segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CARNAVAL - O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta–feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma.



Um hábito frequente de muitos foliões durante o Carnaval comer uma boa feijoada com tudo que têm direito para assistir ao desfile ou para sair nos vários blocos que se apresentam pela cidade. Apesar de ser uma tradição no carnaval, elas devem ser evitadas. Por ter muito sal e gordura, o prato contribui para a desidratação e tem digestão demorada.


O ideal mesmo é buscar um meio termo e pular o carnaval sem enfiar o pé na jaca, nem ficar só na saladinha.


- Frituras, queijos gordurosos e biscoitos salgados devem ser evitados -


Os cuidados com os petiscos oferecidas nos blocos ou mesmo nos sambódromos devem ser ainda maiores.


- Além de serem ricos em gordura e sal, podem estar contaminadas por bactérias que causam intoxicação alimentar


O ideal mesmo é uma dieta saudável durante o carnaval que deve ser rica em carboidratos integrais, cereais e proteína com pouca gordura, de preferência saudável como azeitonas, castanhas e cereais com iogurte.


Além de dar energia, estes alimentos diminuem o efeito do álcool. As nutricionistas sugerem que os foliões se alimentem de quatro em quatro horas.


A ingestão de frutas como melão e melancia é indicada. Como tônico de energia, adote amendoim, amêndoas, castanhas, mel e chocolate sem açúcar na hora da fome inesperada.


Há ainda os que não dispensam uma cervejinha durante o carnaval. Para evitar ressacas evite consumir bebidas de estômago vazio, beber água ou sucos entre as bebidas alcoólicas e depois consumir mais água ou sucos para evitar a desidratação.



Agora aos que só se derem conta do abuso tarde demais, devem dar prioridade a alguns alimentos tais como a água de coco, pepino, beterraba e evitar temperos condimentados (curry, gengibre, pimenta, cravo, canela) e ácidos (suco de abacaxi, suco de laranja e vinagre).






Agora vou indicar uma receita muito gostosa que é tiro e queda para aguentar a folia e um suco para quem enfiar o pé na jaca

Caldinho da Caridade



Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1/2 pimenta vermelha picada a gosto
- 300 g de carne moída
- 2 tomates sem pele e sem sementes picados
- 1 1/2 litro de água quente
- 2 tabletes de caldo de carne
- 1/2 xícara de farinha de mandioca crua
- sal a gosto
- 1/2 xícara de cada tempero (salsinha, cebolinha e coentro) picado
- 2 ovos


Modo de Preparo
Numa panela com manteiga, refogue cebola, alho, pimenta vermelha, carne moída e tomate. Refogue até que a carne esteja totalmente seca (+/-20 minutos).
Acrescente água quente e caldo de carne. Cozinhe por 10 minutos em fogo médio e polvilhe farinha de mandioca crua apenas para engrossar o caldo. Acerte o sal se necessário.

SUCO CURA RESSACA

Bata no liquidificador 1/2 maçã picada 1/2 cenoura  e suco de uma laranja pêra ou 1 copo de água de côco e 1 talo de aipo ou salsão. Adoce com pouco açúcar e tome três copos ao dia, mesmo que a sensação de ressaca já tenha passado.

Bom carnaval

 
Powered by Blogger