segunda-feira, 1 de novembro de 2010

NAS RUAS DE SALVADOR

Andar pelas ruas necessitam um olhar diferenciado ap que se refere a gastronomia e andar pelas ruas de Salvador precisa um olhar mais atento, pois a cidade respira comida por todos os lugares e para quem não sabe a comida de rua de todo o Brasil nasceu aqui com as chamadas "Negras de Ganho".








Quando acabei de visitar o restaurante ao qual iríamos levar ao programa, me deparei com uma cena que já fazia tempo que não via e ao qual fiquei bastante surpreso. 

O comércio a céu aberto tem um quê de nostalgia, seus ingredientes parecem únicos e dá vontade de levar de tudo um pouco para casa. Me faz lembrar da minha infância quando ia com minha mãe fazer a feira.




Peixes, carnes , pimentas, ervas, mandioca....esta com um capitulo a parte, pois vejam esta foto que tirei desta iguaria tão versátil que habita a mesa dos brasileiros, agora me digam: - Não dá vontade de levar pra casa????

Essa inspiração veio apenas de uma rua só,  mas precisamente no Largo Dois de Julho que  é tradicionalmente um bairro de classe média, debruçado sobre a Baía de todos os Santos. Recentemente passou por um processo de revitalização, mantendo ainda a presença de moradores antigos, comércios informal e formal, bares e museus, com destaque para o Museu de Artes Sacra, considerado um dos mais importantes monumentos da América Latina.



Pelas ruas do bairro já perambularam Gregório de Mattos e Glauber Rocha, símbolos da intelectualidade baiana e o poeta Castro Alves. Dias antes de morrer, na casa de nº 50, da ladeira do Sodré, próximo ao Largo Dois de Julho, disse o poeta: Quero morrer olhando o infinito azul, referindo-se a vista do bairro para o céu e a Baía, um dos fatos marcantes da história do bairro.


Voltando a nossa Mandioca que é macaxeira,que é aimpim.....
Podemos dizer que a mandioca nasceu junto com o Brasil e que sua versatilidade faz deste produto uma riqueza nacional.
Mandioca é o nome pelo qual é conhecida a espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot, composto por diversas variedades de raízes comestíveis.
 O nome dado ao arbusto da manihot é maniva. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até à Mesoamérica (Guatemala, México). Espalhada para diversas partes do mundo, tem hoje a Nigéria como seu maior produtor.





No Brasil possui muitos sinônimos, usados em diferentes regiões, tais como aipi, aipim, castelinha, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, e variedades como aiapuã e caiabana, ou nomes que designam apenas a raiz, como caarina.



Lenda da Mandioca
Nasceu uma indiazinha linda e a mãe e o pai tupis espantaram-se:
- Como é branquinha esta criança!
Chamaram-na de Mani. Comia pouco e pouco bebia.
Mani parecia esconder um mistério. Uma bela manhã, Mani não se levantou da rede.
O Pajé deu ervas e bebidas à menina. Mani sorria, muito doente, mas sem dores.
E sorrindo Mani morreu.
Os pais enterraram-na dentro da própria oca e regaram a sua cova com água, como era costume dos índios tupis, mas também com muitas lágrimas de saudade.
Um dia, perceberam que do túmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viçosa. A plantinha desconhecida crescia depressa.
Poucas luas se passaram e ela estava alta, com um caule forte que até fazia a terra rachar ao redor.
- Vamos cavar? - comentou a mãe de Mani.
Cavaram um pouco e, à flor da terra, viram umas raízes grossas e morenas, quase da cor dos curumins, nome que dão aos indiozinhos. Mas, sob a casquinha marrom, lá estava a polpa branquinha, quase da cor de Mani.
- Vamos chamá-la de Mani-oca. - resolveram os índios.
Transformaram a planta em alimento.
E até hoje, entre os índios do norte e do centro do Brasil, este é um alimento muito importante.
E em todo o Brasil (e não só!), quem não gosta da Mandioca?

Peixe sendo vendido na 2 de Julho

Banca de pimentas e verduras

Banca de ervas

Largo 2 de Julho

Depois desta visita, todos nós merecemos uma bela receita com mandioca, e por que não um belo e gostoso escondidinho de carne seca.

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA
INGREDIENTES
- 2 kg de mandioca descascada
- água suficiente para cozinhar a mandioca
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 colheres (sopa) de leite em pó
- sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga


- 150 ml de manteiga de garrafa
- 1 cebola cortada em tirinhas
- 400 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- 1/2 pimentão verde cortado em tirinhas
- 1/2 pimentão vermelho cortado em tirinhas
- 1/2 pimentão amarelo cortado em tirinhas
- salsinha, cebolinha e coentro picados a gosto


- rodelas de cebola e dos pimentões a gosto
- 50 ml de azeite para untar o refratário
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 300 g de queijo mussarela ralado

MODO DE PREPARO
1º - Numa panela em fogo médio, coloque mandioca descascada e cubra com água suficiente para cozinhar a mandioca. Deixe a mandioca cozinhando por 20 minutos, até ficar macia. Retire-a da panela e com o auxílio de um garfo, amasse bem com manteiga.Reserve a mandioca e 500 ml do caldo de cozimento.
(OBS: vá retirando os fiapos da mandioca).
2º - À parte, dissolva leite em pó em água de cozimento da mandioca. Depois, incorpore na mandioca amassada e misture bem até virar um purê. Acerte o sal.
3º - Numa panela em fogo médio, derreta manteiga e coloque o purê de mandioca. Misture até ficar bem aquecido. Reserve.
4º - Numa panela em fogo médio, coloque manteiga de garrafa e doure a cebola cortada em tirinhas.
Junte carne seca dessalgada, cozida e desfiada e refogue bem.Adicione as tiras de pimentão verde, pimentão vermelho e pimentão amarelo. Desligue o fogo e junte salsinha, cebolinha e coentro picados a gosto. Tampe a panela e reserve.
5º - Num refratário retangular (34 cm X 27 cm X 8 cm de altura),forre o fundo com algumas rodelas de cebola, rodelas dos pimentões e regue com azeite. Depois, faça uma camada com metade da mandioca amassada, uma camada com a carne seca refogada e outra camada da mandioca amassada. Polvilhe queijo parmesão ralado e queijo mussarela ralado.
6º - Leve ao forno pré-aquecido para gratinar por 20 minutos a 180 ºC.

 
Powered by Blogger