quinta-feira, 5 de maio de 2011

NOSSA PANELA INDICA - ACARI/ RN - E SUA COBRA ENSOPADA

O bom das Redes sociais é a interação com várias pessoas, e foi aí que conheci o meu mais novo amigo de infância o Chefe André Athayde que mora em Natal , no Rio Grande do Norte.
 
Chef André Athayde - RN
André  é formado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e em Administração pela UNIPÊ, ambos em João Pessoa. Morou em Londres por um ano para fazer dois semestres do curso de Administração. Nessa época já era um Gourmet, cozinhava em casa e visitava os melhores restaurantes por onde passava, sempre desejando estar do lado de lá da cozinha. Já trabalhou na Argentina e na Noruega e hoje é membro  é membro da ABAGA, trabalha como Personal Chef e desenvolve um cardápio de um restaurante que levará sua assinatura muito em breve, em Natal.







Nesta conversa pela rede social, o andré me citou a iguaria da COBRA ENSOPADA  que está sendo pesquisada e que é servida nos bares botecos da Região de ACARI  e fiquei curioso e intrigado. Não é de hoje que sabemos do consumo destas carnes exóticas, mas me fascina cada vez mais a nossa cultura gastronômica que pensamos as vezes só se resumir ao trecho Rio - São Paulo.

Pesquisei um pouco sobre esta cidade e descobri que a pequena cidade de Acari, no Seridó Oriental do Rio Grande do Norte possui +/- uma população de 11.209 habitantes (IBGE, 2000), sendo 8.865 habitantes na zona urbana e 2.344, na zona rural. A cidade possui ainda área de 596 quilômetros quadrados.

A cidade de Acari está numa posição privilegiada, abrindo uma paisagem sertaneja, como um cartão postal para quem viaja de Natal em direção ao Sertão do Seridó Norteriograndense, é uma cidade que tem características naturais marcantes, apresentando uma geomorfologia rica em montanhas e rochedos, um patrimônio histórico-cultural expressivo e diferente do que se apresenta no major parte do estado. Tem com a barragem do Açude Gargalheiras a formação de um magnífico espelho d’água, com capacidade para armazenamento de 40 milhões m³ que se constitui no major base para o desenvolvimento de turismo do Município.

Habitado primitivamente pelos índios Cariris, o município de Acari foi fundado, na condição de povoado, pelo sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco. Manuel Esteves ergueu em 1737 a capela no novo povoado, consagrada à Nossa Senhora da Guia. Em 11 de abril de 1835, foi criado o município de Acari, por resolução do conselho de Governo. Neste mesmo ano, ou seja, na época do império, já dizia o “Código de Postura da Intendência Municipal da cidade de Acary” cujo autor é desconhecido, “Em toda a cabeça de casal será obrigado a ter limpado as frentes de suas casas nas povoações, nas quatro festas, principalmente de cada um ano, sob pena de pagar por cada vez que faltar a limpeza, duzentos réis para as despesas da Câmara”. As pessoas eram obrigadas a manter a limpeza na cidade. Assim a legislação no Império e na Velha República previa que todos os habitantes mantivessem suas casas e ruas bem conservadas.

Com o tempo, a obrigação tornou-se consciência pois com o título “CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL”, a população tomou orgulho de morar em Acari.

Para saber mais  sobre esta iguaria entrei em contato com o blogueiro Eduardo Silva que mantém o blog EDUARDO SILVA ACARI e o blog é quase um jornal eletrônico de tantas noticias atualizadas, ele é da região e me comentou sobre alguns costumes, mas sobre a cobra ensopada nada.

Dá uma olhada no que o Chefe André Athayde me enviou, e mesmo assim indico a cidade de Acari por ser a cidade MAIS LIMPA DO BRASIL.






FICHA DE PRODUTOS A SEREM INVENTARIADOS
1)     NOME DO PRODUTO: Cobra
2)     MUNICÍPIO, ÁREA OU ZONA DE PRODUÇÃO: Acari/RN
3)    DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Tira o couro puxando pela barriga, coloca-se no sal a gosto e deixa salgando de um dia para o outro. No dia seguinte tira o sal, lava e coloca em uma churrasqueira ou forno que é para secar a água que fica na carne da cobra. Quando estiver um pouco seca temperar com todos os temperos como se fosse uma galinha, com tomate, cebola, pimentão, cebolinha, coentro, cominho, colorau e alho.
4)     CONTATO OU INFORMAÇÃO DO PRODUTOR, ASSOCIAÇÃO OU COOPERATIVA: Sra. Auzira Elita de Azevedo, moradora de Acari desde seu nascimento em 1932. Hoje reside em frente à Praça da Caraca assim conhecida pela comunidade.
5)     INFORMANTE: Sra. Auzira Elita.
6)     OBSERVAÇÕES: Esta receita é servida como tira-gosto em diversos bares da cidade e nas residências dos moradores que trazem a caça para suas esporas prepararem uma vez que a pesca e a caça são as principais fontes de renda dos moradores. É uma carne semelhante à textura de peixe porém o sabor é similar ao da galinha caipira. Como a região é propícia às cobras, os acarienses desenvolveram a melhor forma de preparação dessa iguaria potiguar.

Obs.: as fotos aqui tirei do blog do Eduardo.


                                           Chefe Marcio Moreira

 
Powered by Blogger