terça-feira, 12 de outubro de 2010

ROCK DAS CRIANÇAS - TOCA DO RATO - CACHORRO QUENTE

Hoje participei de uma festa em comemoração ao dia das crianças, apesar de achar que dia das crianças, dia das mães e dia dos pais é todo dia, pra mim estas datas só servem para incentivar o consumismo e aumentar as vendas no comércio em geral.








Mas o que vale é a iniciativa de cada um e hoje achei muito importante a iniciativa de um Grupo de Motociclistas chamado: Rock in Rol da Baixada Fluminense "A TOCA DO RATO" . O grupo realizou uma festa para a molecada da região do Parque Fluminense. Uma festa bonita, cheia de brinquedos e doces para serem distribuídos. Notei o brilho nos olhos das crianças que lá estavam esperando o sorteio dos brinquedos.

Claro que a minha irmã estava à frente da festa, ela está sempre engajada nesses movimentos, o que acho louvável, pois temos que contribuir para um mundo melhor, não importa de que forma!









Mas rock combina com criança?  Claro que sim! Olha, vi a molecada dançando ao som de um bom rock que  não estava no gibi! Estavam todas atrás de ganhar prêmios em competições que pareciam disputas para ganhar a megassena.

Criança é o maior barato não é mesmo! Só a minha criança que é cara!







Até que me deu uma certa fominha, nham nham nham!!! Hummmm que fome! Vamos ver o que tem pra comer!!!!
- Pipoca, vaca atolada, doces, muitos doces, mais doces, salgadinhos, cachorro-quente, espera aí, cachorro-quente!?

- Claro cachorro-quente. Você já viu alguma criança não gostar de cachorro-quente????
Pois é, só  minha filha (Luísa) comeu três! nosssssaaaa! Tava muito bom!


Luana minha sobrinha
 Apesar da simplicidade do cachorro-quente, ele tinha  gosto de infância, gosto de saudade, gosto de quero mais é ser feliz!


Olha que eu ainda por cima me surpreendi com um guaraná chamado TOBY, geladinho uma "DILÍCIA", doceeee pra caramba, mas naquele momento foi tudo de bom.



É claro que eu estava bem acompanhado ao lado de uma gatinha, por isso o refri estava uma "DILÍCIA" aí quem me dera, ela é minha sobrinha!




Cachorro-quente ou hot-dog é uma comida típica dos Estados Unidos, em que se coloca uma salsicha (vina) ou dentro de um longo pão sovado.
Nos EUA, o preparo típico do cachorro-quente é com o molho agridoce, picles à base de pepino (em inglês: relish), mostarda e ketchup. Também são bastante utilizados o chucrute (repolho azedo) e o chili, espécie de massa de feijão com carne moída picante.




No Brasil, a forma de se fazer o cachorro-quente depende da região do país, o picle não e tão popular. No estado de São Paulo, por exemplo, se come com purê de batatas e no Rio de Janeiro com ovos de codorna. Em geral acompanha-se o cachorro-quente com maionese, ketchup, mostarda, molhos à base de tomates (quentes ou frios), Pimentão e cebola ou ainda outros ingredientes como batata palha, salpicão, maionese caseira, maionese temperada, tomate, beterraba, pepino, picles, ervilha, milho, purê de batata, bacon, requeijão, farofa, entre outros

Existem três teorias sobre o surgimento desse peculiar sanduiche:

1. A mais conhecida é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852, ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro bassê.

2. Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou esse tipo de salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduiche quente com pão, salsicha e molhos.

3. Em 1904, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de salsichas quentes criou uma maneira de seus fregueses não queimarem as mãos. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luvas de algodão limpíssimas. Só que os clientes esqueciam de devolvê-las e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pães.








No Brasil, por volta de 1926, o empresário Francisco Serrador, que idealizou a famosa Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro, lança o cachorro-quente em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha de carnaval "Cachorro-Quente":

"Comer / Cachorro quente lá no bar / Por certo a moda vai pegar / Por não ser vulgar...
Comer / Vai toda gente ao "quarteirão" / Pois há linguiça em profusão / Pra comer com pão...
Que bom que é lamber... / Trincar...comer... / Um cachorrinho tentador / No quarteirão do Serrador
Comer é bem melhor do que beber / Pois dá sustância e faz crescer / Todo e qualquer ser...
Comer / É verbo bom de conjugar / Quando queremos conquistar / Um "pirão" no bar..."

E a partir de 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil passou a sofrer grande influência da cultura americana, o cachorro-quente conquistou definitivamente seu espaço aqui.


Agora mudando de assunto, participando desta festa tive uma  grata surpresa ao reencontrar a minha TIA ZETA (irmã de minha mãe), que veio de Pernambuco para participar do casamento de meu primo.

Uma senhora com seus quase 80 anos (isto ela não diz  e na verdade ninguém sabe), agora me digam, não é pra voltar a ser criança?????


 








FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PRADO - SUL DA BAHIA

Prado (BA) realiza o 5quinto festival gastronômico





Fui convidado a participar deste festival, adoro esta região, vale a pena dar uma conferida, é claro que digo isso para quem está passando pela região, mas se um dia resolver ir ao Sul da Bahia, dê um pulinho em Prado.











A gastronomia pradense faz valer as calorias. Fugindo da convencional e apimentada comida baiana, as receitas de Prado misturam de forma harmônica a culinária brasileira com a internacional, utilizando em suas cozinhas, apenas ingredientes regionais frescos, os estabelecimentos participantes da 5ª edição do Festival Gastronômico criaram uma receita inédita para surpreender os visitantes. “No ano passado, foram consumidos cerca de dois mil pratos”, afirma Carlos Rincon, presidente da Aprhope. “Acredito que a edição de 2010 promete ainda mais delícias”, aposta o empresário.

O evento é promovido pela Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis e Pousadas (Aprhope), em parceria com o Sebrae-BA. Serão 47 estabelecimentos participantes, incluindo restaurantes a la carte, pizzarias, barracas de praia, lanchonetes, bares e até uma sorveteria. Preservar o conhecimento histórico através da influência gastronômica é o conceito principal do festival desde sua primeira edição. Segundo especialistas, foi justamente em Prado que aconteceu o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, em 1500. Os descobridores portugueses fizeram uma parada na foz do Rio Cahy antes de chegarem a Porto Seguro, que acabou ficando com a fama histórica de ter sido o local da descoberta do Brasil. Na sua 5ª edição, o festival pretende resgatar o legado dos colonizadores e primeiros habitantes locais com receitas típicas, danças e músicas regionais. “Valorizar os hábitos culturais e mostrar as delícias da gastronomia local são ações que estimulam o turismo e a autoestima da comunidade”, revela Carlos Rincon, presidente da Aprhope (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais).




Para o gestor de Projetos de Turismo do Sebrae-BA, Enivaldo Piloto, o festival valoriza as etnias africana, indígena e portuguesa, buscando resgatar o legado dos colonizadores e primeiros habitantes. “A ideia é valorizar os hábitos culturais locais e proporcionar o conhecimento das delícias da gastronomia local, estimulando a autoestima da comunidade”, explicou Piloto.
 
Com uma das mais completas infraestruturas turísticas da região da Costa das Baleias, a cidade de Prado atraí turistas de todo o país com seus 84 km de praias recortadas por imponentes falésias, abundantes rios e as famosas visitas das gigantes e dóceis Baleias Jubarte. Entre as belezas naturais e a arquitetura preservada, o município anuncia a 5ª edição do Festival Gastronômico e torna- se referência no cenário local.

ALMOÇO MAIS VOCÊ E UNISUAN - ONG MÃOS SOLIDÁRIAS REALIZADO EM 2009



QUAL É A SUA CONTRIBUIÇÃO  PARA AJUDAR O PRÓXIMO?
JÁ PAROU PARA PENSAR NISSO? 

Estou recrutando pessoas que possam me ajudar a realizar O almoço de 2010 da ONG MÃOS SOLIDÁRIAS  na ilha do governador no dia 20 de novembro.

Você pode contribuir de inúmeras maneiras: com insumos, mão de obra, brindes e principalmente com brinquedos que podem ser usados ou não. Tudo para que esta linda história  não se acabe. Venha! e participe com a gente.

FAÇA A DIFERENÇA, CONTRIBUA PARA MAIS UM NATAL DO BEM

HISTÓRIA DA ONG MÃOS SOLIDÁRIAS
1997 – Primeiras reuniões do grupo em torno das propostas de ajuda comunitária do Rotary Club e Igreja de São Pedro, com a Cozinha Comunitária. Outro projeto, Contando Histórias, aproximou voluntários dos problemas da comunidade através das crianças. Seu Roldon começa a reunir na sua casa as pessoas interessadas numa nova campanha. O Natal do Brinquedo Usado é realizado pela primeira vez, para cerca de 300 crianças da comunidade da praia da Rosa.




1998 - Forma-se o grupo do Rotary que se propõe a realizar novos projetos. Foi um ano de capacitação, com os voluntários realizando cursos do Projeto Ser Vivo, da Prefeitura, Prevenção a Drogas e AIDS, no NEPAD e curso de treinamento do Jerusalém AIDS Project, grupo que veio de Israel ministrar palestras no Rio. Começa o projeto Banco de Remédios. Seis pessoas trabalham diariamente nos projetos.






1999 – A Associação Mãos Solidárias surge como atividade informal associada a vários grupos de colaboração mútua, como a ACM, Lions, as Paróquias de São Pedro e empresas, como a Varig. O Natal do Brinquedo Usado cresce para mais de mil brinquedos reformados e doados, com direito a festa do Papai Noel. A arrecadação de recursos é feita com festas e eventos sociais, bingos, sorteios, o que for viável para a casa localizada na Rua Domingos Segreto.



2000 – Novos projetos: Mais palestras com apoio de entidades e empresas, Telemar e TV Globo. A casa do seu Roldon vira local de eventos para arrecadação de verbas para a continuidade dos projetos semanais. Os projetos crescem nas comunidades, além da Rosa, o Maruim e Dendê.






2001 – Os jornais locais reforçam o apoio e o nome do grupo começa a ficar conhecido. O resultado fica visível no aumento de coletas de brinquedos para quase 3 mil crinças, além do número de voluntários coligados oferecendo espaços para palestras e cursos. Novos projetos: Bordando o Futuro e Pão de Ontem, Alimento de Amanhã.







2002 – 2003 – O período de consolidação dos projetos e formalização da Associação Mãos Solidárias, com atas, estatuto e contabilidade. Cada vez mais empresas e órgãos públicos coligados. O Globo (Brinquedoando), Prefeitura (Obra Social e Secretaria de Assuntos Comunitários), Igreja de São Pedro e Pastoral da Criança, Adventistas, Lions Clube, Edel, SENAC, Iate Clube Jardim Guanabara, Supermercados Extra e Shopping Ilha Plaza. A ONG ganha certificado de participação na Mostra Rio Voluntário, espaço onde chama a atenção da grande Imprensa. Seu Roldon ganha prêmio de mérito social no programa SESC voluntário.


2004 - Ano da formalização, como Organização Promotora do Bem Estar Social. Maiores retornos em Mídia Social e de Massa, o que impulsiona mais a procura de recursos. Começam as palestras gratuitas sobre DST e AIDS que vão originar o projeto Valorização da Vida. Já são quase 10 mil pessoas atendidas e não mais que 30 pessoas no trabalho voluntário cotidiano.

2005 - Mãe com Filho Saudável, sequência de palestras com ajuda da Polícia Militar e Rotary. o Natal do Brinquedo Usado atinge 10 mil brinquedos e o Cozinha Comunitária atende diariamente 300 pessoas, com refeições a baixo custo. Já são 9 projetos em andamento.

2006 - Descubra sua Cidade é o novo projeto para as crianças da praia da Rosa, que neste ano ganham festas na Páscoa, dia da Criança e Natal, todos com brinquedos e roupas que lhes foram presenteadas.

2007 – Novo projeto, que ainda está tentando se firmar. O Pegue Óleo, para coletar óleo usado e reciclar como opção de renda. A ONG consolida então o total de doze projetos em andamento, cada um no compasso da ajuda de empresas, voluntários e do site da ONG, desde julho de 2008. Se você é da Associação, tem fotos ou vídeos, ou alguma história importante, consegue lembrar o ano pelo menos, e quer ver seu material aqui ou contar sua história? escreva para cdfgomes@hotmail.com que postaremos aqui.

CHEFE MÁRCIO MOREIRA E UNISUAN CONVIDAM

Este é o quarto ano em que contribuo com meus conhecimentos para realizar este almoço.
Sempre contando com o apoio de minha equipe, da Faculdade Unisuan e com o apoio da querida Chefe Alejandra, Coordenadora do curso de gastronomia, de seus sempre atuantes  alunos.
Neste ano de 2010 o almoço acontecerá na Quadra da Portuguesa  - Ilha do Governador - Rio de Janeiro
no dia 20 de novembro,
o cardápio deste ano conta com uma maravilhosa VACA ATOLADA, HUMMMMM DELÍCIA!

Venha participe com a gente, sempre ouvi dizer que uma "Andorinha só não faz Verão", portanto, venha fazer parte desta festa contribuindo com o que você puder.

mais informações
http://www.ongmãossolidária.com.br/


GASTRONOMIA - PROFISSÕES DE FUTURO



PRODUTORA UMDEDOIS
DIREÇÃO DE CAROLINE FAGUNDES E CYRO RIDAL
EXIBIDO NO CANAL FUTURA

 
Powered by Blogger