terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COELHINHO SE EU FOSSE COMO TU....COMERIA UM BOLO DE CENOURA

Cenoura aqui em casa é o que não anda faltando depois de ter a Nina. Nina pra quem não sabe é a colhinha da minha filha....Hummm!! tá ficando gordinha, nham, nham , nham !!! um coelho à caçadora..... delicia..... Sai pensamento libidinoso, xô,xô... Aí meu Deus alguém , me ajudeeeeeeee....Passou.......

Então com tanta cenoura em casa, resolvi fazer um bolo de cenoura. E não tem quem não goste de um bolo de cenoura com chocolate, então vai um video onde mostra o passo-a-passo de como fazer um excelente bolo de cenoura.
A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 gramas desse legume.


Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Crua, ralada e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores; seu suco ou caldo concentrado de seu cozimento adicionado ao mel ou suco de limão é ótimo para curar bronquite; é indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.


A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia, além de ser um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões.


A cenoura é um dos legumes que se conserva por longo tempo, e seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.

Por ser tão nutritiva recomenda-se que seja ingerida pelo menos três vezes por semana.

Para compra deve-se escolher cenouras lisas, firmes, sem irregularidades ou rugas e cor uniforme (manchas verdes dão sabor forte e desagradável).


A cenoura quando conservada em geladeira pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas e seu período de safra é de julho a janeiro.

GOSTO COM MUITO GOSTO - IVO FARIAS




Gosto com muito gosto deste chefe que me surpreende a cada encontro. Tenho certeza de que ele é um dos chefes mais completos do Brasil.





















Belo Horizonte sempre foi conhecida por sua cultura de botequim, onde os personagens principais são as cachaças e os petiscos. Mas ao longo dos anos, novas tendências gastronômicas foram inseridas por excelentes cozinheiros e chefs, como, Ivo Faria, que há mais de dez anos imprimi sua marca na capital com o seu restaurante Vecchio Sogno (Velho Sonho).







A relação de Ivo Faria com a gastronomia começou cedo. De origem humilde, aos 14 anos se matriculou no curso de Gastronomia do Senac de Belo Horizonte, depois disso se graduou em Nutrição e Dietética e ainda conseguiu uma bolsa no Centre International de Glion, renomada escola de gastronomia suíça.




Apesar da base francesa, Ivo optou pela culinária italiana, pois acredita que seus pratos já caíram no gosto de todos os brasileiros. E a idéia deu mais do que certo. Mas Ivo não mostra sua criatividade somente aos clientes do Vecchio Sogno. Ele é figura carimbada em quase todos os festivais gastronomico do Brasil


O seu talento vem de família. Sua mãe cozinhava e sua tia era banqueteira. Como ele mesmo diz : - Isto está no sangue.


Ivo tem um carinho muito grande pela sua equipe de cozinha que é formada por 22 pessoas, e 90% dela é formada de garotos muito simples. Para você saber do carater e a preocupação do chefe com o ser humano, ele já deu aula na Febem o que fez valorizar estas pessoas. Gosta de formar os profissionais dentro do seu restaurante, e muitas vezes procurar ensinar coisas simples como melhorar o Português de alguns deles.








Ivo acha altamente perigoso a galmourização da profissão de chefe de cozinha , por que para fazer um bom trabalho é preciso ter os pés no chão e o sucesso traz muitas dificuldades. Ele diz que o glamour faz a carreira de um chefe crescer, mas também pode derruba-lo.


Um chefe necessita ter uma cozinha palpável , não basta saber cozinhar , precisa saber administrar. A comida precisa respeitar o cliente.





Um bom cardápio não precisa ter apenas produtos caros. Não precisa ser caro para ser bom. Você precisa ter muito conhecimento dos produtos, saber como usa-los, tirar proveito deles e ter criatividade.
Ele diz que a valorização de nossos produtos nacionais vem crescendo a cada ano. Há hoje, no Brasil, um grande número de chefs que se preocupam em trabalhar com produtos que não eram valorizados ou reconhecidos em nossa gastronomia para preparações altamente sofisticadas.








Uma tese que  Ivo defende há muitos anos: trabalhar o produto nacional dentro de uma comida brasileira revisitada, mas jamais esquecendo as origens de nossa cozinha tradicional. Os chefs brasileiros evoluíram muito na última década, passando a ter um respeito diferenciado no cenário internacional. Com o domínio da comida contemporânea mundial, os chefs estrangeiros também têm procurado conhecer produtos de outros países, como o Brasil, para a criação de novos pratos.


Agora me digam , se eu não tenho que gostar com muito gosto deste chefe?

 
Powered by Blogger