terça-feira, 12 de julho de 2011

ESTRELA DO DIA - O POLVILHO E O BISCOITO


Para chegarmos ao Biscoito de Polvilho primeiro vamos descobrir a diferença de Polvilho doce para o Polvilho azedo, mas para saber a diferença de ambos precisamos primeiro saber o processo de como se é obtido o Polvilho, só assim chegamos no biscoito de polvilho
O Povilho  é extraído durante a produção de farinha de mandioca, uma vez a massa ralada, adiciona-se uma boa quantidade de água para permitir a separação do polvilho (amido).
A água contendo a massa de mandioca é colocada dentro de um saco de algodão (quanto mais fino, mas puro será o polvilho) e o saco é dobrado. Esse saco é então espremido sobre uma vasilha, funcionando como um coador, separando a massa mais grossa que será utilizada no feitio de farinha da água com o polvilho.

O processo pode ser repetido com a mesma massa retirando cada vez mais polvilho, em contrapartida, a farinha vai ficando cada vez mais seca e de menor qualidade.

A água com polvilho então é mexida, pois o polvilho decanta rapidamente, para que qualquer impureza presente da água suba e o polvilho decante novamente no fundo. A água então é deixada descansando por várias horas. Em seguida é retirada a água e a camada de polvilho fica presa no fundo do recipiente.

A diferença do Polvilho doce para o azedo é que ambos são obtidos da mesma forma , porém o polvilho azedo sofre uma fermentação após a etapa de decantação da fécula e antes da secagem, que é obrigatoriamente feita por método solar. O polvilho azedo é um amido modificado.
Uma vez que descobrimos como se obtém o polvilho e qual a diferença do doce para o azedo, chegamos finalmente ao biscoito, mas o que seria o biscoito? E qual o polvilho que é usado para fazer o famoso biscoito de polvilho?




Para conhecimento o Biscoito é o produto obtido pela mistura, amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas e outras substâncias alimentícias. "Biscoito", foi o termo usado para descrever o pão cozido por duas vezes, com a finalidade de conservá-lo por mais tempo sem estragar. A origem está em duas palavras francesas: "Bis" e "Coctus" , significando "cozido duas vezes".
  
Agora o polvilho para se preparar o Biscoito de Polvilho é o Azedo, e quando falamos de biscoito de polvilho, lembramos sempre do estado de Minas Gerais, por que será?

Saiba você que as negras cozinheiras das fazendas mineiras preparavam biscoitos de polvilho para os seus senhores já  no século XVIII. Eram servidos na quitanda. Para os mineiros, quitanda é tudo que é servido com café e preparado com farinha, leite e ovo. Os biscoitos de polvilho também são chamados de biscoito voador e biscoito de vento.

A receita do meu biscoito de polvilho será postada na sexta feira e com mais uma receita surpresa, acompanhe aqui pelo NOSSA PANELA BRASIL. 

 
Powered by Blogger