segunda-feira, 6 de junho de 2011

BEM COMER - COMA BEM PARA DORMIR MELHOR - POR CECI SANTIAGO

Dormir o sono dos anjos, esse é o nosso grande desejo depois da jornada diária de trabalho.


Evitar exageros tem tudo a ver com a qualidade do sono que poderemos ter. O come come noturno, não importa qual seja o alimento que prevaleça no seu prato, fatalmente não deixará ninguém dormir direito.


À noite nosso metabolismo se torna mais lento e o corpo como um todo, os batimentos cardíacos, a respiração e a digestão, não necessitam de tantas calorias. Daí que os excessos na refeição fatalmente vão resultar em um grande desconforto abdominal, capaz de tirar o sono de qualquer um.


Então, se sentir aquela vontade de comer uma bela macarronada, resista à tentação, mas sempre com muita calma e tranquilidade. Em conjunto com esse exercício é fundamental jantar entre três e quatro horas antes de ir para a cama.


O bife suculento imprescindível para os fãs da carne vermelha, deverá ser transferido para o almoço do dia seguinte, caso contrário, o risco de ter um sono picotado ou até mesmo passar a noite em claro é grande. Esse item deve simplesmente desaparecer do cardápio noturno.


Antes de fechar os olhos, quanto mais relaxado você estiver melhor. Um bom copo de leite, que possui na sua composição mesmo que em pequenas concentrações o triptofano precursor da serotonina que afasta a ansiedade e combate a insônia, é uma boa dica para refeições noturnas.


Se você nota que um copo antes de ir para a cama lhe faz bem, vá em frente. No mínimo, seus ossos sairão ganhando.


Para os carboidratos, apesar da história de que, depois das 18h está diretamente vinculado ao aumento de peso, isso não passa de mito e a razão é simples: cada grama de carboidrato fornecerá em qualquer hora do dia 4 calorias. Como a noite nosso gasto calórico é normalmente menor, o excesso de carboidratos sim levará ao ganho de peso e não o seu consumo adequado. Os carboidratos também contribuem para a formação da serotonina, colaborando como o leite para uma noite tranqüila de sono.


Cuidado com as bebidas ricas em cafeína como chá, café, refrigerante e chocolate. Todos eles poderão levar a um estado de excitação com consequente insônia.


Em relação às bebidas alcoólicas, apesar do álcool ser conhecido como o mais antigo e popular sinônimo do sono, poderá se tornar um grande inimigo de uma noite bem dormida. Logo após os primeiros goles ocorre uma sonolência, o álcool relaxa algumas funções cerebrais. Esse relaxamento pode afrouxar estruturas da região da faringe, tornando a respiração comprometida, uma vez que o ar não circulará como deveria. O resultado é o ronco que prejudica as fases do sono. Em alguns casos pode acontecer o efeito rebote, levando ao despertar no meio da noite.


E não se esqueça do stress, que também é um grande motivo para não se dormir bem. Seja no trabalho, na vida pessoal ou social, ele pode ser muito pior do que todo cansaço físico resultante de um longo dia de trabalho.


Em resumo, controle as quantidades ingeridas, evite os alimentos com potencial excitante e procure antes de deitar direcionar seu pensamento para o relaxamento do seu corpo, parte por parte, da ponta dos pés até a cabeça, demorando alguns minutos em cada parte.









Bom sono!!!

 
Powered by Blogger