maria por +/- 45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e leve para gelar por +/- 1 h. Desenforme e sirva em seguida.

DICA: Para tirar o soro da lata de creme de leite coloque-a no freezer por 15 minutos. Na hora de usar, faça dois furos na lata e despeje devagar. O que sai primeiro da lata é o soro e o que sobrar é o creme de leite.

 
Powered by Blogger