quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FOME, ESTOU COM FOME..... ESPAGUETE À CARBONARA..

Minha Cozinheira....
Semana passada uma cozinheira que estava trabalhando comigo me falou que em todos os eventos a maneira e o mais rápido era fazer qualquer massa para dar de comer a brigada do evento.

Isso ficou ecoando na minha cabeça, e fiquei lembrando de todos os eventos que fiz,  e se algum servimos alguma massa para a brigada, e pasmem!!!!!!, não é que servi  mesmo. Na verdade isso ocorre por causa da correria da cozinha e acabamos de nos esquecer completamente e quando lembramos só resta o famoso "MACARRÃO COM QUE TEM ".

Engraçado e o que me levou a postar isso foi justamente por que hoje não deu tempo de pensar na brigada e agora morrendo de fome eu falei que o mais rápido era realmente fazer um espaguete.

Então peguei o que tinha sobrado e dfiz um CARBONARA, confesso que não foi proposital era o que tinha na geladeira mesmo e com a fome que estava ia ser apenas o famoso alho e óleo, mas graças a Deus e as compras, que tinha um pouco mais de ingredientes.

Mas você sabe a origem desta receita??,  pois é a gente só pensa que uma massa pode ser feito com molho de tomate ou molho branco. O importante é usarmos a criatividade e saber aproveitar os insumos que temos na dispensa e geladeira, aproveitem......

Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional italiana de massa. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém móida, que usada na sua preparação.


A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha, azeite ou manteiga.


As natas não são um ingrediente da receita original, não sendo normalmente utilizadas com massa no centro da Itália. O toucinho mais utilizado é o denominado guanciale, preparado com bochechas de porco. Pode, contudo, ser substituído por outros toucinhos. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados.



Existe também uma receita anglo-americana conhecida apenas por carbonara, confeccionada com natas ovos, queijo parmesão (e por vezes com queijo pecorino romano) e toucinho pancetta (ou outro). Algumas receitas americanas também incluem sal, pimenta (branca ou preta) e/ou alho. Por vezes, são também adicionadas ervilhas para que o prato fique com mais cor. Esta receita fica normalmente com mais molho que a versão italiana.


Em ambas as versões da receita, os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozer apenas com o calor da massa.


A versão anglo-americana é, por vezes, servida também com cogumelos.


Tal como a maior parte das receitas tradicionais, as origens deste prato são obscuras, existindo diversas lendas. Por vezes, refere-se que possa ter nascido na Roma antiga. Como o nome deriva da palavra italiana para carvão, alguns acreditam que tenha sido uma refeição suculenta para os trabalhadores do carvão na Itália. Outros dizem que antigamente era feita sobre grelhadores de carvão. Ainda outros sugerem que as manchas pretas de toucinho e pimenta se assemelham a pequenos pedaços de carvão, o que poderia explicar o nome. Também foi sugerido que poderia ter sido inventado pelos membros da Carbonária, uma sociedade secreta italiana.




O prato não era conhecido antes da segunda guerra mundial, não estando presente no livro clássico da culinária italiana La Cucina Romana, da autoria de Ada Boni, datando de 1927. Pensa-se que terá tido origem em zonas montanhosas fora de Roma e não dentro da cidade, mais concretamente nos montes apeninos. A sua popularidade começou após a segunda guerra mundial, quando muitos italianos comiam ovos e toucinho fornecidos por tropas norte-americanas. Também se tornou popular entre as tropas norte-americanas estacionadas na Itália. Quando regressaram a casa, tornaram a receita popular nos EUA.


Outras teorias apontam que o primeiro a dar-lhe um nome foi o escritor culinário napolitano Ippolito Cavalcanti, que publicou a receita pela primeira vez no ano de 1839, no seu livro Cucina teorico-pratica.

Uma outra hipótese indica que o prato pode ter tido origem em Carbonia, uma povoação a oeste de Cagliari, fruto da criatividade de um cozinheiro talentoso, que acabaria por se mudar para Roma, à procura de trabalho. Diz-se que o prato teria tido tanto sucesso que o cozinheiro, talvez por timidez, lhe acabaria por dar o nome da sua terra, em vez do seu.

PS NENUMAS DAS FOTOS ACIMA DE CARBONARA SÃO MINHA  ATÉ POR QUE NÃO SOBROU NADA PARA CONTAR HISTÓRIA, OU MELHOR FAZER A FOTO......


 
Powered by Blogger