quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O QUE QUE A BAIANA TEM

Esta imagem fala por si só, este é o meu estado de espírito e quero continuar assim por um  bom tempo.



Este final de semana fui a Salvador, o motivo desta viagem puramente gastronômica 
foi para visitar uma grande amiga e uma grande chefe, que reinaugurou seu restaurante em um outro ponto da Praia do Forte (e que lugar é este, o paraiso é lá).






Baiana, nascida no sertão, é bacharel em Ciências da Computação e Engenheira de Qualidade, após trabalhar 20 anos com telecomunicações, trocou a área de tecnologia pelas panelas, sua paixão desde a infância.

Autodidata, complementou sua formação na área de gastronomia na Escola das Artes Culinárias Laurente – São Paulo e diversos cursos no Atelier Gourmand. Desenvolve uma cozinha personalizada, privilegiando os ingredientes regionais e da estação, tendo como referencial os sabores e saberes da Bahia.
Tem mestrado em marketing e gestão pela Universidade Moderna de Lisboa e MBA em Gestão de
Bares e Restaurantes pela FTE – Salvador – BA.

Reestruturou o restaurante e o cerimonial do Yacht Clube da Bahia, o mais antigo restaurante
de Salvador, repaginando todas as áreas do mesmo: cardápio, estrutura de  cozinha e salão e área comercial. Implantou e operou o Café Bistrô, que funciona dentro do antiquário Nino Nogueira Décor, point de charme em Salvador.
Idealizadora, produz o Tempero no Forte, Festival Internacional de Cultura e Gastronomia da Praia do Forte que já aconteceu em 2006 e 2007, 2008, 2009 e o próximo acontecerá em novembro deste ano, é um evento do calendário no Litoral Norte.

Atualmente comanda a Tereza Paim Gastronomia, empresa de Catering desenvolvendo e operando grandes eventos no Brasil.


Terreiro Bahia este é o nome do seu conceituado restaurante. Não é a   primeira vez que vou a este mágico local, onde está abrigada a sede do projeto Tamar e o castelo de Garcia D'Avila, que é simplesmente lindo!

Sua cozinha regional brasileira tem um ambiente aconchegante lembrando os velhos quintais de casa.
A chefe privilegia os sabores e saberes da cozinha regional, pois visa os insumos brasileiros e os produtos cultivados na região.



É claro que eu me esbaldei e comi de tudo um pouco, e um pouco mais ainda, só de falar me dá água na boca, bobó de camarão, moqueca, escondidinho de carne do sol, pudim de siri mole ao molho lambão, filé de carne do sol com abóbora e macaxeira palha e pasmem sua maniçoba é o que há...... o que é aquilo.... é dos deuses....



 Antes dei uma passadinha por Salvador, para comer o Acarajé da Cira e passear pelo mercado de peixe que também foi reinaugurado.




Tereza é uma mulher de fibra, corajosa e com uma família linda de dar inveja branca. Não tem uma vez que vá pra lá e não sinta vontade de ficar de uma vez, porque com a acolhida carinhosa sempre me sinto realmente em casa, tamanho é o carinho e atenção que a mim são dispensados por todas essas pessoas maravilhosas.






Tenho orgulho de hoje poder fazer parte do rol de suas amizades e de sempre poder voltar.




                             OBRIGADO MEU DEUS!







RECEITA DE TEREZA PAIM


PEIXE BAIANO COM ARROZ E FAROFA DE BANANA


Ingredientes
Molho Baiano
100 ml de leite de coco
1 colher (sopa) de dendê
1 cebola pequena picada
1 tomate médio picado
2 rodelas de pimentão
coentro e cebolinha picada a gosto
1 colher (chá) de castanha moída
1 colher (chá) de amendoim moido
2 camarões secos defumados sem cabeça inteiro
Modo de preparo
Numa panela coloque todos os ingredientes até amolecerem, depois bate tudo no liquidificador e passe numa peneira de malha fina.
Para o peixe
1 filé de peixe com 200 g
sal e pimenta do reino branca moída na hora a gosto
1 colher (sopa) de cachaça
Modo de preparo
Numa frigideira, que possa ir ao forno, sele o peixe temperado com sal, pimenta do reino e cachaça, leve ao forno para terminar seu cozimento
Para o Arroz
Cozinhe o arroz branco conforme a proporção de 2 por 1 com alho e cebola e finalize com um fio de leite de coco

Para a farofa de banana, frite a banana cortada em rodelas em manteiga e um fio de dendê, em água morna misture a banana, cheiro verde e cebola picada. adicione a farinha até formar uma farofa de bolo.

MONTAGEM:
Monte em cubuca o arroz e desenforme no prato, mante em cubuca ou aro a farofa e coloque o peixe com o molho baiano e enfeite com uma pimenta dedo-de-moça aberta em flor.




 
Powered by Blogger