quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VOCÊ JÁ COMEU UM BAUMKUCHEN????





Não se assuste se alguém te fizer esta pergunta.







BAUMKUCHEN




Eu também nunca comi um Baumkuchen, até porque não é costume do nosso povo Brasileiro e fiquei realmente intrigado quando li sobre esta receita.


A criatividade de um cozinheiro não tem limites.










Pois bem essa especialidade dos padeiros alemães já existe há mais de 200 anos. É uma referência às camadas de anéis dourados que ficam aparentes quando o bolo é cortado, não muito diferentes dos anéis desenhados em um tronco de árvore. Por isso a tradução é BOLO-ÁRVORE.

Esse efeito incomum é obtido por um método de preparo que exige trabalho intensivo. Uma fina camada de massa é pincelada em torno de um espeto e assada até ficar dourada.

"Em outros tempos, isso seria feito sobre fogo a lenha, mas nos dias de hoje acontece sobre uma grelha".






Outra camada da massa é colocada sobre o bolo e cozida. O processo é repetido entre 10 a 20 camadas de massa, até o bolo todo ser criado. Em ocasiões especiais , os cozinheiros preparam bolos muito grandes que pesam em torno de 45 kg. O bolo-árvore finalizado costuma ser coberto com açúcar ou glaçê de chocolate.







Em Luxemburg, onde é conhecido como BAAMKUCH, tornou-se um prato tradicional em ocasiões especiais, em particular, as cerimônias de casamento. Outras variações incluem o polonês SEKACZ, com protuberâncias parecidas com dedos que fazem o bolo parecer uma espécie de estalactite.







O cozimento lento e prolongado do bolo-árvore, junto com as nozes moídas usadas na massa, lhe imprime um gosto e uma textura muito particulares, é um bom acompanhamento para o café da tarde.



Já pensou se essa moda pegasse no Brasil?
E encontrassemos essas churrasqueiras de bolo na rua para vender??? Seria simplesmente o máximo, não é mesmo?!.


                                                                                Bom proveito

QUER SABER A RECEITA DESTE BOLO COM UM JEITINHO BRASILEIRO?, ENTRE NO BLOG DA MARISA ONO.
http://marisaono.com/

 
Powered by Blogger