quinta-feira, 3 de março de 2011

ALERTA PARA O CARNAVAL

Não tenho a intenção de ser o dono da verdade e nem tão pouco dizer o que você tem que fazer. Não quero acabar com o seu carnaval e nem tão pouco ser o moralista da história.Eu também gosto das minhas cervejinhas.

Mas já que a intenção do blog é PASSAR CONHECIMENTO, fui atrás de algumas informações para alertá-lo para que neste período de carnaval você toda hora que colocar o álcool na boca lembrar do que vou dizer aqui.

Você sabe que o álcool contido nas bebidas é cientificamente conhecido como etanol, e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais como a cana-de-açúcar, frutas e grãos.

O etanol é um líquido incolor. As cores das bebidas alcoólicas são obtidas de outros componentes como o malte ou através da adição de diluentes, corantes e outros produtos.

Embora seja uma droga, freqüentemente o álcool não é considerado como tal, principalmente pela sua grande aceitação social e mesmo religiosa. Nos dias de hoje, é prática em muitas famílias a "iniciação" das crianças no consumo do álcool.

A permissividade ao álcool leva à falsa crença de inocência do uso do álcool, mas o consumo excessivo tem se tornado um dos principais problemas das sociedades modernas. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon. A concentração do álcool que chega ao sangue depende de fatores como: quantidade de álcool consumida em um determinado tempo, massa corporal, e metabolismo de quem bebe, quantidade de comida no estômago.

Quando o álcool já está no sangue, não há comida ou bebida que interfira em seus efeitos.

Num adulto, a taxa de metabolismo do álcool é de aproximadamente 8,5g de álcool por hora, mas essa taxa varia consideravelmente entre indivíduo.


Vire o monitor para ver,
agora se virou é porque você está pra lá de bagdá
 Os efeitos do álcool dependem de fatores como:
- A quantidade de álcool ingerido em determinado período,
- Uso anterior de álcool 
- Concentração de álcool no sangue.

O uso do álcool causa desde uma sensação de calor até o coma e a morte dependendo da concentração que o álcool atinge no sangue.

Um curto período (8 a 12 horas) após a ingestão de grande quantidade de álcool pode ocorrer a "ressaca", que se caracteriza por:
- Dor de cabeça
- Náusea,
- Tremores 
- Vômitos

Isso ocorre tanto devido ao efeito direto do álcool ou outros componentes da bebida. Ou pode ser resultado de uma reação de adaptação do organismo aos efeitos do álcool.  

A combinação do álcool com outras drogas (cocaína, tranqüilizantes, barbituratos, antihistamínicos) pode levar ao aumento do efeito, e até mesmo à morte.   O efeitos do uso prolongado do álcool são diversos. Dentre os problemas causados diretamente pelo álcool pode-se destacar doenças do fígado, coração e do sistema digestivo.


E aí vai querer ficar assim???
 Secundariamente ao uso crônico abusivo do álcool, observa-se:
- perda de apetite
- deficiências vitamínicas
- impotência sexual
- irregularidades do ciclo menstrual

O uso regular do álcool torna a pessoa tolerante a muitos dos seus efeitos, sendo necessário maior consumo para o indivíduo apresentar os mesmos efeitos iniciais. A dependência física ocorre em consumidores de grandes doses de álcool.

Como já estão adaptados à presença do álcool, esses indivíduos podem sofrer sintomas de abstinência quando param de beber.

Os sintomas de abstinência são:
- Nervosismo ou Irritação
- Sonolência 
- Sudorese
- Diminuição do apetite
- Tremores
- Convulsões
- Alucinações

Pode-se desenvolver a dependência psicológica com um uso regular do álcool, mesmo que em pequenas quantidades. Nesse tipo de dependência há um desejo persistente de consumir álcool e sua falta pode desencadear quadros ansiosos ou mesmo de pânico.

Você não quer isso pra sua vida não é mesmo, então neste carnaval  se for beber, BEBA COM MODERAÇÃO, e se for dirigir que se mate sozinho.

Taí meu recado, afinal de contas Gastronomia é cuidar da do corpo e da alma.

Bom carnaval, ah!!!! se não quiser novidades daqui há noves meses use CAMISINHA...Agora me dê licença que eu vou pular o meu carnaval..........

-Ei tu que beber
Quero sim!
-Gostei de Ver...
-Ei tu que fumar?
fuma aí
-Vamos sair?
Vou, sim, quero sim, posso sim, minha mulher não manda em mim
To afim, vou sair.....





 
Powered by Blogger