quarta-feira, 20 de abril de 2011

NOSSA PANELA ENTREVISTA - CHOCOLATE - A EMPREENDEDORA CINTIA SANCHES

Esta semana muitos blogs estão postando sobre o tema que mexe com a líbido do mundo inteiro: CHOCOLATE.

O Brasil já possui chocolate de qualidade e tem muitos profissionais maravilhosos no mercado e até posso citar alguns nomes aqui, como Renata Arassiro, Diego Lozano, Rafael Barros , Helena Gesteira, Luzinete veiga e por aí vai...

Mas resolvi falar do tema empreendedorismo, o que fazer para conseguir a tal sonhada loja, qual o caminho a seguir. Conheci uma Empreendedora de verdade que apostou tudo numa carreira deliciosa na qual muitos queriam estar, conheçam a famosa fábrica de sonhos da CHOCOLAT DES ARTS.


Já diziam que o mundo dá muitas voltas, e não foi diferente para Cintia Sanches que cuja idade jamais revelarei.

Cintia Sanches
Nem uma viajem para o Nepal e a Índia iria mudar tanto sua vida profissional, depois de assistir um filme que mostrava a paixão mundial, ela resolveu em duas horas de filme que iria trocar de profissão, Eita mulher de coragem!!!!!!

Foi assistindo o filme "Chocolate" sim aquele mesmo com Juliette Binoche e Jonny Depp que resolveu abrir a sua Chocolateria ou melhor a famosa CHOCOLATDESARTS, que produz chocolates artesanais com produtos naturais.

Antes de abrir as portas do negócio, no entanto, muita coisa aconteceu na vida de Cintia. Em 2002, quando era executiva de marketing de uma grande corporação, ela viu seu casamento chegar ao fim. Com isso, focou suas energias na carreira profissional, até que em 2006 percebeu que o trabalho naquele modelo não a realizava mais. “Eu não tinha mais prazer no mundo corporativo”, conta. Acometida por problemas respiratórios e fatiga mental, Cintia sentiu que precisava dar um tempo e pediu demissão.

Chocolat Des Art
Na mesma época, viu uma reportagem sobre meditação em uma revista de viagens. “O jornalista inglês autor do texto descrevia o processo de meditação como uma turbulenta cachoeira que acaba em um plácido lago”, lembra. Com essa imagem na cabeça, Cintia decidiu viajar para o Nepal para estudar meditação. Deixou seu único filho com o ex-marido e passou 45 dias no país em um mosteiro indicado por amigos. Depois, esticou a viagem e passou duas semanas na Índia para conhecer como acontece a produção de chá, um interesse pessoal de longa data.

Ao voltar para o Brasil, a empreendedora sentiu-se revigorada, mas ainda não sabia o que fazer com sua vida profissional. Foi nesse exato momento que o filme “Chocolate” ressurgiu em sua vida. Na trama, a andarilha Vianne (Juliette Binoche) chega a uma ortodoxa vila francesa e abre uma loja de chocolates artesanais. “Pensei que seria um ótimo negócio”, afirma Cintia. Com a ideia em mente, teve início a fase de estudo de mercado. “Visitei mais de 16 chocolateiras em países como França, Bélgica e Estados Unidos”, diz a empresária.







Além de pesquisar o mercado, Cintia achou importante conhecer os processos de produção do chocolate. Por isso fez dois cursos sobre o assunto, um de 25 dias nos Estados Unidos e um de quatro meses no Canadá. “Eu sabia que não seria uma chef, mas precisava entender o que estava fazendo”, fala rindo. Foi assim que a Chocolat Des Arts abriu as portas em abril de 2008, no nobre bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo, com um investimento inicial de R$ 600 mil.

Todos os produtos são feitos com ingredientes naturais em uma cozinha industrial instalada no próprio local. A empreendedora só usa chocolates do tipo gourmet, tanto brasileiros quanto importados. Para completar o mix de produtos, a loja também comercializa uma grande variedade de chás.

A Chocolat Des Arts começou produzindo 5 mil bombons por mês e hoje já chega à marca de 15 mil unidades mensais. Em dezembro de 2010, Cintia começou a vender também pela internet e passou a entregar seus produtos para o Brasil inteiro. Para isso desenvolveu caixas térmicas especiais para o transporte e preservação do chocolate.

Loja
O próximo passo, segundo a empresária, é abrir filiais. “Nós já começamos a ser procurados por shopping centers interessados na marca. Tenho certeza de que seremos uma grande rede”, afirma.

E alguém dúvida ??? Cintia se ainda estiver a procura de um marido tô na fila heinnnn

ATENÇÃO: algumas perguntas foram feitas por seguidores. veja ao lado do blog como enviar suas perguntas para os nossos entrevistados  

1 – O que há de tão especial no chocolate

Chocolate tem sabor de aconchego. A textura cremosa, cor escura aveludada e o aroma adocicado parecem nos abraçar. Chocolate tem sabor de infância, de amor, de carinho. Além dessas propriedades subjetivas, é um ingrediente com alto poder benéfico à saúde. O cacau possui uma considerável ação antioxidante. Outros estudos também observaram que ocorre uma pequena diminuição na pressão sangüínea após o consumo diário de chocolate amargo. O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotetora. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. O chocolate constitui ainda um estimulante devido à teobromina, embora de fraca capacidade. O chocolate também possui cafeína e sua ingestão faz com que o corpo libere neurotransmissores como a endorfina.

Chocolat Des Arts
2 – Quais são os cuidados básicos para quem quer começar a trabalhar com chocolate?

É importante fazer um curso sobre chocolate. Chocolate é muito técnico. Visitar várias cholaterias no Brasil e fora. E treinar muito antes de iniciar qualquer emprendimento. Não comece inovando, comece fazendo as receitas clássicas. 


3 – O que é temperagem?( pergunta da seguidora Mabel Barbosa)

Mabel, é o processo de choque de temperatura que serve para aglutinar as moléculas da massa e obter a consistência perfeita para se moldar o chocolate e obter brilho e homogeineidade na textura. Derreter o chocolate picado em banho-maria a uma temperatura de 50~60ºC, ou em derretedeira a 45 a 50ºC.

Despejar a massa de chocolate em uma superfície fria, como mármore ou granito, e mexer até obter uma consistência ligeiramente viscosa.

A temperatura da massa deverá atingir:
Chocolate com Leite: 29 a 30ºC s
Chocolate Marfim: 28 a 29ºC s
Chocolate Meio Amargo: 30 a 31ºC
Dica: quando a massa transmitir ao toque dos dedos ou do lábio inferior, uma sensação de morno, quase frio, o chocolate está pronto para cobrir e ser moldado.

4 – Onde e quanto tempo devo deixar o chocolate na forma?

Despejar o chocolate na fôrma e raspar a superfície para retirar o excesso. Bater ligeiramente a fôrma na mesa para eliminar o ar.
Levar à geladeira para secar (cristalizar) O chocolate estará pronto quando o fundo da fôrma estiver opaco e branco.

5 – Quais são os tipos de chocolate encontrado no mercado?

Coberturas hidrogenadas e Coberturas 100% manteiga de cacau. Prefira as 100% manteiga.


6 – Quanto a matéria prima, o Brasil já fábrica bons chocolates, cite exemplos?

Sim temos o chocolate AMMA um chocolate gourmet de primeira qualidade.


7 – Como você enxerga o mercado fora a época da Páscoa?

Temos que ser criativos. Em matéria de produtos, podemos apelar p/ bebidas com chocolate, bolos, sorvetes, biscoitos. O chocolate nos permite derivações interessantes. Quanto à canais de venda, lembranças de maternidade, casamento, eventos e empresas, são canais que compram o ano todo.


8 – O que fazer para atrair clientes?

Oferecer matéria prima de qualidade aliada a receitas e apresentação criativas.


9 – Quem trabalha com chocolate tem um bom retorno financeiro (pergunta da minha filha de 9 anos Luiza)

É um mercado sazonal, Luiza, isto signfica que tem mês que se vende muito, como agora na Páscoa, que vendemos mais de um terço do que se vende o ano todo; e meses em que não vendemos o suficiente para cobrir todos os custos, como janeiro e fevereiro, onde está calor e as pessoas estão na praia curtindo sorvete e bebidas geladas.


10 – Na sua opinião qual  é o melhor chocolate do mundo?

Valrhona


11- Como posso reconhecer um bom chocolate?

Aquele que tem 100% de manteiga de cacau, sem aromatizantes e conservantes químicos, cacau e ingredientes naturais de boa procedência. Este último mais difícil de se reconhecer sem conhecer os procedimentos da empresa fabricante.


12 – É difícil trabalhar o chocolate no Brasil?

Um pouco, devido ao clima quente na maior parte do país.



Chocolat Des Arts
13- Pra você a embalagem reflete no produto final? (pergunta da seguidora Édila Lopez)

Édila, o consumidor consome primeiro pelos olhos, depois, vem os estímulos racionais de qualidade. Assim a embalagem é importantíssima. Mas não adianta caprichar na embalagem e ter um produto de qualidade inferior, vc não fará sucesso por muito tempo.



14 – As técnicas para trabalhar o chocolate são sempre as mesmas? Ou mudam a cada ano?

Sempre aparece coisas novas, mas as principais técnicas são as mesmas. Oque aparece muito são receitas diferenciadas, Tem de se estar atenta ao que o mercado está fazendo. Fazer parte de forums e grupos de chocolate na internet, como o "Eu Amo Chocolate", no facebook, folhar livros de chocolate, são formas de estar à par do que estão fazendo por aí.


15- Quais os equipamentos necessários para começar a trabalhar com chocolate?

Uma boa derretedeira, uma geladeira, formas de chocolate, espátulas, bowls (tigelas de inox). Não invista imediatamente em uma temperadeira. Só quando se atinge um volume alto.


16 – Quais as dificuldades da profissão?

Salário, que ainda está baixo para os profissionais de chocolate. Poucos cursos profissionalizantes noo Brasil.


17- O que existe de mais moderno nas técnicas com chocolate?

Máquinas temperadeiras, uso de transfers para "pintar e/ou personalizar o chocolate"


18 – É fundamental dimensionar a produção antes de adquirir algum equipamento?( pergunta do seguidor Yrapoan Machado)

Sim. Sempre.  


19 – Com o mercado tão competitivo o que fazer para diferenciar os negócios?( pergunta do seguidor Yrapoan Machado)

Oferecer matéria prima de qualidade aliada a receitas e apresentação criativas. Tem de se estar atenta ao que o mercado está fazendo. Fazer parte de forums e grupos de chocolate na internet. Estar sempre com produtos diferentes, oferecer degustação aos seus clientes.


20 – O brasileiro sabe apreciar um bom chocolate?
Ainda não, mas sentimos uma melhora na escolha do consumidor brasileiro. Existe já uma procura maior pelo chocolate mais amargo.











Você quer ganhar uma linda Caixa de Chocolates igual a esta da foto??? entregue diretamente em sua casa em qualquer lugar do País ? Então participe desta promoção Respondendo esta pergunta: 
                          Por que eu amo chocolate???
Deixe sua respostas no comentário deste Post e a Chocolat Des arts vai escolher a melhor resposta e mandará entregar na sua casa esta linda caixa de chocolate, só vale para os seguidores deste blog.

O Ganhador entraremos em contato para pegar o endereço.

Aproveite e siga a Chocolat Des Art no Facebook

Clique no Logo

Esta promoção se encerra no dia  24 de abril de 2011, o nome do ganhador será divulgado na segunda feira dia 25 de abril de 2011






 
Powered by Blogger