domingo, 21 de novembro de 2010

FEIJÃO!!! FEIJÃO!!!! QUERO MAIS FEIJÃO DA SOLANGE


Tem coisa melhor do que filar a bóia na casa dos outros??  claro que não!!!Principalmente quando somos convidados para um aniversário e eu não perco uma festa desta casa, por que nesta casa quem chega se alimenta maravilhosamente, bebe-se perfeitamente e se dá boas risadas.




Esta familia tem uma linda vista para Baía da Guanabara , são guerreiros, batalhadores, e principalmente UNIDOS. Esta familia tem Vários nomes e seria injusto apenas falar de uma pessoa só e talento é o que não falta nesta familia, estou falando da solange, do Bené, da Crys Leão e do Robson.






Crys Leão que é uma boleira de mão cheia e seus bolos já foram parar na televisão para Ana Maria Braga e Xuxa e é claro, no aniversário da minha filha. 


Quando a conheci, ela me perguntou o que eu gostava de comer, e eu falei que adora um bom feijão, arroz, bife e um ovo frito
- QUI É GENTE SOU NORMAL!!! quem é que não gosta de um bom feijão com arroz???







Pois bem, este feijão virou celebridade toda vez que vou em sua casa, é claro que por mim iria todo final de semana, mas  como sou um cara com extirpe e pedigree, num vou abusar né????







Graças a Deus chegou o dia daquela maravilhosa visita. Aniversário do neto Lucas, e vocês acham que  eu perderia  esse feijão dos Deuses??? e o delicioso  bolo que a Crys prepara??? e os salgadinhos então??? Meu Deus, acho que vou pergunta ao Robson se ele não que trocar de esposa!!!!






Prestem atenção nestas informações sobre um dos itens que não sai da mesa dos brasileiros.



O feijão é uma leguminosa pertencente ao gênero Phaseolus e está entre os alimentos mais antigos, remontando aos primeiros registros da história da humanidade. Os antigos romanos usavam extensivamente feijões nas suas festas gastronômicas, utilizando-os até mesmo como forma de pagamento. Eram cultivados no antigo Egito e na Grécia, sendo, também, cultuados como símbolo da vida.


Há referências a ele na Grécia antiga e no Império romano, onde feijões eram utilizados para votar

Imaginem só:
- um feijão branco significava sim, e um feijão preto significava não.




O feijão tem grande valor nutritivo por conter proteínas, minerais (cálcio e ferro) e vitaminas do complexo B. Além disso, no feijão estão presentes alguns carboidratos, como oligossacarídeos e fitatos, que não são digeridos no trato gastrintestinal humano, porque não produzimos enzimas para estes compostos. Então, esses carboidratos acabam sendo fermentados por bactérias presentes no intestino, gerando gases de odor característico, os flatos.

Eliminar totalmente o feijão da dieta, porém, não é uma solução adequada para quem quer reduzir a produção de flatos, já que este alimento constitui uma fonte importante de proteínas, fibras e outros nutrientes. Então, uma dica prática e com bons resultados é deixar o feijão de molho durante cerca de 12 horas e utilizar nova água para cozinhá-lo. Esse procedimento ajuda a eliminar os oligossacarídeos e fitatos, reduzindo a formação de gases. Além disso, deve-se cozinhar bem o feijão, pois amido mal cozido também aumenta a produção dos flatos.



Todos os alimentos com compostos não digeríveis produzem gases e, além do feijão, fazem parte desta lista ervilha, lentilha, soja, maçã, damasco, cereais, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, ovo, berinjela, cebola e outros.

O seu cultivo é bastante antigo.
O prato "feijão com arroz" (ou "arroz-e-feijão") é um dos mais típicos dos lares brasileiros, acompanhado com alguma "mistura" (nome comum no estado de São Paulo para qualquer coisa que se coma com arroz-e-feijão, como, por exemplo, bife ou batata-frita).

O feijão também é a base de um dos principais pratos da culinária típica brasileira, a feijoada tal como em Portugal onde o feijão comum é a base de várias sopas e da feijoada, misturado com arroz ou como elemento de acompanhamento obrigatório das tripas à moda do Porto e ainda em alguma doçaria (por exemplo o pastel de feijão).




As vagens verdes (feijão verde) podem acompanhar, cozidas, qualquer prato de peixe cozido, e, cortadas às tiras, em sopa (sopa de feijão carrapato). No caso do feijão frade, é frequentemente servido com cebola e salsa picadas, a acompanhar atum.








Três espécies de feijão são muito cultivadas no Brasil:
  • Phaseolus vulgaris, o feijão comum, cultivado em todo o território;
  • Vigna unguiculata, vulgarmente chamado de feijão de corda, feijão macassa, caupi e outros, predominante na região Nordeste e na Amazônia e
  • Cajanus cajan, feijão-guandu ou andu, comum no nordeste, principalmente em sua variedade arbórea.


Apesar da enorme importância da cultura do feijão, o rendimento médio nacional brasileiro é baixo e está decrescendo: enquanto no período 1966-1970 atingia cerca de 650 kg/ha, no período 1974-1978 esse valor diminuiu para 500 kg/ha.

Para efeito de comparação, pode-se mencionar que alguns países como os Estados Unidos, o Japão, a Turquia e a Itália, têm rendimento médio superior a 1.400 kg/ha, de acordo com a FAO.


O consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias. Acredita-se que esse efeito benéfico do consumo do feijão é devido à presença de metabólitos secundários nessa leguminosa, os fitoquímicos, sendo os que presentes em maiores concentrações os compostos fenólicos e os flavonóides.



Meu prato, arroz, feijão,farofa
costelinha barbecue, nhoque
e
camarão com catupiry
aí Jesuiissssss
  Aquele feijãozinho de todo dia não é difícil de fazer. Mas tem seus segredinhos... No Rio de Janeiro o preferido é o feijão preto; em outros estados comem-se o mulatinho, o chamado "carioquinha", o jalo e tantas outras variedades. Acompanhado de arroz e uma "mistura" – que pode ser carne, frango, peixe ou mesmo um ovo frito – compõe o popular "comercial" servido em todos os restaurantes populares.

Você sabe por que é importante deixar o feijão de molho antes de consumi-lo???
Como já disse acima  não só o feijão mas como todos os grãos contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa. O ácido fítico pode-se lgar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção.


Pedi arrego depois da comilança
É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. A moderna, mas incorreta recomendação para o consumo de grandes quantidades de grãos integrais normalmente melhora o trânsito intestinal num primeiro momento, mas pode levar a problemas como a síndrome do intestino irritado, entre outros desagradáveis efeitos colaterais a médio e longo prazo.



Deixar de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.

Só que voltei para comer a sobremesa,
olha o meu pratinho


Deixar dem molho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B.







Só que depois desta comilança sabe pra onde vão os pombinhos aí ao lado amanhã???? Pra Nova York curtir uma Lua de mel, são metidos estes dois......
Mas é isso aí, curtam bem e façam muitas comprinhas.







Agora que aprendemos um pouco mais sobre feijões,e tenho certeza que cada um tem sua receitinha básica,que tal preparar um belo feijão pra começar a semana?

 
Powered by Blogger