terça-feira, 26 de outubro de 2010

SURURU DO FORTE DA VILLA COM PIMENTA RECHEADA

Se tem um paraíso na terra, este Paraíso se chama Praia do Forte Litoral Norte de Salvador.
Sou muito bem recebido toda vez que vou a este Paraiso, por isso, resolvi demonstrar aqui meus agradecimentos pelos bons momentos vividos neste lugar fantástico.

Na Bahia, o turismo tem valor estratégico de desenvolvimento econômico e social, que vem contribuindo para o bem estar das comunidades. Os investimentos privados, com a implantação de equipamentos hoteleiros de alta qualificação estão cada vez mais visíveis neste estado.



Por ser um destino turístico muito procurado pelos turistas nacionais e internacionais, Praia do Forte possui uma excelente infra-estrutura. Vários resorts se instalaram na região, os hotéis e pousadas são de alta categoria, além disso, possui um Albergue da Juventude, que é uma excelente opção para os mochileiros.


Também conta com excelentes restaurantes, que se destacam por sua comida típica baiana e internacional como italiana, francesa, espanhola, japonesa e argentina, entre outras.
Os turistas se surpreendem com as variedades e qualidade dos restaurantes. Eles agradam não só aos brasileiros, como também aos estrangeiros que querem experimentar os sabores da cozinha local.



Mas, a antiga vila dos pescadores também se torna um forte apelo aos baianos de Salvador e região e também aos turistas locais e internacionais, pelo oferecimento das diferentes cozinhas, tais como: italiana, francesa, espanhola, japonesa e argentina, entre outras.


Os restaurantes da Praia do Forte oferecem deliciosos pratos típicos baianos e se destacam por sua variedade. Com uma mistura de ambiente rústico, moderno e aconchegante, eles agradam a todos que buscam através da gastronomia, um momento especial de lazer.

Praia do Forte tem muito sol o ano inteiro, praias maravilhosas com piscinas naturais, florestas, lagoas, dunas e um imenso coqueiral. Para desfrutar dos diversos passeios e atrativos turísticos, você deve permanecer na Praia do Forte no mínimo cinco dias.



Entre as atividades culturais e folclóricas da Praia do Forte está á animada roda de capoeira. Os nativos dão um verdadeiro show de artes marciais, chamando a atenção de todos que por eles passam e também, como partes das manifestações folclóricas da Bahia estão o samba-de-roda e maculelê.



Mas, ainda mais peculiar, as Caretas de Praia do Forte, agitam os meses de fevereiro a abril e mostram realmente o que é uma manifestação cultural. A lenda diz que é uma herança do período da escravidão, onde os homens, tanto adultos quanto crianças, vestem o corpo de folhagens, usam máscaras com caras de animais e sinos nos pés.

Os caretas acompanham o bloco das “Tabaroas”, as mulheres se vestem de trajes caipiras e extravagantes e abusam na maquiagem. Tudo isso para evidenciar os trajes inadequados e destoados e contribuir ainda mais, para o ar folclórico de Praia do Forte.

História da antiga vila dos pescadores de Praia do Forte

É possível que a formação da vila tenha começado em torno do Forte, que foi construído para proteger o porto. Com a função de armazenar mercadorias que chegavam pelo mar e que seriam enviadas para Salvador, esse Forte não era avistado pela Casa da Torre de Garcia D´Ávila.

Muitas famílias começaram a chegar à região, com a chegada de mudas de coco, cabendo aos homens o plantio e á colheita. Muitos desses homens tornaram-se marinheiros, atravessando pessoas e mercadorias no rio Pojuca e outros, tornaram-se pescadores.

Esses, por sua vez, começaram a construir habitações primitivas próximas ao Forte, dando origem á vila. As suas características iniciais eram completamente diferentes da realidade de hoje, embora existam algumas construções que foram modernizadas ao longo do tempo, com estrutura de tijolos e telhas cerâmicas.

Projeto Tamar
A Praia do Forte abriga a sede nacional do Projeto Tamar-Ibama e representa o maior sítio reprodutivo de tartaruga cabeçuda no país. Existem sete tipos de tartarugas marinhas no mundo, sendo que quatro delas põem os seus ovos nas Praias do Papa Gente, há milhares de anos.






Esta é minha homenagem a uma cidade que sempre me recebe com muito carinho, toda vez que vou lá . A receita foi criada hoje por mim, só acrescentei a pimenta recheada com outro recheio que fizemos no programa.


                                 




Sururu do Forte  da Villa com Pimenta Recheada

Ingredientes
Para pimenta recheada

-4 pimentas dedo-de-moça grandes com cabinho

-150 g de queijo de coalho ralado

-1 colher (sopa) de mel


-150 g de farinha de trigo
-50 ml aproximadamente de cerveja bem gelada
-Sal a gosto

-Coco ralado seco para empanar

-Óleo o suficiente para fritar

Para a redução de dendê e coco
-200 ml de leite coco
-50 ml de mel

-2 colheres (sopa) de azeite de dendê

Para o sururu

-2 colheres (sopa) de azeite

-½ cebola picada

-½ dente de alho picado

-2 xícaras (chá) de arroz arbório

-1 xícara (chá) de feijão verde

-½ xícara (chá) de grappa

-3 xícaras (chá) de caldo de peixe

-250 g de sururu limpo

-1 tomate sem semente cortado em cubos

-¼ de pimentão amarelo cortado em cubos

-1 xícara (chá) de leite de coco

-2 colheres (sopa) de azeite de dendê

-Sal e coentro picado a gosto

Modo de Preparo
Para a Pimenta

1º - Numa panela com bastante água ferva a pimenta com cabinho, repita o processo por mais 3 vezes trocando sempre a água. Escorra e deixe esfriar. Com uma pequena faca, faça um risco no sentido de comprimento da pimenta , e retire com cuidado as sementes para não abrir de mais as pimentas, lave bem e deixe secando.

2º - Numa tigela misture o queijo de coalho ralado com o mel e recheie as pimentas , leve para o frezzer para gelar por 20 minutos.

3º - Em outra tigela misture a farinha de trigo com a cerveja até obter uma massa não tão mole e nem tão dura, tempere com sal a gosto. Passe as pimentas nesta massa e depois empane no coco ralado seco. Frite em óleo quente ( não muito quente ) para dourar e derreter o queijo.

Para a redução de dendê e coco
4º - Numa frigideira coloque todos ingredientes, mexa bem e leve ao fogo médio até atingir ponto de napê.

Para o sururu

5º - Numa frigideira ou caçarola , refogue em fogo médio no azeite a cebola e o alho , acrescente o arroz arbóreo e o feijão verde e refogue por mais 3 minutos. Regue com a grappa e deixe evaporar todo seu álcool. Mexendo sempre vá acrescentando aos poucos o caldo de peixe e cozinhe por aproximadamente 15 minutos.

6º - Junte o sururu limpo, o pimentão amarelo e o tomate cortado em cubos, mexa bem e acrescente o azeite de dendê e o leite coco , mexa bem para dar cremosidade cozinhando por mais 5 minutos. Corrija o sal e polvilhe coentro picado a gosto.

7º - Sirva o risoto acompanhado da pimenta recheada e couve crispe , regue com redução de dendê e coco.

 
Powered by Blogger